BLOG / Vídeos

Fineceramic, da Roca, permite o desenvolvimento de cubas com estruturas finas e design minimalista

A origem do que hoje temos em nossos banheiros é antiga. Os banheiros públicos nasceram na Roma antiga, durante o governo de Vespasiano (69-79). Mas só quase 1.700 anos depois, o sistema de descarga sanitária à água seria inventado pelo relojoeiro Alexander Cummings e, aos poucos, incorporado ao vaso. Em paralelo, os lavatórios tornaram-se mais populares na Idade Média, ainda muitas vezes, sendo compostos por jarros e bacias.

Cuba Inspire com estrutura fina e design minimalista feita com a tecnologia Fineceramic® da Roca | Foto: Divulgação

Na atualidade, minerais como quartzo, feldspatos, calcários, caulim, argilas, zircônio e talco são usados na fabricação de louças sanitárias corriqueiras. E cada vez mais, tecnologias vêm sendo aplicadas a cubas e bacias: de aquecedores e duchas a inovações estruturais, como é o caso do Fineceramic, o material cerâmico compacto, leve e resistente desenvolvido pela Roca.

Inovação

O Fineceramic permite que sejam estruturadas superfícies extremamente finas, com cerca de 5 mm de espessura, sem que haja comprometimento da durabilidade ou da resistência. É possível moldar modelos de cubas esculpidas delicados, minimalistas e atemporais, que não poderiam ser concebidos com o fabrico tradicional.

À sutileza das linhas, Ruy Ohtake somou a incrível delicadeza da tecnologia Fineceramic®, em cubas com apenas 3 mm de espessura

Por hora, só há cubas produzidas com o material. Elas são até 40% mais leves e 30% mais resistentes que as comuns, isso porque, a superfície torna-se mais homogênea e, assim, mais resistente a produtos abrasivos.

Cuba da linha Horizon, assinada por João Armentano para a Roca | Fotos: Divulgação

Em 2021, a cuba Horizon Skyline 80, da Roca em parceria com o arquiteto João Armentano, venceu a categoria Product Design do iF Design Award. Além da coleção Horizon, os oito modelos de cuba da coleção Inspira são feitas com Fineceramic. Há modelos de sobrepor, apoio e suspensos, em versões quadradas, retangulares, redondas e ovaladas.

O arquiteto Ruy Ohtake assinou a primeira coleção da Roca criada por um profissional brasileiro. São quatro modelos de cubas, sendo três delas de apoio e uma de sobrepor, em cinco cores e com acabamentos brilhante ou fosco aveludado. Produzidas em Fineceramic, as peças têm bordas ultrafinas, com apenas 3mm de espessura.

Para conhecer as cubas com estruturas finas e design minimalista em detalhes, acesse o site da Roca. E para ter todas as novidades do mundo do design, assine a newsletter da DW!.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.