BLOG / Vídeos

DW! 2024: confira datas e novidades da 13ª Semana de Design de São Paulo

Depois de mais de 228 eventos, 124 expositores, 7 distritos presenciais e 1 digital em 2023, o que a DW! Semana de Design de São Paulo reserva para 2024? Já estamos acelerando o planejamento para este, que é o maior festival urbano de design da América Latina e um dos mais importantes do mundo. A DW! 2024 será realizada de 14 a 24 de março de 2024 em São Paulo, e vai trazer novidades.

➡️ Clique aqui e participe da lista de transmissão no Whatsapp da DW! 
➡️ Programação antecipada! Receba o aviso de “programação no ar” e os primeiros eventos confirmados.

O mês de março concentra alguns dos mais importantes eventos e feiras do segmento de design e arqdecor. A ideia, portanto, é promover uma temporada de lançamentos das marcas durante a DW!, apostando na integração do calendário do setor. Isso torna possíveis ativações mais consistentes junto ao público e estruturam ainda mais o mercado. Marcas interessadas em expor na DW! podem clicar aqui para mais informações.

DW! é um festival urbano que, há mais de uma década, tem como objetivo promover a cultura do design e suas conexões. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa: tudo isso tem vez e voz durante o evento.

Alguns dos melhores momentos da DW! 2023 | Fotos: Divulgação
Alguns dos melhores momentos da DW! 2023 | Fotos: Divulgação
O que a DW! 2024 traz de novo

Em sua 13ª edição, o festival conta com 11 dias de duração, com dois finais de semana completos que propõem novas possibilidades de programação, para todos os públicos aproveitarem a agenda intensa de cada um dos distritos, que serão em breve divulgados, assim como as marcas que participam oficialmente.

Outra novidade é que a DW! SP 2024 traz uma identidade visual que funciona como fio condutor que inspira e gera novos diálogos nesta próxima edição. Assinada pela arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Claudia Levy Figliolino, a arte é inspirada nos rios que fundaram a cidade e foram decisivos para sua expansão. Cada um dos 7 Distritos de design presencial ganhará um ícone que simboliza o rio, córrego ou riacho que atravessa a região. E, claro, o Distrito Digital permanece, com ações multimídia, fechando um total de 8 Distritos em 2024.

“Mais que um tema, pensar sobre essas águas invisíveis e essenciais em São Paulo tem uma abordagem educativa e construtiva que se conecta ao universo de temas do festival, como design, urbanismo, arquitetura, arte, economia criativa, inovação e tecnologia. Nesta edição, a DW! convida a encontrar outros olhares sobre a cidade, seus espaços, suas histórias e recursos naturais, propondo uma reflexão sobre futuro”, explica Lauro Andrade, idealizador e CEO da DW! Semana de Design de São Paulo.

Foram mais de 20 mil mapas impressos distribuídos na DW! 2023, com as informações completas sobre o festival | Foto: Divulgação
Foram mais de 20 mil mapas impressos distribuídos na DW! 2023, com as informações completas sobre o festival | Foto: Divulgação
Nossa dica para visitantes

Prepare-se para descobrir novos espaços ocupados com muita criatividade, diversidade, boas energias e o melhor do design por toda a cidade de São Paulo, em uma agenda repleta de talks, exposições, intervenções artísticas, ocupações culturais, palestras, mostras, feiras, tours, festas, lançamentos, experiências imersivas, instalações site specific, workshops e muito mais! É o melhor momento de fazer networking, encontrar os criativos, conhecer as lojas, andar a pé pelos circuitos, ir às exposições, se inspirar, se surpreender e (re)descobrir São Paulo em lugares incríveis, com uma atmosfera ainda mais vibrante e plural.

A informação mais importante é que a DW! Semana de Design de São Paulo é um festival voltado para todos – desde pessoas apaixonadas por design até estudantes e profissionais de arquitetura, decoração, design de interiores, engenheiros, construtores, empresários, curadores, criativos e artistas das mais diversas vertentes. A grande maioria dos eventos tem acesso livre e gratuito, por isso a DW! não realiza um credenciamento único.

Confira então algumas dicas para aproveitar ao máximo:

