BLOG / Vídeos

DW! Talks Balneário Camboriú: 4 temas estratégicos reúnem convidados de projeção nacional

O DW! Tour Balneário Camboriú acontece de 22 a 25 de agosto no Casahall Design District, um mall a céu aberto com 15 mil metros quadrados com uma das maiores e melhores concentrações de lojas de design e lifestyle. Junto às programações de lançamentos, workshops, visitas guiadas, palestras, instalações e outras ações especiais das marcas participantes, um grande destaque da programação são os DW! Talks.

O DW! Talks acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, no auditório do Casahall Design District, contando com um time de grandes nomes entre formadores de opinião, designers, arquitetos, outros profissionais e players do mercado em conversas imperdíveis. A curadoria de temas e palestrantes é assinada por Lauro Andrade, idealizador da DW! Semana de Design. Conheça os eixos temáticos dia a dia.

Dia 1: Design de Interiores Náutico e Aeronáutico

O tema Design de interiores náutico e aeronáutico trouxe uma visão do ecossistema destes segmentos que movimentam a região e o mercado de alto luxo, abordando decoração de interiores e de áreas externas, tecnologias, materiais e outras especificidades. Este ecossistema considera materiais de alto desempenho e resistência, soluções eficientes para os espaços, mobiliário, recursos de iluminação, ergonomia, automação e toda a segurança que estes meios requerem. Estes e outros conceitos já são bem difundidos em espaços residenciais high end, mas em projetos ainda mais exclusivos de design náutico e aeronáutico o desafio ganha outra proporção.

Depois do Welcome Brunch na Loja Spengler Decor, oferecido por Organne Vasos Decor + Spengler Decor, a abertura aconteceu na Sala de Eventos do Casahall Design District.

Design de interiores náutico e aeronáutico
Eduardo H. Dellatorre Schwarz, presidente do Casahall; Naiara Bogo, designer de interiores náuticos na Azimut Yachts; Arthur Guimarães, arquiteto, urbanista e criador de projetos excepcionais; Andrea Funaro, especialista em mercado de luxo; Tânia Ortega, empresária e yatcht designer; Lauro Andrade, CEO e idealizador da DW! Semana de Design e curador do DW! Talks Balneário Camboriú | Foto: Jônathan Fernandez

A primeira palestra foi sobre Interiores Náuticos, com Tânia Ortega + Intermarine + Andrea Funaro. Tânia Ortega é empresária, proprietária da TUTTO A BORDO e yacht designer atuando há 30 anos no segmento náutico, com foco no desenvolvimento de projetos de decoração personalizada de barcos novos e reformas, em collab com os melhores tapeceiros, marceneiros e eletricistas náuticos
Intermarine é a vanguarda das embarcações de luxo de alta performance no Brasil, unindo o melhor dos mundos no artesanal e na tecnologia desde 1973, com um estaleiro que é referência em construção neste segmento. Andrea Funaro é empresária, sócia da LUXOS BRAZIL/USA LLC. Especialista em Mercado de Luxo atua neste mercado há mais de 20 anos. Seu portfólio inclui marcas como BVLGARI, Boat International, Dior, Giorgio Armani, Sotheby’s e Fortune Realty.

Em seguida, a palestra Interiores Aeronáutico foi realizada por Arthur Guimarães. Ele é arquiteto e urbanista reconhecido internacionalmente por seus projetos. Cria aeronaves, iates, propriedades comerciais e residências excepcionais para clientes de patrimônio líquido ultraelevado e family offices.

A série de conversas finalizou com Naiara Bogo + Azimut Yachts. Naiara Bogo é designer de interiores náuticos e, atualmente, atua na Azimut Yachts, onde começou a trabalhar aos 20 anos e já entregou mais de 200 barcos ao longo de sua carreira. Foi homenageada pela lista ‘Forbes Under 30’, em 2021. Azimut Yachts é uma empresa fundada em 1969, sendo uma marca do grupo Azimut|Benetti, com matriz na Itália. Desde 2010 possui um estaleiro no Brasil, localizado em Itajaí/SC, onde são produzidas embarcações de até 88 pés.

