BLOG / Vídeos

Descubra as tendências de flores e plantas para 2023

Estudo internacional identifica quatro estilos de composições botânicas que estarão em alta nos próximos meses

Assim como acontece na moda e na decoração, existem tendências de comportamento que influenciam o mercado de flores e plantas. “São movimentos que traduzem o espírito do tempo”, diz Thamara D’Angieri, gerente de marketing e produto da Cooperativa Veiling Holambra, mais completo centro comercial e logístico desse segmento no Brasil.

Uma das principais autoridades no assunto em todo o mundo é o Flower Council of Holland, ou Conselho das Flores da Holanda, que todos os anos divulga um relatório com as “trend collections”, no qual aponta quais flores, plantas, cores, texturas e “moods” (atmosferas) estarão em alta no ano seguinte.

Para 2023, a plataforma europeia, cuja missão é estimular a proximidade com a natureza no dia a dia e trazer inspiração, elaborou uma lista de quatro tendências: Folclore Vintage, Ode à Natureza, Espaços em Camadas e Coleções de Memórias. As plantas e flores citadas em cada uma delas podem ser encontradas no catálogo da Veiling Holambra, que reúne o maior mix de variedades produzidas em escala comercial no Brasil, com 4 mil opções. Veja a seguir quais são as características dos quatro movimentos e as espécies mais indicadas para reproduzi-los em casa.

Folclore Vintage

Tendências de flores e plantas para 2023: Folclore Vintage | Imagem via funnyhowflowersdothat.co.uk

Inspirada nos anos 1970, a primeira coleção valoriza a diversidade e traz a ideia de estabelecer uma harmonia entre diferentes estilos. As referências para criar essa atmosfera incluem o folclore rural, as artes manuais, o patchwork e as padronagens florais delicadas, de forma a criar um visual caloroso e convidativo. Os arranjos propõem uma mistura de flores bem colorida e toques de plantas secas, numa combinação alegre e selvagem. Crisântemo, delphinium, kalanchoe e tulipa estão entre as variedades que se destacam nessa tendência. Azaleia, croton, ceropegia, prímula e sedum também compõem a lista de plantas que combinam com esse estilo.

Ode à natureza

Tendências de flores e plantas para 2023: Ode à natureza | Imagem via funnyhowflowersdothat.co.uk

A consciência ecológica e a percepção do efeito benéfico dos elementos naturais sobre o bem-estar orientam a tendência. É como se a natureza tomasse posse da casa por meio de materiais orgânicos e reciclados, desenhos irregulares, que fazem referência a troncos retorcidos e formações rochosas, além de tons inspirados em plantas e minerais, como o verde e o marrom. A proposta é fazer uso massivo da vegetação e criar uma verdadeira “urban jungle”, com flores e folhagens em tons de branco, amarelo, rosa e lilás, como alocasia, dracena e lírio.

Espaços em Camadas

Tendências de flores e plantas para 2023: Espaços em camadas | Imagem via funnyhowflowersdothat.co.uk

Morar em casas e apartamentos menores e mais funcionais é a principal alternativa hoje nos grandes centros urbanos. Essa tendência sugere a sobreposição de camadas como forma de expandir visualmente os espaços e torná-los mais aconchegantes. No uso de cores, a ideia é adotar os contrastes de claro e escuro, quente e frio e vibrante e esmaecido para passar a sensação de uma área maior. Divisórias móveis, como os biombos, e peças multiúso resolvem a necessidade de acomodar diferentes funções no mesmo ambiente. Os arranjos de flores também são organizados em camadas, com plantas de diferentes alturas. A trend aposta ainda em plantas fáceis de cuidar e movimentar, como suculentas e antúrios.

Coleção de memórias

Tendências de flores e plantas para 2023: Coleção de memórias | Imagem via funnyhowflowersdothat.co.uk

A tendência expressa a sensação aconchegante de voltar para casa. Com elementos nostálgicos, cores leves e a combinação de várias espécies, os arranjos assumem um visual delicado e poético. Rosa, cravo, dália, bromélia e gypsophila estão entre as flores indicadas para alcançar esse resultado, enquanto fícus e samambaia são opções de folhas verdes afinadas com o desejo de evocar boas lembranças. Aqui, o vaso ganha importância para reforçar o aspecto harmonioso do conjunto. Materiais com memória afetiva, como ágata, cerâmica, porcelana e zinco, colocam o objeto na sintonia ideal.

Independentemente dessas quatro tendências, ter flores e plantas em casa deixa a rotina mais leve, traz benefícios à saúde e se transformou num comportamento que veio para ficar. “Esse movimento está alinhado com a missão da Veiling Holambra, que é despertar bem-estar e emoção por meio das flores e plantas”, conclui Thamara.

O Veiling Holambra é o mais completo centro comercial e logístico do mercado nacional de flores e plantas. Com mais de 30 anos de tradição no setor, a cooperativa possui uma infraestrutura compatível com o que há de mais avançado no setor de perecíveis em todo o mundo. Seu moderno complexo inclui a informatização em sua totalidade com recursos exclusivos, como o pregão eletrônico, trazido para o Brasil em 1989, e os canais de vendas à distância e operações 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no universo da decoração, do design e da arquitetura? Assine nossa newsletter e receba notícias como esta em seu e-mail.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.