  • Para quem vem de outras cidades, procure reservar passagens e hospedagem pelo menos 40 dias antes da viagem. A cidade costuma ficar lotada no período, com outros eventos acontecendo. Então vale a pena se antecipar. Aqui reunimos dicas de como chegar por terra e ar a São Paulo para aproveitar o festival, comprar passagens e economizar.
  • Confira a previsão do tempo dias antes de embarcar e leia essas dicas de como preparar sua mala para viajar a São Paulo no mês de março, com sugestões do time DW! para looks confortáveis em todas as ocasiões.
  • Recomendamos que você fique o máximo de dias (de preferência, todos!) para ver as principais atrações. Muitas delas ficam em exibição somente durante o período do festival, e nunca existe uma edição de DW! igual a outra!
  • Para quem está em São Paulo ou vem de outras cidades, procure deixar livres os dias e noites para participar dos eventos e percorrer os distritos – quem sabe um por dia?
  • Entre um evento e outro, vale aproveitar a gastronomia de São Paulo! Listamos alguns restaurantes e cafés que unem design, arquitetura e sabores excelentes.
  • Os eventos da DW! são de vários tipos, podendo ser gratuitos ou pagos, abertos ou segmentados para alguns públicos (como consumidores finais ou profissionais do setor). As marcas começam a incluir os eventos aqui no site no mês de fevereiro, com descrições detalhadas sobre cada ação. Procure sempre se atentar às informações de inscrições, locais e horários para criar sua agenda e curtir ao máximo.

Ficou com alguma dúvida sobre a DW! SP 2024?
Consulte aqui as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o festival.

A DW! 2023 reapresentou alguns espaços na cidade de São Paulo, como o Edifício Virgínia, no Centro, com intervenções artísticas | Foto: Divulgação
A DW! 2023 reapresentou alguns espaços na cidade de São Paulo, como o Edifício Virgínia, no Centro, com intervenções artísticas | Foto: Divulgação
DW! Pelo Brasil passou por 5 regiões no segundo semestre de 2023

Você sabia que, além da DW! Semana de Design de São Paulo, a gente realiza ações nos 365 dias do ano? Isso mesmo: nossos conteúdos acompanham o calendário anual do setor no Brasil e pelo mundo, levando inspiração e informação relevante sobre tudo o que acontece no universo do design para nossa comunidade.

Enquanto a DW! SP 2024 não começa, fazemos uma breve retrospectiva dos eventos DW! Pelo Brasil. Entre os dias 5 e 16 de julho de 2023, tivemos o preview da DW! Semana de Design de Pernambuco, com duas ativações muito especiais: o estande institucional Circuito Fenearte + DW! Semana de Design de Pernambuco de 80 metros quadrados, em uma das maiores vitrines de artesanato, inovação, criatividade e cultura popular do estado; e a exposição Plural: Mãos e Almas – O encontro do artesanato, da arte, do design e da indústria brasileira em Pernambuco, realizada no histórico Edifício Pernambuco. no Centro do Recife, com curadoria de Túlio Augusto.

Em agosto, foi a vez do primeiro DW! Tour Balneário Camboriú, de 22 a 25, realizado no Casahall Design District. O espaço é um mall a céu aberto com 15 mil metros quadrados em uma região privilegiada da cidade, sendo uma das grandes referências em design, que extrapola as fronteiras da região para influenciar outras cidades e estados. E a boa notícia é que o evento já está confirmado para 2024! Um dos grandes destaques desta primeira edição foram os DW! Talks com 4 grandes temas estratégicos: veículos elétricos, hotelaria de luxo, arquitetura monumental e design de interiores náutico e aeronáutico.

A programação seguiu pelo mês de setembro: foi a vez do DW! Tour Goiás, entre os dias 26 e 30, com programações em diferentes endereços nas cidades de Goiânia, Anápolis e Jataí. Entre as atividades realizadas estavam lançamentos, workshops, exposições, instalações, bate-papos com grandes nomes, coffee breaks, happy hours, festas e várias outras experiências nas 18 lojas participantes. Design em Conexão: inclusivo, exclusivo e ancestral foi o tema dos DW! Talks que movimentaram a cena local e nacional com discussões diversas, inspiradoras e significativas para uma mais de uma centena de profissionais presentes. No palco, Arthur Guimarães, Ester Carro e Sérgio J. Matos dividiram seus conhecimentos com o público presente.

Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul sediaram o DW! Tour Grande ABC entre os dias 23 a 27 de outubro. A agenda de ativações contou com 14 lojas participantes com uma programação variada de lançamentos, bate-papos, workshops e muitos encontros relevantes entre profissionais, marcas, criadores e, claro, um público apaixonado por design. Uma das atrações foi o DW! Talks, que reuniu um time incrível de designers, arquitetos, formadores de opinião e criadores de conteúdo nas palestras de Waldir Júnior e Lilian Santos.

E o ano de 2023 seguiu com uma novidade incrível: o primeiro evento da DW! na região Norte do Brasil, com o DW! Talks Manaus. A edição especial, em parceria com o Club&Casa Design – que também apresentou as edições do ABC e Goiás – apresentou uma palestra com um dos designers mais influentes do Brasil e do mundo, Hans Donner, que nos concedeu uma entrevista exclusiva que você confere aqui.

Quer saber das notícias em primeira mão? Assine nossa newsletter no botão abaixo, veja também como sua marca pode expor e siga a gente para mais novidades no Instagram, em @dwsemanadedesign.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.