Léxico é o repertório, o conjunto de palavras que compõem uma língua. E da beleza dos significados cotidianos, da observação do prosaico que perdura – como fazia João Guimarães Rosa (1908-67) – vem a inspiração para a coleção que empresta como nome o termo que abre este texto.
Léxico foi desenhada pelo designer Esteban Fidelis, diretor criativo da Klie (@kliemoveisoficial), e é composta por móveis com estética sutil e elegante, baseados em elementos quase minimalistas. Os nomes das linhas em que se subdivide a coleção homenageiam o léxico do autor de “Grande Sertão: Veredas” e são dele extraídas: Evo, Riba, Vero e Linde.
“Em Léxico fica clara busca pela qualidade do design total, não é só desenhar o aspecto superficial das peças – com valores de leveza, unidade e ritmo -, mas também conseguir projetar o aspecto conceitual”, explica Esteban.
Um pouco destas belezas também foram apresentadas na 11ª Semana de Design de São Paulo, na mostra sediada em uma casa modernista da Alameda Gabriel. Agora, as peças da empresa catarinense, Léxico e outros móveis da Klie, como a cadeira Dunas, compõem seis ambientes da CASACOR Rio Grande do Sul.
Na mostra, o designer acredita que os móveis da Klie demonstram sua principal potencialidade, a de se adaptarem a diferentes tipos de decoração e ao uso cotidiano, essencial. Veja com a gente.
SOFÁ CURVO DUNAS NO LOUNGE
Desenhado por Paula Lino, o Lounge XIV recebe os visitantes e homenageia a história do edifício construído em 1923, onde está sediada a CASACOR RS. As cores e a marcenaria surgiram à partir dos desenhos do ladrilho hidráulico original, em vermelho e branco. Entre os móveis escolhidos, uma versão cinza do sofá curvo Dunas. O estofado tem base em aço inox 304, um metal usado nas indústrias aeronáutica e ferroviária, que pode ter acabamento côncavo. As soldas, imperceptíveis, são chamadas sanitárias, que exigem conhecimento técnico e habilidade do soldador.
MESA DE CENTRO LINDE NO STUDIO
No Boiler Studio, do escritório HVM Arquitetura, elementos escuros dão o tom do décor que leva uma série de peças da Klie. Entre os destaques está a versão verde do sofá curvo Dunas, extremamente orgânico, e as mesas de centro Linde (foto), com detalhe chanfrado em pedra.
DAYBED DUNAS NO LAVABO
O lavabo Ser Humano | Seja Humano, assinado pelo arquiteto Saymon Dall Alba, é baseado em madeira e cores escuras, além de ressignificar alguns elementos que, usados à exaustão, foram caindo em desuso, como os tijolos de vidro. A fim de quebrar o ritmo frenético da vida cotidiana, a daybed Dunas, da Klie, convida a relaxar com sua circunferência generosa. O móvel é estruturado com percintas italianas e recebe uma última camada de espuma Ultracel para melhorar o conforto e proporcionar estabilidade ao sentar.
DAYBED DUNAS NO ESTAR
Com decoração assinada pela Poema Arquitetura, o Estar Juntos tem uma cara de sala para se aconchegar com um café e bons amigos. Entre plantas em vasos generosos, está o destaque do ambiente: a daybed Dunas (foto) em versão quente, alaranjada. Além dela, as mesas laterais Lys, também em aço carbono, fazem parte da ambientação.
LINHA EVO NO ESTAR
Mesa de centro, sofá e poltrona da linha Evo, da coleção Léxico, fazem parte da decoração da Estância dos Aromas, desenhada pelo Jubs Studio Design + Interiores. No ambiente com profusão de texturas, as peças da Klie são perfeitas: Evo foi criada para evocar a beleza dos materiais de frieza e rigidez intrínsecos, a exemplo da pedra e do metal que compõem a mesa.
A mostra de decoração chega a três décadas de existência e fica aberta à visitação até 02 de outubro, em um casarão centenário com arquitetura eclética, da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos, em Porto Alegre/RS.
Para saber mais sobre a Klie e suas novidades, acesse klie.com.br. E para ter sempre notícias frescas sobre design, basta assinar a newsletter da DW!.