BLOG / Vídeos

Mostra Artefacto em Balneário Camboriú revela 11 ambientes com tema Felicidade

A Artefacto completa 47 anos de história, e sua coleção 2023 faz mais do que celebrar essas quase cinco décadas: contempla um mundo em transformação e olha para o microcosmo da casa de forma a buscar a harmonia de quem nela vive, mas também com o planeta.

Assim, Alcheme é o conceito desenvolvido pela arquiteta Patricia Anastassiadis, diretora criativa da Artefacto. Tudo converge para a ideia de transmutação e mudança, nas várias possibilidades de uso e combinação de cada móvel para um morar mais flexível. Os designs são pensados para atender a múltiplas funções e prontos para transitar pelos mais variados espaços de forma ágil, sem abrir mão da sofisticação e da qualidade.

Em Balneário Camboriú, na loja Artefacto do Casahall Design District, a inauguração da mostra Felicidade foi um dos destaques na programação do DW! Tour Balneário Camboriú. Os visitantes conheceram 11 ambientes assinados por designers de interiores, arquitetos e decoradores, que trazem o contentamento das memórias e do viver no presente em um contexto de um mundo cada vez mais mutável, onde fazer durar e estar presente é privilégio de poucos.

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos (@guerrasiarcosarq)

“Trata-se de um ambiente que replica, em todos os seus detalhes, como seria nossa ideia de felicidade: uma atmosfera acolhedora, que nos convida a entrar e ficar, sem pressa”, conta a arquiteta Ana Claudia Guerra, que, em conjunto com o designer de interiores e sócio Phillippe Siarcos apresenta o living na Mostra Artefacto Balneário Camboriú. Entre as peças escolhidas estão os sofás Kubrick e Illi e a mesa de jantar Minos.

Diovani Camargo Arquitetura e Interiores (@arqdiovani)

“Penso que esse projeto retrata bem a felicidade, pelo conforto visual que proporciona. Pela harmonia de cores e materiais empregados e pela disposição descompromissada do mobiliário”, conta o arquiteto Diovani Camargo. Na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, ele apresenta a suíte multifuncional de 36m2. Entre os destaques, a moldura Aka e o sofá EOS.

Fernanda Eicke (@arquitetura.fernanda.eicke)

“Felicidade é ter paz. É viver no presente, considerando que devemos ser gratos por todos os momentos da vida”, sintetiza a arquiteta Fernanda Eicke, que criou para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú o dormitório de 40m2. Entre os destaques estão a cama Harisson II e o sofá Piero, que abraça as poltronas e as mesas de centro.

Granatti Junior (@studiogranatti)

Para o designer de interiores Granatti Junior, felicidade é criar memórias, ter lembranças, estar mais tempo com a família e aproveitar, na companhia dela, o que de melhor a vida tem a oferecer. Em seu espaço para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú – uma suíte de 40m com espaço de uso múltiplo –, o profissional traz a natureza como símbolo de felicidade. Entre suas escolhas da marca, “mais do que singulares no desenho, móveis como a cama Ayna e a poltrona Pol contemplam a atemporalidade”, resume.

Lili e Georgea Golunski (@lilligolunski)

As arquitetas Lili e Georgea Golunski deixam um pouco do mundo em que acreditam em seus projetos: “[Ali estão] os lugares que conhecemos, os momentos que vivenciamos, as nossas memórias afetivas”, conta Lili, para quem a felicidade é um sentimento tão grande que não pode ser resumido a algo único, “mas a um conjunto de momentos e lembranças”. Na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, o loft integrado com cerca de 40m2 teve como ponto de partida o desenho da cabeceira Trapani III, com suas linhas retas e sóbrias.

MDX Arquitetura (@mdxarquitetura)

Contemplativo, tranquilo e sereno: essa é a definição de um ambiente feliz na visão das arquitetas Maria Fernanda Wiethorn Aliano e Stéphanie Lucchese Borsatto e da designer de interiores Maria Cristina Rúbio da Silva, do escritório MDX Arquitetura. Por isso, “nesse espaço, o paisagismo representaria a estabilidade e a força interior. O mobiliário, o equilíbrio e a conexão com o mundo ao nosso redor”, resume Maria Fernanda. Seguindo essa lógica, o lavabo com 13m2, da Mostra Artefacto Balneário Camboriú, leva a “moldura Ellie, que direciona o olhar para o centro do ambiente, refletindo a delicadeza das mesas laterais Louise, como explica Maria Cristina.

OSA – Osvaldo Segundo Arquitetos Associados (@osa_arquitetos)

Os arquitetos do OSA – Osvaldo Segundo Arquitetos Associados acreditam em projetos que ultrapassam as barreiras do tempo e que contam histórias. “Pensamos na arquitetura como um elemento integrador, capaz de propiciar relacionamentos e de aproximar as pessoas”, afirma Osvaldo, que projetou o dormitório com 42m2 para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú. No projeto, destaque para a cabeceira Piet com abas estofadas em bouclé, complementada, em sua base, pelo banco Hara.

Patricia Furukawa (@patriciafurukawa.arquitetura)

“Estar com quem amo, partilhando uma refeição, é realmente, um sinônimo de felicidade para mim”, conta a arquiteta Patricia Furukawa, que assina a cozinha funcional da Mostra Artefacto Balneário Camboriú. No espaço que leva a mesa de jantar Turen II, as cadeiras Luang, as banquetas Sumba e os módulos Zazah, é possível viver diferentes experiências: “Trata-se de um ambiente adaptado tanto a um simples e bom café, quanto a uma reunião de negócios ou um jantar comemorativo”, completa.

Silvia Pedrassani Arquitetura (@silviapedrassaniarquitetura)

Para a arquiteta Silvia Pedrassani, felicidade é um estado de espírito que pode ser proporcionado pelos encontros com familiares, amigos e clientes. “Um dos espaços da casa onde isso pode se realizar é o living. Como no ambiente que projetamos para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú”, comenta. Nos 60 m2, com jardim externo mobiliado, o destaque vai para a mesa Berawa, as poltronas Kallady e a estante Jeri.

Studio CASAdesign (studio_casadesign)

Ser feliz é dialogar com o espaço onde vivemos. É compartilhar nossa existência com quem amamos, com reciprocidade e afeto. Eis, em linhas gerais, uma possível receita de felicidade, segundo os arquitetos Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr., do Studio CASAdesign. O escritório assina um living multifuncional para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú, que conta com o sofá Orfei como protagonista. “Nosso ambiente é uma dança. É um movimento fluído”, afirma Moacir.

Vanessa Larré Arquitetura (@vanessalarrearq)

Ser feliz “é um estado supremo de êxtase e calmaria. Um misto de fé e paz. Meu ambiente, igualmente surrealista, comunica a vontade de partilhar desse sentimento”, resume a arquiteta Vanessa Larré, que assina um dormitório para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú. Num espaço onde o preto predomina, o destaque dos móveis vai para a cama Brasília.

Felicidade, a Mostra Artefacto Balneário Camboriú, fica em cartaz na loja Artefacto do Casahall Design District (Avenida do Estado Dalmo Vieira, 4770 – Balneário Camboriú/ SC) até 24 de agosto de 2024.

Para receber mais notícias sobre mostras de decoração e outras novidades sobre o universo do design, assine a newsletter da DW!. Aproveite e siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das novidades.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.