Até domingo (11), está aberta à visitação a instalação O Poder das Cores, que a Suvinil preparou para a apresentação do seu estudo de tendências, o Suvinil Revela 23+, durante a DW! 2022. A obra assinada pelo diretor criativo e consultor de cores, Michell Lott, tem peças da designer têxtil Paola Muller, que também cede seu ateliê para receber o Revela 23+, em Pinheiros.
Michell, que capitaneia o Revela há três anos, conta que a estrutura da pesquisa mudou nesta edição. Antes, o estudo aglutinava de 11 a 12 paletas divididas em três temas. Para 2023, a ideia foi investir em temas macro, mas que comportassem diferentes moods. O número de cores combinadas também diminuiu, facilitando a compreensão do público amplo: são 26 matizes, incluindo a Cor do Ano – Calcita Alaranjada, divididos em cinco grupos: A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; A Cibernética.
“O Revela é a materialização do zeitgeist, do ‘espírito do tempo’. Olhamos para decoração, tecnologia, moda, memes, notícias e é uma loucura misturar tantas frentes, tanta informação”, afirma o diretor criativo.
Para materializar esse mundo de referências, Michell conta que as fotos que traduzem as cinco paletas do Suvinil Revela 23+ foram produzidas 100% com mobiliário e objetos nacionais e têm direção de arte de Natália Martucci: “A gente tem uma força criativa muito grande e eu busco valorizá-la e dar crédito para todos. Fomos colonizados de mais de uma forma e precisamos quebrar essa colonização cultural que dá mais importância ao que vem dos EUA ou da Europa, do que para o que é produzido aqui. Somos potência”.
O Poder das Cores
Para a instalação “O Poder das Cores”, porém a ambientação é majoritariamente feita com móveis e objetos garimpados em brechós e galpões. Peças que estavam um pouco danificadas e que poderiam sofrer melhorias e intervenções, com a aplicação dos matizes.
Desde que assumiu o Revela, esta é a primeira vez que Lott faz um evento presencial e investiu para que os visitantes pudessem, de fato, sentir o poder que as cores exercem sobre nossos sentidos e sentimentos. Assim, a instalação é dividida por sensações, para que múltiplas paletas pudessem ser vistas e experimentadas. “É uma espécie de labirinto feito para mostrar que as cores conversam, que estão misturadas e refletem de diferentes maneiras em nossa percepção, e eu desejava que as pessoas pudessem navegar por esses ambientes”, explica.
Inovação
O Revela 23+ usou como base as mais de 2 mil possibilidades de cores que a Suvinil oferece para montar concisas as paletas. Ao contrário dos anos anteriores, há mais contrastes cromáticos do que harmonias complementares nessas combinações. É uma espécie de revival nostálgico do futurismo energético dos anos 1970.
Nenhum matiz foi criado, mas a Cor do Ano – Calcita Alaranjada deteve uma mudança estrutural, que vinha sendo desejada e pesquisada desde 2019: uma formulação com pigmento 100% mineral, feito à base de diferentes argilas. O produto, porém, é ainda restrito a uma série limitada.
Acesse a página da marca no site da DW! e agende o horário da sua visita. Saiba mais sobre o Revela 23+ em suvinil.com.br.
Ficha técnica da exposição:
Conceito e direção criativa: Michell Lott | Tapetes: Paola Muller | Cores: Suvinil | Coordenação: Sylvia Gracia | Produção Executiva: Maria Cecília | Assist. de Produção Executiva: Valéria Maria | Cenotecnia: Galpão Oito | Pintura: JM Pinturas& Reformas