BLOG / Vídeos

Ornare cria instalação botânica e agenda de talks para a DW!

Mobiliário da marca recebe intervenção com plantas imaginada por Ricardo Bello Dias, Chris Ayrosa e ateliê Uma Flor

Quem passeia pelo showroom da Ornare na al. Gabriel e olha com atenção, encontra microflorestas distribuídas sobre o mobiliário da marca. Integradas ao ambiente, as plantas estão por toda parte: no teto, em prateleiras de estantes, sobre bancadas de cozinha, dentro de closets. A ideia veio do diretor de arte da empresa, o arquiteto e designer Ricardo Bello Dias, e se baseia em estudos recentes sobre a comunicação que as espécies vegetais estabelecem entre si e com outros seres vivos.

Diálogo Com e Entre Plantas instalação da Ornare para a DW! 2022

“Embora não seja inteligível para o homem, a linguagem das plantas está repleta de simbolismos e mensagens úteis para a sociedade moderna em sua tentativa de retormar raízes com a natureza”, diz ele. O convite aos visitantes da loja durante o festival é: tente ouvir o que as plantinhas estão dizendo. A instalação foi executada pela cenógrafa Chris Ayrosa pela florista Maithe Brandt, do ateliê Uma Flor, a partir da proposta de Ricardo, e foi batizada Diálogo Com e Entre Plantas.

Fotos via instagram.com/umaflor_sp

A menção ao universo vegetal não acontece por acaso. A Ornare sempre respeitou os princípios da sustentabilidade no uso de sua principal matéria-prima, a madeira. Agora, a empresa reforça suas ações em favor do meio ambiente numa parceria com o Instituto Terra, fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e pela produtora Lélia Wanick Salgado, que realiza projetos de regeneração da Mata Atlântica na Bacia do Rio Doce. A novidade foi anunciada na DW! com a presença da head de desenvolvimento do Instituto, Renata Salles.

A intervenção com plantas foi imaginada por Ricardo Bello Dias, Chris Ayrosa e ateliê Uma Flor para a Ornare

CONVERSAS SOBRE ARTE E DESIGN

E como já é tradicional na Ornare, o festival é uma ocasião para estimular boas conversas e trocas sobre os temas arte e design. Na série de talks organizados pela empresa, a quinta-feira, dia 8, ficou reservada para o tema Expansão do Design Brasileiro. Às 15h, participam do bate-papo Lauro Andrade (idealizador da DW!), Cândida Cervieri (Abimóvel), Francesca Alzati (By Kamy), Lissa Carmona (Etel) e Esther e Pitter Schattan (Ornare). Na sexta-feira, dia 9, às 11h, a consultora Mônica Barbosa coordena a mesa redonda O Que É o Bom Design. O time de experts reunido para tratar do assunto traz a arquiteta Patricia Martinez, o publicitário Joca Guanaes, o futurista Carlos Piazza e o especialista em neuroarquitetura Glaucus Cianciardi.

A instalação Diálogo Com e Entre Plantas pode ser visitada até 10 de setembro.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.