Dia 1: Hotelaria de luxo

A segunda metade do dia foi reservada ao tema Hotelaria de luxo: arquitetura e design para experiências excepcionais. Especialistas destacaram cases nacionais e locais em que design e arquitetura agregam valor para clientes e investidores no segmento de hospitalidade, trazendo diferenciais, conceitos e funcionalidades com sinergia cada vez maior com o mercado de luxo e de turismo.

O Welcome Coffee foi oferecido pela loja JN Zaffiri e em seguida o público disputou cada lugar na Sala de Eventos do Casahall Design District.

Henrique Derenze iniciou o ciclo de conversas com o tema Vinho, hotelaria e arquitetura: a história de um arquiteto brasileiro em projetos na Itália, China e Brasil. Henrique Derenze é arquiteto e sempre esteve próximo da arquitetura e design. Durante sua trajetória profissional, já colaborou para dois grandes escritórios pelo mundo e, de 2010 a 2011, atuou na Athie Wohnrath, escritório brasileiro especializado em projetos corporativos. Em 2012, se mudou para a Itália para trabalhar no escritório Archea Associati e, nesta temporada, participou de projetos de diversas escalas, desde a criação de edifícios residenciais até da construção da Vinicola Antinori. Com a Archea, Henrique passou um período trabalhando no escritório em Beijing, na China, e em seguida retornou ao Brasil para colaborar com a abertura da Archea Brasil, onde ficou até 2019. Desde então atua em seu próprio escritório, o ARK Derenze.

Hospitalidade de luxo e o design de experiências estavam em pauta no dia de palestras dedicado ao tema da Hotelaria, com um público atento e engajado nas conversas | Foto: Jônathan Fernandez
Hospitalidade de luxo e o design de experiências estavam em pauta no dia de palestras dedicado ao tema da Hotelaria, com um público atento e engajado nas conversas | Foto: Jônathan Fernandez

A segunda conversa trouxe o case LK Design Hotel, por Miler Bairros e Ana Carolina Ogata. O LK Design Hotel é referência no conceito 5 estrelas no ponto mais nobre da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis. Miler Bairros é Gerente Geral do LK Design Hotel e Diretor de Marketing do Convention Bureau Florianópolis, com aguçado perfil comercial, inovador e empreendedor, além de diversas certificações e prêmios em gestão no mercado de luxo. Ana Carolina Ogata é arquiteta na WKoerich, onde participou do projeto, execução e implantação do LK Design Hotel. Seu currículo soma a gerência executiva da CASACOR SC durante 2 anos e atuação na implantação do Costão do Santinho Resort

A conversa sobre os cases do Hilton Garden e Lotus Business, com Linda Cris e Rafael Schmitt, encerrou a programação do dia. O Hilton Garden é um complexo multiuso em Itapema, resultado de um audacioso projeto que inclui mall, centro médico, centro de eventos, academia no rooftop, 170 quartos de hotel e 230 lofts de um ou dois quartos. O empreendimento inova nas opções de moradia – por tempo indeterminado ou em temporadas mensais-, usufruindo de todas as comodidades e o conforto de um hotel, com serviços de uma propriedade completa. Lotus Business é um centro comercial de 31 andares situado em Itapema, com entrega prevista para 2026, que alia localização estratégica, facilidades de alto luxo e opções gastronômicas em sua operação. Tem como embaixador o ex-piloto Emerson Fittipaldi, bi-campeão mundial de Fórmula 1. Linda Cris é arquiteta, sócia e proprietária da Maraú Design Studio, espaço totalmente voltado ao design e à criação de projetos autorais. Entre suas formações estão o Instituto Marangoni de Milão e uma pós graduação em arquitetura do luxo na URM SP. Rafael Schmitt é proprietário da RS Concept, que há 20 anos atua na área de arquitetura e engenharia visando a inovação, trazendo inspirações das referências da arquitetura moderna. São mais de 2 milhões de metros quadrados de área construída e já realizou projetos em estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Recife, Tocantins, Ceará e Pernambuco; no exterior, Dubai, Luanda e Orlando.

