BLOG / Vídeos

DW! SP 2024: conheça os Distritos de design onde são realizados todos os eventos do festival

Pode não parecer, mas São Paulo é uma cidade feita de cursos d’água. De seus rios, córregos, riachos, apenas alguns fazem parte da paisagem urbana, sendo os mais conhecidos o Tietê e o Pinheiros. Para alimentá-los, porém, há uma ativa rede hídrica que fica canalizada sob ou ao lado de grandes avenidas, como a Sumaré e a do Estado, e corta bairros e regiões inteiras. Algumas presenças, podem inclusive ser intuídas pelas placas que dão nomes às ruas, a exemplo da Ladeira Porto Geral, que chega à famosa 25 de Março, no Centro.

Ainda que esses marcos fluviais sejam pouco percebidos à primeira vista, eles foram essenciais para o povoamento e desenvolvimento de São Paulo, além de serem um dos pilares da história da metrópole. Este universo que diz muito sobre a cidade e que gera conversas construtivas sobre seu futuro inspirou o tema da comunicação visual institucional da 13ª DW! Semana de Design de São Paulo, assinada por Maria Claudia Levy Figliolino.

As curvas deste mapa hidrográfico complexo de São Paulo se cruzam com as linhas igualmente sinuosas do modernismo, do paisagismo e de outras referências de brasilidade para construir a identidade visual que você vai encontrar no mapa da DW! e em todas as comunicações. Uma novidade é que cada um dos 7 Distritos Presenciais, que concentram as atividades e expositores oficiais do festival, serão identificados por um ícone que traz um pequeno recorte do rio/riacho/córrego que corta ou percorre esse respectivo ponto da cidade. Ainda há 1 Distrito Digital, afinal muitas ativações e lançamentos acontecem no ambiente online multimídia da DW!.

Rios e córregos que cortam ou percorrem as regiões dos Distritos da DW! SP emprestam suas curvas para a arte que indica sua localidade | Arte: Maria Claudia Levy Figliolino/DW!Os Distritos ocupam regiões variadas na cidade de São Paulo. Podem ser um hub que centraliza diversas atividades, como um shopping center, ou mesmo uma rua, um ou mais bairros, entre outros formatos. Desde 2020, foi consolidado, também, o chamado Distrito Digital, com conteúdos online “que abrangem variadas possibilidades de ativação e visibilidade para marcas que não têm uma ação física, mas que querem participar do grande movimento gerado pelo festival”, como explica o coordenador de Marketing da DW!, Mathews Montalvão.

Distritos de Design

Em 2024, a DW! Semana de Design de São Paulo apresenta 7 Distritos presenciais (e 1 Digital) em várias regiões da cidade. Vem com a gente conhecer cada um deles.

Alameda Gabriel
Rio: Córrego Verde II

O CEO e idealizador da DW!, Lauro Andrade, fala ao público durante a DW! SP 2023, na Casa Docol, então QG da DW!, na Alameda Gabriel | Foto: Acervo DW!

A Alameda Gabriel Monteiro da Silva é há décadas ‘o’ endereço mais badalado da cidade – e talvez do país – quando o assunto é o universo arqdecor. Cortando os Jardins, a Alameda concentra mais de uma centena de lojas e flagships – além de cafés e restaurantes – com foco em arquitetura, design e decoração nos mais diversos segmentos. A Gabriel é um dos Distritos da DW! mais movimentados e pulsantes, trazendo um estilo mais sofisticado e conceitual. Repleta de lançamentos, além de vitrines cada vez mais criativas, é o endereço certo para conhecer algumas das ativações mais interessantes do festival, além de palestras, festas e outras ações.

D&D Shopping
Rio: Córrego Água Espraiada

Nos corredores do D&D Shopping, durante a DW! SP 2023, fotografias de designers e arquitetos que retratavam Milão, na Itália | Foto: Acervo DW!

O D&D Shopping é inteiramente dedicado à decoração e ao design, sendo um dos pioneiros ao trazer o conceito de especialização no segmento para o Brasil, em 1995. São mais de 60 lojas, além de espaço gastronômico e de serviços. Nos últimos anos, o D&D recebe a grande festa de abertura da DW! SP e tem consolidado suas mostras – que vão do paisagismo à fotografia, passando pelo design – como uma das atrações do festival. Pela concentração de lojas de grandes marcas e por funcionar de manhã até a noite, é um endereço essencial para quem quer conferir de perto diversos lançamentos, exposições, vitrines surpreendentes e outras ações.

Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul
Rio: Córrego do Sapateiro

Mostra ‘Brasil como Inspiração’, no lançamento do anuário da Kaza, na galeria Idea!Zarvos durante a DW! SP 2023 | Foto: Acervo DW!

