BLOG / Vídeos

Nova coleção da Donatelli homenageia pioneira da Bauhaus

Um dos tecidos do Projeto Gunta, para a Donatelli | Foto: Rodrigo Vargas

A Donatelli comemora 80 anos em 2023 com uma coleção preciosa, desenvolvida com todo o cuidado durante mais de dois anos. Batizada Projeto Gunta, a linha homenageia a designer alemã Gunta Stölzl, que ingressou na escola Bauhaus como aluna em 1920 e se tornou a primeira mulher a ser admitida como professora na instituição, bem como diretora de sua oficina têxtil. Para criar as padronagens inspiradas na obra dessa pioneira, a Donatelli convidou a artista Clarisse Romeiro, parceira da marca em diversas coleções. Antes, porém, a empresa buscou, e obteve, a autorização dos herdeiros da mestra tecelã para levar a ideia adiante.

Gunta Stöltz produzindo no tear | Foto: Divulgação
Gunta Stöltz produzindo no tear | Foto: Divulgação

Clarisse precisou mergulhar no universo da designer alemã, o que trouxe um aprendizado altamente enriquecedor. “Ao ingressar na oficina têxtil da Bauhaus, Gunta pegou a transição do tear manual para o industrial e teve um papel fundamental no aprimoramento das técnicas de produção de jacquard”, conta a artista. Acontece que esse modo de pensar um tecido era algo completamente novo para Clarisse. “Venho da estamparia artística. Faço desenhos e pinturas que depois se transformam em padronagens digitais. Tive que visitar fábricas e entender o maquinário. Por sorte, encontrei uma especialista que me ajudou a traduzir meus estudos para a complexidade do jacquard. Foi um trabalho coletivo”, explica.

Tecido do Projeto Gunta, da Donatelli, aplicado à poltrona com design da Ovo | Foto: Gabriel Arantes
Tecido do Projeto Gunta, da Donatelli, aplicado à poltrona com design da Ovo | Foto: Gabriel Arantes

Na troca de informações com a família de Gunta — a filha, Monika Stadler, e o neto, Ariel Aloni — Clarisse ganhou acesso a um acervo de textos e imagens até hoje visto por poucos. Com base nessas referências, ela incorporou a geometria e o colorido característicos da obra da designer alemã em seis desenhos seus, que chamou de “exercícios”: Trama, Urdume, Abstração, Modulação, Intersecção e Estrutura. Os padrões, devidamente aprovados pelos herdeiros, compõem os modelos de jacquard de algodão apresentados ao público na DW! A coleção honra o legado da mestra tecelã, que se empenhou para acabar com o estigma de “atividade feminina” ligado à produção têxtil, aproximando-a da arte moderna e do design industrial. “É um orgulho e uma alegria ver esse projeto materializado”, finaliza Clarisse.

Detalhes da aplicação de um dos tecidos desenvolvidos no Projeto Gunta, em poltrona com design da Ovo | Foto: Gabriel Arantes
Detalhes da aplicação de um dos tecidos desenvolvidos no Projeto Gunta, em poltrona com design da Ovo | Foto: Gabriel Arantes

Os tecidos do Projeto Gunta já estão disponíveis no showroom da Donatelli, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2113.

Confira mais notícias e novidades no nosso Instagram (@designweekendsp) e receba também em seu email – basta assinar nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.