BLOG / Vídeos

Aço, design acurado e artesania fazem mostra da Mekal na Casa Docol

A Casa Docol, na Gabriel, é o QG oficial da DW! nesta 11ª edição do festival e, além de receber e orientar os visitantes para um passeio certeiro pelos eventos da DW!2022, traz uma programação intensa com os DW! Talks e duas exposições cheias de atrativos. A primeira é a permanente, com 350 produtos Docol para serem vistos e experimentados. A segunda é a mostra Expressões em Aço, com peças feitas prioritariamente com esse nobre e sustentável material, o aço inox, em parceria com a Mekal.

Para que você fique ainda com mais vontade de aproveitar essa maravilha visual, a gente faz um tour pelas criações de nove designers e arquitetos renomados. Vamos?

Conjunto de peças da linha Organic Steel, desenhada pela arquiteta Fernanda Marques

No jardim, em frente à fachada, está o conjunto de peças da linha Organic Steel, desenhada pela arquiteta Fernanda Marques. Concebida como uma peça única, as linhas sinuosas dos componentes se encaixam e formam um maciço cheio de movimento. Feito de aço, a mesa/ banco e as banquetas menores podem ser usados dentro ou fora da casa, abolindo fronteiras entre interior e exterior. Baseado na arte cinética, o conjunto Organic Seel é estruturado em lâminas de aço inox da Mekal dobradas manualmente e com soldagem interna. O acabamento é escovado e cada um de seus módulos traz impresso em seu desenho a própria condição de continuidade.

O bicicletário desenhado pelo Atelier Marko Brajovik

“Passeando de bicicleta, reconheci São Paulo”: o bicicletário desenhado pelo Atelier Marko Brajovik é uma ode de amor à metrópole. Com curadoria do Coletivo Amor de Madre, o projeto que nomeia a peça promove a instalação de bicicletários pela cidade. Seu corpo construtivo em aço, da Mekal, conta com assentos que trazem impressos trechos do mapa urbano e o lugar para deixar as bikes, servindo tanto para as bicicletas quanto para os pedestres. “A obra propõe a melhoria e a conscientização da mobilidade urbana, com o objetivo de revelar territórios urbanos, suas formas de apropriação e contribuição à construção da paisagem da cidade”, defende Brajovik.

Banco Prisma por Zanini de Zanine

Zanini de Zanine trabalha de forma especialmente plástica com o aço da Mekal ao construir o banco Prisma, além do revisteiro e bar (à dir.). Inspiradas na escultura brasileira figurativa e construtivista de Franz Weissmann (1911-2005) – austríaco radicado no Rio de Janeiro – e no neoconcretismo de Amílcar de Castro (1920-2002), as peças se materializam em linhas geométricas puras. À Mekal coube desenvolver cada detalhe destas obras de arte no melhor estilo handmade. O resultado deste trabalho minucioso são peças únicas e íntegras, com acabamento exclusivo.

Escultura criada pelo artista e designer israelense Dror Benshetrit

REACH é o nome da escultura fabricada pela Mekal, desenvolvida pelo artista e designer israelense Dror Benshetrit e exposta na Casa Docol em tamanho menor. A obra lembra uma enorme escada com cinco metros de altura e consiste em 15 peças. A base é o sistema QuaDror, uma estrutura adaptativa em quatro módulos “L” criados por Dror para se moldar a uma grande variedade de funções, soluções e configurações em diversas escalas.
A obra original foi doada à “Casa da Criança Amor & Arte” em Jataí (GO), um centro de arte educacional e esportivo para crianças em vulnerabilidade social, construído pela Love & Art Children’s Foundation.

Aparador Ghost desenhado pela arquiteta e designer Juliana Vasconcellos

A forma levemente assimétrica e o acabamento escovado fazem de Ghost um camaleão, refletindo levemente as cores do ambiente. Inspirada pelo futurismo das décadas de 1960 e 70, a arquiteta e designer Juliana Vasconcellos desenhou peças que conectam passado, presente e futuro, feitas em aço pela Mekal. Para a exposição na DW!, o aparador Ghost foi o escolhido: apresentado pela primeira vez durante a Mostra Black, em 2015, é um móvel com aspecto maciço e cantos arredondados em volumes ovalados. A linha faz parte da estreia de Juliana como designer, ao lado de Matheus Barreto.

Mesa de centro Pouso por Rodrigo Ohtake

As peças da linha Pouso, cuja mesa de centro está exposta na Casa Docol, são assinadas pelo arquiteto Rodrigo Ohtake e se resumem em dois termos: forma e equilíbrio. Elaboradas com poucos elementos e desenho simples, são pensadas para tocar o chão o mínimo possível, oferecendo leveza ao design. Feitas em aço, são produzidas artesanalmente pela Mekal, com espessura de apenas cinco milímetros nas chapas.

Vaso Bola por Carol Gay

A deformação do vidro durante a moldagem artesanal, via sopro, ganha uma intervenção externa por um molde em “V” feito em aço, pela Mekal. A designer Carol Gay consegue, assim, peças únicas estabilizadas com uma base de inox escovado. Para o Vaso Bola, peso e leveza, transparência e opacidade contrastam de forma única.

Mesa Sinfonia de Ruy Ohtake

O arquiteto Ruy Ohtake foi um dos mais ativos e influentes do país. Com mais de 300 projetos assinados, nos deixou em novembro último. Sua mesa Sinfonia marca a homenagem que a Docol e a Mekal fazem à sua obra e pessoa, durante a DW!2022. A peça fez parte da exposição “Ruy Ohtake: imprevisibilidades, desenho e mobiliário”, que ficou em cartaz no Instituto Tomie Ohtake durante a edição 2015 da DW!. O desenho sinuoso é marca do traço de Ruy Ohtake, para quem a superposição das curvas provocava um movimento sinfônico, enriquecido com luz e sombra, vigor e suavidade e enaltecia as características de uma criação e a beleza da arquitetura.

Se você deseja ver a mostra “Expressões em Aço” na Casa Docol, veja a programação completa da Docol aqui. Acompanhe a @mekalbrasil e a @docoloficial no Instagram.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.