Este é um dos Distritos que congrega mais de um bairro com atrações em locais próximos à Alameda Gabriel, então vale se planejar para combinar programações nestes dois distritos em um mesmo dia, para otimizar sua agenda. Localizados na região Sul de São Paulo, são bairros nobres bastante agradáveis para caminhar por horas, tomar um café entre as atrações e esticar a visita até alguns pontos de interesse para quem ama design e arquitetura, como o Parque do Ibirapuera, que concentra uma gama de museus, a exemplo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) ou o Museu Afro Brasil.

Centro, Paulista e Higienópolis
Rio: Córrego do Anhangabaú

Um dos espaços da mostra ‘Quanto Tempo Temos?’ no Edifício Virgínia, centro da capital paulista, com realização da Somauma | Foto: Acervo DW!

Diversidade, cultura e arte traduzem o mood deste Distrito, com atrações para quem adora arte, feiras de criativos e design independente, somado ao movimento de revitalização criativa do Centro de São Paulo.  Nos últimos anos, o centro expandido – em bairros como República, Santa Cecília, Barra Funda e Bela Vista – ganhou ênfase na programação com eventos realizados em edifícios icônicos como a Galeria Metrópole, Edifício Virgínia e Biblioteca Mário de Andrade. Aqui também fica a Avenida Paulista com seus arranha-céus e o bairro de Higienópolis, com construções de arquitetos como Vilanova Artigas, Rino Levi, Franz Heep e Artacho Jurado.

Pinheiros, Vila Madalena e Oeste
Rio: Córrego das Corujas

Performance e exposição no Instituto Tomie Ohtake, durante a DW! SP 2023, instituição de arte fica em Pinheiros | Foto: Acervo DW!

Este Distrito, que reúne bairros da região Oeste da capital paulista, pulsa com sua oferta generosa de bares, restaurantes e cafés, como Pinheiros e Vila Madalena. Em 2023, um dos destaques foi a área do Circuito Baixo Pinheiros, repleta de lojas descoladas, ateliês, galerias de arte e estúdios que abrigam diversas novidades do design independente de mobiliário, objetos, moda e outras áreas. A cena da região ainda inclui espaços importantes, como o Instituto Tomie Ohtake, que vale a visita no final do dia, após as atrações da DW!, além de concentrar pequenas ruas e outras surpresas descobertas durante as caminhadas ou um passeio de bike.

Shopping Cidade Jardim
Rio: Pinheiros

Festa celebra a inauguração do espaço Home & DEsign do Shopping Cidade Jardim, durante a DW! SP 2023 | Foto: Acervo DW!

O shopping Cidade Jardim é um dos mais luxuosos da capital e conta com grifes nacionais e internacionais, bem como boa gastronomia e serviços exclusivos como o ‘private shopper’. Durante a DW! SP 2023, o mall inaugurou seu espaço Home & Design, com mais de 10 mil metros quadrados, três pisos e uma concentração de marcas renomadas de mobiliário, revestimentos, tapeçaria, iluminação e outras lojas que tem o design no DNA como traço em comum. O espaço tem arquitetura assinada por Arthur Casas e luminárias do artista Artur Lescher. Vale passear e conhecer o espaço, que costuma concentrar mostras, palestras e outras ativações.

Shopping Lar Center e Norte
Rio: Tietê

Mostra ‘Design para Ver e Comer’ levou ao Lar Center fotos feitas por Paulo Vitale, durante a DW! SP 2023, além de peças de design que representavam o tema com curadoria dos Decornautas | Foto: Acervo DW!

O Lar Center, inaugurado em 1987 na zona Norte, é o primeiro shopping dedicado a decoração e design de São Paulo. Em seus 45 mil m2, concentra praticamente todos os segmentos ligados ao home design, da obra à decoração, passando por utensílios e uma infinidade de complementos em mais de uma centena de lojas. Em 2023, expandiu sua área gourmet com uma nova alameda gastronômica e restaurantes importantes, o que inspirou o tema da exposição Design para Ver e Comer, na DW! SP 2023. Nesta edição, o shopping promete manter a tradição de sediar grandes mostras de design durante o festival.

A DW! SP 2024 vai de 14 a 24 de março! A gente preparou uma série de conteúdos para te ajudar a se preparar para o festival, que você pode acessar nos links abaixo:

Quer saber das notícias em primeira mão? Assine nossa newsletter no botão abaixo e aproveite para ver, também, como sua marca pode ser uma expositora oficial do festival. Pra finalizar, siga a gente para mais novidades no Instagram, em @dwsemanadedesign.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.