BLOG / Vídeos

Mostra Artefacto Beach & Country 2022 abre com o tema Natureza Modernista

Grife também renova o showroom e apresenta mais de 20 lançamentos de sua nova coleção de mobiliário

Sempre entre os eventos mais grandiosos e badalados da DW!, a abertura da mostra Artefacto Beach & Country faz com que o festival comece em clima de celebração. O tema que guiou a criação dos ambientes em 2022, Natureza Modernista, festeja o centenário da Semana de Arte Moderna e faz referência ao DNA da Artefacto, que combina o olhar contemporâneo com a tradição do “fatto a mano”.

Alguns dos mais importantes profissionais de arquitetura e interiores do país assinam os projetos: Debora Aguiar, Debora Roig, Denise Barreto, Ferrassa & Pickler Arquitetura, Gilberto Elkis, Gustavo Marasca, Kalil Ferre Paisagismo, Karina Afonso, Lídia Maciel, Patricia Penna, Rogério Perez e Eleonora Perez e Sandro Ward.

No showroom da av. Brasil, estão os mais de 20 lançamentos de mobiliário da coleção 2022/2023 da Beach & Country, com peças indoor e outdoor, desenhadas por Nelson Amorim + Roberto Cimino e apresentadas em ambientação também imaginada pela dupla.

“O fio condutor da quarta coleção que desenvolvemos para a B&C continua a ser ‘a arte como inspiração para a produção de peças de mobiliário residencial’. Queremos estabelecer um caráter atemporal e permanente para cada peça”, revelam os profissionais. Eles decidiram chamar a coleção de Clark, em homenagem à artista plástica Lygia Clark.

CONHEÇA OS AMBIENTES E INSPIRE-SE

Debora Aguiar | Foto: Marco Antônio
Ambiente criado por Debora Aguiar para a Mostra Artefacto Beach & Country 2022 | Foto: Marco Antônio

“O projeto traz uma atmosfera cosmopolita que preza pelo aconchego com muita sofisticação e design. As cores claras, pontuadas pelo bege, trazem leveza e equilíbrio contrastados pela presença do verde”, explica Debora Aguiar.

Debora Roig | Mostra Artefacto | Foto: Marco Antônio
Ambiente criado por Debora Roig | Mostra Artefacto | Foto: Marco Antônio

Debora Roig criou o “Club House” com quase 100 m2 e tudo integrado para proporcionar momentos de lazer com jogos, cinema, dança, drinks e relax. “Tudo junto e misturado”, segundo Deborah, é a frase perfeita para descrever esse ambiente agregador para se reunir com toda família e amigos de todas as idades e jeitos”.

Denise Barreto | Mostra Artefacto | Foto: Marco Antônio
Ambiente criado por Denise Barreto | Mostra Artefacto | Foto: Marco Antônio

“Modular o revestimento de pedra com a empena de madeira claríssima, que lembra um cobogó modernista, e reinterpretar o tom de concreto aparente, trocando por painéis em madeira cinza lacada, são brincadeiras ou delicadezas deste espaço que tem sua identidade marcada com os estofados todos vinho/bordô/grena e que batizei de Urucum. As obras selecionadas de Mariannita Luzzati, Dan Fialdini e Eva Soban falam da formação do universo, da vegetação e das paisagens perdidas, com muito amor e sensibilidade”, explica Denise Barreto.

Ferrasa Pikler Arquitetura | Mostra Artefacto | Foto: Marco Antônio
Ambiente criado por Ferrasa & Pikler Arquitetura | Mostra Artefacto | Foto: Marco Antônio

“A nossa principal inspiração foi o período modernista no Brasil e a maneira como a arte e os artistas se interligavam. Deste ponto partimos para a relação da arquitetura com a música e encontramos na canção ‘Wave’, que traduz muito bem aquilo que, para nós, representa o clima de praiano: o estar junto. Com isso, trouxemos as curvas das ondas e a tranquilidade do mar para o ambiente de estar. E para o ambiente do gourmet nos pautamos nas curvas e na sobriedade do concreto da arquitetura do movimento modernista”, explicam Ieda e Tehura.

