Exposta na DW!, a linha louças tem bordas finas, que aliam economia de recursos e design perene
Ona quer dizer “onda” em catalão, por isso o nome emprestado do mar simboliza bem a proposta do lançamento global da Roca em 2022: linhas suaves, que sugerem movimento e imersão na natureza.
Criadas pela equipe do Roca Design Center com a colaboração dos escritórios internacionais Noa Design, Benedito Design e Studio Cobalto, as louças da coleção utilizam a tecnologia exclusiva Fineceramic, que proporciona bordas ultrafinas (até 8 mm) sem comprometer a resistência e a durabilidade.
Além de favorecer a leveza visual, esse modo de fabricar reflete a busca constante da Roca por práticas sustentáveis. Pois há uma redução no consumo de material, o que evita a extração de recursos, e traz outros benefícios em cadeia: menos embalagens, otimização do transporte e diminuição nas emissões de carbono.
Sustentável? Desde 2013
A preocupação ambiental é algo que, na Roca, não vem de hoje. Já é um mindset transversal, introjetado em cada passo da empresa. Lançada em 2013, a tecnologia Fineceramic foi anteriormente incorporada às linhas autorais que a marca desenvolveu em parceria com designers brasileiros nos últimos anos, a exemplo das assinadas por Fernanda Marques, João Armentano e Ruy Ohtake.
Por isso, peças desses três arquitetos, ao lado das cubas da coleção Ona, compuseram a instalação preparada para a DW! 2022. No cenário original do Estúdio Guto Requena — um casarão tombado na região central de São Paulo — os produtos foram expostos em espaços que ressaltavam a associação entre design, tecnologia e sustentabilidade presentes nos modelos.
Vantagens
Louças fabricadas com a tecnologia Fineceramic são 40% mais leves e, ao mesmo tempo, 30% mais resistentes que as convencionais. A isso se soma uma maior racionalidade na produção, que se associa a outros aspectos. Um deles é o fato da porcelana ser um material de origem orgânica, empregado num processo que dispensa resinas tóxicas e não gera resíduos.
No caso da coleção Ona, a durabilidade também é consequência do estilo do design, que privilegia os traços simples, atemporais e que permanecem agradáveis ao longo do tempo. A linha ainda contempla soluções de economia de água em seus elementos que vão das banheiras freestanding às bacias sanitárias, passando pelos metais e acessórios.
Para todos os detalhes das peças, acesse o site da Roca. Quer ficar por dentro das principais novidades do universo do design, arquitetura e decoração? Clique e assine a nossa newsletter!
2 respostas
Qual modelo de torneira acompanha a Cuba?
Oi Betânia, os metais também são da linha Ona, veja mais neste link https://www.br.roca.com/ona/metais =)