Cenografia com projeções de paisagens naturais, criada por José Marton, apresenta o mobiliário da marca
Sediada no oeste catarinense, na cidade de Itapiranga, a Klie expõe seus móveis pela primeira vez em São Paulo durante a DW!, numa casa modernista da al. Gabriel, projetada pelo arquiteto Miguel Juliano nos anos 1960.
Como a operação de vendas da marca, até o momento, é toda online, também trata-se de uma estreia no mundo dos eventos físicos, em que os visitantes podem tocar, sentir e experimentar as peças. Por isso, a marca criou uma experiência fluida, que coloca o mobiliário no centro das atenções. A proposta fica evidente logo na chegada ao local: na fachada, a vitrine iluminada parece uma tela de cinema, na qual o protagonista é o sofá Dunas. A cenografia, criada por José Marton, utiliza projeções de paisagens naturais para reavivar as histórias ligadas à origem das coleções. A exposição tem curadoria de Mônica Barbosa.
Ao fundo do espaço, as imagens em movimento nas paredes mostram os campos de Cordisburgo, em Minas Gerais, cidade onde nasceu Guimarães Rosa. O léxico do escritor — as palavras que inventava — serviu de inspiração para que o designer e diretor criativo da Klie, Esteban Fidelis, projetasse a coleção Léxico, lançamento apresentado no festival.
Entre as novas peças, a estante Riba, feita de chapas de aço-carbono, é modular e cresce conforme novas colunas são acrescentadas ao desenho. “As prateleiras se encaixam na estrutura por meio de um sistema de alavancas. O móvel se sustenta sem soldas, só com parafusos. Na parte inferior, os montantes diminuem de espessura para trazer leveza”, explica Esteban. O nome Riba fala das coisas que ficam no alto.
Em outro canto do espaço expositivo, o sofá Evo teve seus materiais definidos de acordo com o significado dessa palavra para Guimarães Rosa: o tempo, as coisas que não têm fim. Daí a opção pela durabilidade do aço-carbono para compor a base do móvel, que exibe ainda mesinhas de mármore acopladas à lateral. Mármore e aço-carbono também dão forma às mesas de jantar e de centro da linha Evo.
Além da coleção Léxico, a Klie também apresenta algumas peças que complementam linhas já existentes no catálogo. É o caso da cadeira Dunas, um modelo de jantar estofado com formas curvas e aconchegantes. “A escolha das densidades corretas de espuma para essa peça fez com que ela se tornasse muito confortável. Ergonomia é uma preocupação quase obsessiva para nós”, diz Esteban.
A Klie iniciou suas atividades em 2019 e pratica um modelo de negócio em que a produção é totalmente terceirizada: a empresa trabalha com nove fornecedores locais. Como não é uma indústria, a marca pode se dedicar ao design de ponta a ponta. A experiência criada para a DW! é só mais uma prova disso.
Conheça todos os móveis da Klie em klie.com.br. Visite a exposição da marca catarinense na DW!. Clique aqui e confira o endereço e horário de funcionamento.