Ambiente criado por Gilberto Elkis para a Mostra Artefacto Beach & Country 2022 | Foto: Marco Antônio

Nesta edição, no total, são aproximadamente 100 metros quadrados, com a praça e uma área gourmet. “Podemos destacar os canteiros verdes que envolvem a praça central, as muitas tonalidades, formas e diversas texturas das mais variadas espécies tropicais. Neste ano, o elemento-chave é, sem dúvida, o fogo. Fizemos uma grande lareira externa, em gabião de pedras, e este é o ponto central do ambiente”, explica Gilberto.

Ambiente criado por Gustavo Marasca para a Mostra Artefacto Beach & Country 2022 | Foto: Marco Antônio

“A composição de meu ambiente interno parte da utilização de cantos arredondados, trazendo a forma orgânica para arquitetura, que recebe não somente a textura nas paredes, mas também um mix de tecidos, privilegiando uma composição mais aconchegante e natural, que se estende para área externa, a varanda, que também abusa do mobiliário com formas orgânicas, além das texturas, seja no teto ripado de madeira, no revestimento de pedra natural e nos vasos. Outra preocupação foi com a iluminação, tudo para deixar o ambiente o mais agradável possível, valorizando os cantos arredondados. O ambiente conta com uma sala de 40 metros quadrados e uma varanda de 45 metros quadrados”, explica Gustavo Marasca.

Ambiente criado por Kalil Ferre para Mostra Artefacto Beach & Country 2022 | Foto: Marco Antônio

“Para este projeto, escolhemos um mobiliário moderno e de beleza indiscutível, acrescentamos uma vegetação rústica e tropical para abraçar o espaço”, comentam Elaine e Mauricio.

Karina Afonso para Mostra Artefacto Beach & Country 2022 | Foto: Diego Mello

“Nossa ideia era priorizar iluminação e ventilação naturais, aliar elementos funcionais e estéticos de maneira equilibrada, trabalhar a simetria e a harmonia entre formas e cores, e desenvolver um espaço com planos em movimento e transparência – alguns móveis em curvas. Abusamos também dos efeitos de luz e de obras de arte, além dos elementos que trazem uma dimensão de infinito, com o uso de muitos espelhos e acrílico. Sempre houve uma preocupação com a funcionalidade, o conforto térmico, o design dinâmico e a economia verde”, explica.

Ambiente criado por Lídia Maciel | Foto: Marco Antônio

“O espírito moderno está presente na sequência dos pilares que organizam o espaço, no ambiente integrado, na planta livre e na ligação com o externo. Interpretamos a pluralidade do movimento moderno, e sua simplicidade, traduzindo um ambiente fluído, confortável e com a valorização das funções”, explica Lídia.

Ambiente criado por Patricia Penna | Foto: Marco Antônio

“O destaque é a sensação de acolhimento, gerada não apenas pela escolha dos móveis e acabamentos, mas pela ‘bossa’ entre os materiais usados na composição do ambiente – da iluminação indireta e intimista às texturas e cores dos diversos elementos que completam a proposta”, comenta Patricia.

Ambiente criado por Rogerio e Eleonora Peres | Foto: Marco Antônio

Rogerio e Eleonora Peres criaram um loft de 110 metros quadrados, pensado para quem adora receber e trabalhar em casa, com um escritório, quarto, sala de jantar e living. “Temos o mármore, a palha, o linho, também temos vasos com plantas e madeira. Mas, o que mais priorizamos foi justamente mesclar o mármore com esse ambiente de loft”, explica Eleonora.

Sandro_Ward_01
Ambiente criado por Sandro Ward | Foto: Marco Antônio

“Eu queria fazer um ambiente restaurador e para isso me inspirei em técnicas utilizadas na neuroarquitetura (como o uso da biofilia), e o uso da arquitetura sensorial”, explica Sandro.

Em São Paulo, a Mostra Artefacto Beach & Country 2022 pode ser visitada na Av. Brasil, 1.823, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 18h. Acesse artefacto.com.br/mostra e veja detalhes dos ambientes.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.