Dia 2: Arquitetura monumental e desenvolvimento imobiliário

O tema Arquitetura monumental e desenvolvimento imobiliário: presente e futuro do litoral catarinense privilegiou cases, desafios do presente e o futuro da arquitetura e do design em obras de grande escala, envolvendo construtoras, engenheiros, arquitetos e designers nos maiores empreendimentos de Balneário Camboriú, que tornam a cidade uma referência em toda a América Latina.

O Welcome Coffee na loja Pormade Portas deu o start da programação, que seguiu na Sala de Eventos por Casahall Design District.

Diversos cases foram apresentados revelando o mercado estruturado e em expansão no segmento das obras de grande escala. Dimas Construções, por Gabriel Freire, diretor de incorporação. A Dimas Construções é uma empresa com 40 anos de história que tem entre seus pilares as pessoas, o desenvolvimento da cidade e projetos atemporais, que inovam nos métodos construtivos e nos conceitos dos empreendimentos.

Um dos dias mais movimentados de palestras foi o que envolveu a pauta Arquitetura Monumental, tanto pelo line-up de convidados como pelos grandes cases de Balneário Camboriú e pelo mundo | Foto: Jônathan Fernandez
Um dos dias mais movimentados de palestras foi o que envolveu a pauta Arquitetura Monumental, tanto pelo line-up de convidados como pelos grandes cases de Balneário Camboriú e pelo mundo | Foto: Jônathan Fernandez

A programação seguiu com a palestra Melhores Práticas de Urbanismo e Placemaking e o case Colinas de Camboriú Village: um bairro planejado irreplicável, da Embralot, por Hélio Mítica Neto, Carlos Leme e Fernanda Amorim. A Embralot é uma construtora que conecta em empreendimentos únicos a natureza, a arquitetura autoral e o urbanismo humanizado, aliando qualidade de vida aos clientes, retorno financeiro a investidores e impacto positivo na região. Colinas de Camboriú Village é um bairro planejado que oferece experiência de moradia única e diferenciada na região. O empreendimento se destaca pela qualidade de vida, setorização, serviços e mobilidade urbana. Hélio Mítica Neto é Arquiteto Urbanista formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e doutor em urbanismo pela mesma instituição. Com ampla experiência em projetos de desenvolvimento urbano, responsável por estratégias de gestão e direcionamento de projetos complexos que envolvem aprovação para parcelamento de solo e criação de condomínios residenciais, comerciais e empresariais. Em todos os projetos busca soluções criativas e eficazes para concepção de produtos inovadores e ambientalmente coerentes. Carlos Leme é diretor comercial e diretor de marketing da Embralot. Fernanda Amorim é arquiteta e urbanista da Embralot.

A Daxo Incorporadora, por Wagner Moacir da Silva, trouxe o tema Como a Incorporadora Boutique DAXO de Joinville trouxe o renomado arquiteto Arthur Casas para um projeto exclusivo em Santa Catarina. A Daxo Incorporadora é uma empresa que se diferencia pela curadoria de empreendimentos únicos, assinados por grandes profissionais que são referência no mercado, localizados na cidade, na praia e no campo. Wagner Moacir da Silva é sócio e diretor comercial da Daxo Incorporadora, onde já atua há 15 anos com expertise de gestão comercial e relacionamento. Também é franqueado de marcas de luxo do segmento de arquitetura e decoração.

