BLOG / Vídeos

Donatelli: Toia Lemann cria tecidos com insetos e cores lúdicas

Funny Bugs coleção de tecidos Donatelli

Técnicas de desenho, aquarela e colagem estão na origem da coleção Funny Bugs com cinco estampas 

As formas e as cores peculiares dos insetos inspiraram a estilista e artista plástica Toia Lemann para a criação da coleção-cápsula ‘Funny Bugs’, que a Donatelli (@donatellitecidos) apresentou na DW!. Cinco estampas — Origami Bugs, Geometric Bugs, Colour Bugs, Funny Bugs e Tag Bugs —, impressas em tecidos puro algodão, compõem o lançamento que é complementado por patches autocolantes, que estimulam a imaginação. A ideia é que as novas padronagens cheias de cor, vibração e frescor sejam combinadas com os lisos e os listrados clássicos do portfólio da Donatelli.

Psicanalista de formação, a carioca Toia Lemann migrou para a moda quando abriu sua grife, em 2018. O universo dos tecidos, portanto, é familiar. Também a proximidade com o campo criativo vem de família, uma vez que sua mãe, Tote Quental, era artista plástica. No desenvolvimento da coleção, Toia utilizou técnicas de desenho, aquarela e colagem. “Comecei a produzir estampas para as roupas da minha marca. Depois, quando estava mudei o visual de casa, criei um padrão de papel de parede. Logo vi que havia uma afinidade clara entre o meu trabalho e o segmento decór”, conta.

Funny Bugs conta com cinco estampas | Foto: Gabriel Arantes

Besouros e mariposas, além de outros bichos que existem e não existem, deram origem às estampas lúdicas e que celebram as diversas formas de vida. “A proposta de trabalhar com insetos está ligada à vontade de trazer elementos divertidos para a decoração. Fica leve, engraçado e tira a sisudez da casa”, diz Toia. Com o lançamento, a Donatelli ingressa na primavera acrescentando mais uma coleção autoral ao seu catálogo e reforça o propósito de ser uma editora têxtil, com uma curadoria criteriosa de designers brasileiros. Entre os nomes que assinam os produtos da marca estão Attilio Baschera e Gregorio Kramer, Clarisse Romeiro e Maraí Valente.

Festa!

A Donatelli também está em plena preparação para a comemoração de seu aniversário de 80 anos em 2023. No início de 2022, o showroom da empresa na Alameda Gabriel passou por uma repaginação completa, comandada pelo arquiteto Luciano D’Alla Marta. Nela, o conceito “galeria de arte” orientou a transformação: o profissional projetou uma caixa branca, minimalista, livre de adornos, na qual a iluminação adequada busca valorizar o que realmente importa, ou seja, as texturas, cores, estampas e a tecitura dos tecidos.

Para conhecer mais sobre a Donatelli e as novidades da marca, acesse donatelli.com.br. Quer ficar por dentro das principais novidades do universo do design, arquitetura e decoração? Clique aqui e assine nossa newsletter.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.