BLOG / Vídeos

DW! Tour Goiás tem data marcada e 18 marcas confirmadas

Pelo segundo ano consecutivo, o DW! Tour Goiás leva uma programação que reflete o cenário atrativo do estado e movimenta a economia criativa com marcas, profissionais e conversas em torno de temas ligados a arquitetura, design e decoração.

Save the date: o DW! Tour Goiás é realizado entre os dias 26 e 30 de setembro de 2023, com programações em diferentes endereços nas cidades de Goiânia, Anápolis e Jataí. Entre as atividades previstas estão lançamentos, workshops, exposições, instalações, bate-papos com grandes nomes, coffee breaks, happy hours, festas e várias outras experiências nas lojas participantes.

Design em Conexão no DW! Talks

Outro destaque é a agenda robusta de palestras com grandes nomes da área, nos DW! Talks, no dia 26 de setembro, realizados no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia. As conversas exploram assuntos relevantes local e globalmente.

DW: Talks Goiás: Inscrições abertas aqui

Com o tema Design em Conexão: Inclusivo, Exclusivo e Ancestral, três grandes nomes propõem cases e uma pluralidade de visões que dão o tom da edição. Os assuntos, desde arquitetura social até design de luxo em aeronaves, instigam debates interessantes que abrem caminhos e possibilidades para o futuro da área. Confira a programação:

13h – Credenciamento / Retirada de Pulseiras
14h – Abertura do evento e início das palestras
17h – Encerramento

Será uma oportunidade de pensar fora da caixa, ampliar o repertório e conhecer mais sobre assuntos que revelam diversos ângulos do presente – e, ao mesmo tempo, apontam para o futuro.

Arthur Guimarães, Ester Carro e Sérgio J Matos estão entre os primeiros nomes confirmados para o DW! Talks em Goiás, que acontece em 26 de setembro | Fotos: Divulgação/ Montagem
Arthur Guimarães, Ester Carro e Sérgio J Matos estão entre os primeiros nomes confirmados para o DW! Talks em Goiás, que acontece em 26 de setembro | Fotos: Divulgação/ Montagem

Os palestrantes confirmados são:

  • Arthur Guimarães é arquiteto, urbanista e sobretudo um visionário no campo da inovação, sustentabilidade e tecnologia. Ele ganhou reconhecimento internacional especialmente por projetos de aeronaves de luxo excepcionais, iates, propriedades comerciais e residências para clientes de altíssimo patrimônio.
  • Ester Carro é arquiteta, ativista urbana e a pessoa visionária por trás do Instituto Fazendinhando, movimento que transformou o Jardim Colombo e realiza mutirões de habitação em periferias de São Paulo. A profissional é referência em arquitetura social e foi, inclusive, destaque na Casa Vogue internacional.
  • Sérgio J. Matos é um premiado designer mato-grossense que desenvolve produtos de mobiliário e decoração em seu estúdio, aberto em 2010, que colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro. Cada peça estabelece diálogos entre regionalidade, identidade, temporalidades e técnicas.

 

Em 2023, Goiás é a quarta parada do roteiro de eventos DW! Pelo Brasil, passando em março por São Paulo, em julho por Pernambuco e Balneário Camboriú no mês de agosto. Em seguida, é a vez do ABC Paulista sediar o DW! Tour, no final de outubro.

Line-up de marcas confirmadas

Participam 18 marcas de diversos segmentos, de mobiliário high end a revestimentos e iluminação, entre outras expertises, que já confirmaram presença com ativações e lançamentos. Confira o line-up:

  • Ornare
  • Casa de Arruda
  • Silvia Heringer
  • Paole
  • Franccino
  • Ovoo
  • Natuzzi
  • Todeschini Goiânia
  • Legado Galeria
  • Mundial Mix | Acabamentos
  • Habitat Móveis e Planejados
  • EstiloHome
  • Domo Móveis & Decoração
  • Mezcla Acabamentos
  • Rosalina Mobiliário Contemporâneo
  • Argus Impermeabilização
  • Lusma | Iluminação
  • Ecodecor Goiânia Tintas e Revestimentos