A palestra Arquitetura no Mercado Imobiliário destacou os cases da FG Empreendimentos, uma das pioneiras em projetos de alto padrão, diferenciada no design e na qualidade construtiva. Integra uma holding com mais de 60 empresas de setores como incorporação, hotelaria, alimentos e serviços. Quem falou foi Camila Brandalise, arquiteta com mais de 12 anos de experiência no mercado de alto padrão, com foco no desenvolvimento de produtos e soluções disruptivas frente as tendências de mercado. No currículo, tem nove empreendimentos pela FG, onde atua desde 2017, participando da gestão de mais de 1 milhão de m² em projetos em andamento.

Dia 3: Veículos elétricos

A programação de DW! Talks Balneário Camboriú ainda trouxe mais um tema conectado ao presente e ao futuro próximo da arquitetura: Veículos elétricos e adaptações de casas e edifícios: oportunidades para profissionais em mercado crescente. As conversas abordaram tanto os desafios como as soluções de implementação de áreas para recarga da bateria de carros elétricos nos empreendimentos, entre outras possibilidades conectadas a inovações construtivas.

O Welcome Brunch foi realizado na Dimas Volvo, contando em seguida com o espaço na Loja MK Som e Imagem para receber as palestras.

A programação iniciou com a palestra O futuro da mobilidade sustentável, por Dimas Volvo e Eduardo Oshima. Dimas Volvo é a concessionária que representa com exclusividade, desde 2015, a marca sueca Volvo em Santa Catarina, elevando o mercado de luxo na região com tecnologia, segurança e excelência no atendimento. Eduardo Oshima é administrador de empresas por formação e mestre em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 23 anos no ramo automotivo, com passagens por Renault, Jaguar Land Rover, Grupo Stellantis, Ducati e há 6 anos à frente da marca Volvo.

O tema Veículos Elétricos mobilizou quase uma centena de participantes, especialmente profissionais dos segmentos de arquitetura e engenharia | Foto: Jônathan Fernandez
O tema Veículos Elétricos mobilizou o público e repercutiu especialmente entre profissionais dos segmentos de arquitetura e engenharia | Foto: Jônathan Fernandez

A agenda seguiu com a conversa Princípios, requisitos e limitações para a instalação de estações de recarga de veículos elétricos em casas e edifícios, por André Buchele. Ele representava a MK Som e Imagem, empresa com 20 anos de mercado com foco no alto padrão de tecnologia e expertise em desenvolvimento e instalação de projetos elétricos, comunicação, automação e segurança, com mais de 15 milhões de metros quadrados de obras. André Buchele é sócio-proprietário da MK Som e Imagem, com formação em engenharia elétrica e civil, à frente do desenvolvimento de projetos e estratégias personalizadas de tecnologia e automação para projetos residenciais e corporativos. Os cases trazidos destacaram o edifício Mirage da FG Empreendimentos, o projeto inovador Admirá Arrka Concept e a co-geração Fotovoltaica por WEG/ Prisma Energia Solar.

A palestra que fechou o evento foi sobre Carros Elétricos e condomínios: como fica o ponto de carregamento, por WeCharge. A empresa atua no segmento de mobilidade elétrica e rede com mais de 60 eletropostos inteligentes, que tem como objetivo disseminar a infraestrutura de eletrificação no mercado automotivo.

Como em todas as edições de DW! Tour, os DW! Talks são eventos-âncora desenhados para criar conversas e conexões relevantes em torno dos temas mais estratégicos no momento em cada região. No caso de Balneário, não poderia ser diferente – as 4 verticais destacaram temas que vêm contribuindo para movimentar e elevar ainda mais os padrões do mercado local, sendo oportunidades interessantes para reunir grandes nomes em torno de pautas que também repercutem e impactam nacionalmente. Pensar globalmente e agir localmente é uma das grandes premissas dos Tours neste ano.

Curtiu a novidade? Acompanhe @dwsemanadedesign no Instagram, assine nossa newsletter e fique por dentro da programação do DW! Tour Balneário Camboriú, além de tudo o que acontece no universo do design.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.