 

Desenvolvimento e geração de negócios

O ciclo virtuoso que impulsiona os diversos negócios do segmento arqdecor em Goiás vem em grande parte da economia aquecida do estado, atualmente o terceiro maior produtor de grãos do Brasil. Para se ter uma ideia, a estimativa de colheita é de mais de 31 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, volume recorde de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A economia em torno do cultivo de milho e soja repercute amplamente em uma rede de serviços e bens de consumo, que precisa produzir com cada vez mais qualidade para atender a um mercado consumidor crescente – e exigente. O design de interiores, de produtos e de experiências, somado ao desenvolvimento de grandes projetos de arquitetura e decoração, contextualiza a presença e a chegada de um grande número de marcas, profissionais e negócios que elevam ainda mais esse mercado e retroalimentam esse ciclo.

É neste cenário que o DW! Tour e o DW! Talks se posicionam, criando oportunidades que começam em uma semana repleta de atividades e seguem com um efeito duradouro, gerando novas conexões mesmo depois dos eventos.

Em 2022, DW! Tour e DW! Talks ocuparam espaços icônicos como o Centro Cultural Oscar Niemeyer e diversas lojas, com eventos de lançamentos, workshops e outras atividades | Fotos: Divulgação/Montagem
Em 2022, DW! Tour e DW! Talks ocuparam espaços icônicos como o Centro Cultural Oscar Niemeyer e diversas lojas, com eventos de lançamentos, workshops e outras atividades | Fotos: Divulgação/Montagem

Capital brasileira do Art Déco

Goiânia reúne o maior acervo em Art Déco de todo o Brasil, com uma relevância histórica tão grande quanto Miami, nos Estados Unidos, que tem de fato a maior concentração de edifícios do mundo neste estilo. Mas a capital goiana está à frente, uma vez que suas construções foram realizadas no período em que o Art Déco francês se desenvolveu, especialmente nas décadas de 1930 e 1940.

O Art Déco surge na França em meados dos anos 1910, mas alcançou seu ápice nas décadas seguintes, consagrado depois da Exposição Internacional de Artes Decorativas de 1925. Sua estética pura e luxuosa traz ecos do Cubismo e de outras vanguardas como o Futurismo, no emprego de formas geométricas e linhas retas estilizadas, entre outros elementos que conferem elegância e sofisticação.

O arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima foi convidado na década de 1930 para elaborar o projeto da nova capital de Goiás e carregou as influências do Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris (Sorbonne), onde se graduou. Em Goiânia, implementou algumas das novas tecnologias da época, como o concreto armado – ainda que contasse com recursos mais simples -, e incorporou o Art Déco como símbolo de modernidade. Ficava para trás o estilo colonial, substituído por uma nova linguagem que expressava o sentimento de avanço e conexão com o que acontecia pelo mundo.

Estação Ferroviária de Goiânia | Foto: Divulgação
Estação Ferroviária de Goiânia, inaugurada em 1950 e ativa até os anos 1980, é um dos marcos do estilo Art Déco por suas linhas retilíneas e também pelo método construtivo | Foto: Divulgação

Os primeiros prédios da cidade foram erguidos entre 1940 e 1950, localizados na região central, e muitos foram tombados: Palácio das Esmeraldas, Tribunal Regional Eleitoral, Obeliscos e Fontes Luminosas (todos na Praça Cívica); Museu Goiano Pedro Ludovico Teixeira; Museu Goiano Zoroastro Artiaga; a Torre do Relógio na Avenida Goiás; Estação Ferroviária (foto acima); o Trampolim e a Mureta do Lago das Rosas; Liceu de Goiânia, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia, entre outros.

Como você viu, não faltam motivos para o DW! Tour incluir Goiás neste roteiro de design! Programe-se para participar entre os dias 26 e 30 de setembro.

Acompanhe @dwsemanadedesign e @dwtouroficial no Instagram, assine nossa newsletter e fique por dentro da programação do DW! Tour Goiás, além de outros acontecimentos do universo do design.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.