BLOG / Vídeos

Milão: igreja desconsagrada recebe mostra que trata de objetos no limite entre sagrado e profano

Cascades of Light, Morghen

A Semana de Design de Milão sempre nos reserva boas surpresas quanto aos lugares que ocupa. Em 2022, por exemplo, a plataforma Alcova fez de um antigo hospital militar em Inganni seu foco. Este ano, o espaço escolhido foi o Ex-Macello di Porta Vittoria – ou seja – o antigo matadouro de Milão, construído entre 1912 e 14 e que promete se tornar um centro cultural muito em breve.

Não tão distante quanto esses sítios, é possível explorar a pé exposições que se alojam no claustro da Igreja Santa Maria del Carmine, construída em 1446, como é o caso da instalação Lumières, da marca de cristais Saint-Louis, ou na San Vittore e 40 Martiri, uma igreja desconsagrada no centro de Milão.

O lugar, construído originalmente no século 11, deixou de receber cultos no final do século 18 e, posteriormente, foi substituído pela igreja da Medaglia Miracolosa. Depois de ficar abandonada por algumas décadas, a construção de nave única passou a sediar eventos como concertos e – até – abrigou uma quadra de basquete.

Nesta Semana de Design de Milão, a San Vittore e 40 Martiri é o lugar da exposição organizada pela Galerie Philia que provoca designers de diversas partes do mundo – como a francesa Elsa Foulon e os chineses do estúdio Kar – para apresentar trabalhos que tratem dos limites entre sagrado e profano e do conceito de dessacralização através de objetos que antes tinham associações religiosas, mas agora são meramente funcionais e servem a nossa vida cotidiana.

A DW! traz algumas das peças que fazem parte de Desacralized. Faça essa viagem com a gente.

Cascades of Light, Morghen
Cascades of Light, Morghen | Foto: Courtesy Galerie Philia

Cascades of Light, Morghen

A instalação escultórica dos italianos do estúdio Morghen toma o centro da nave, transcende e sublima a importância de um candelabro histórico e oferece aos visitantes uma experiência transformadora de luz.

Oracle Bone Script Chair, Kar Studio | Foto:P Courtesy Galerie Philia
Oracle Bone Script Chair, Kar Studio | Foto:P Courtesy Galerie Philia

Oracle Bone Script Chair, Kar Studio

Feita de madeira de freixo, a cadeira do Kar Studio é inspirada em um manuscrito da Dinastia Shang, um dos mais antigos da China.

Nautile I, II e III, Elsa Foulon | Foto: Courtesy Galerie Philia
Nautile I, II e III, Elsa Foulon | Foto: Courtesy Galerie Philia

Nautile I, II e III, Elsa Foulon

Em suas esculturas luminosas, a artista Elsa Foulon explora as conchas, um motivo onipresente na iconografia do Cristianismo e da história da arte.

Dining Table, Arno Declercq | Foto: Courtesy Galerie Philia
Dining Table, Arno Declercq | Foto: Courtesy Galerie Philia

Dining Table, Arno Declercq

Presente em momentos como a Santa Ceia, a mesa de jantar em grande escala é a peça escolhida por Arno Declercq, que usa o branco pela primeira vez em seu trabalho.

Fountain with stone (petrified Wood), Pierre de Valck | Foto: Courtesy Galerie Philia
Fountain with stone (petrified Wood), Pierre de Valck | Foto: Courtesy Galerie Philia

Fountain with Stone (Petrified Wood), Pierre de Valck

Pierre de Valck escolheu a fonte com um fóssil de uma floresta nos arredores de Liége, na Bélgica, com cerca 55 milhões de anos para simbolizar a mudança de vida.

A mostra Desacralized é a terceira de uma trilogia organizada pela Philia que trata sobre o sagrado. Segundo Ygaël Attali, diretor da Galerie Philia e curador da exposição: “Os objetos testemunham o passado, carregam memórias e sua função é definida pela época em que foram criados. Objetos sagrados têm todas essas qualidades, mas também transcendem sua fisicalidade para adquirir um valor espiritual e simbólico. Dessacralized é a terceira e última das nossas exposições em Milão explorando o tema da sacralidade e procura questionar a noção de dessacralização, tanto em relação as suas manifestações emocionais quanto espirituais”.

Novidades sobre o I Saloni e a Semana de Design de Milão você vê aqui no Blog e no Instagram da DW!. Para receber notícias frescas diretamente no seu email, não deixe de assinar nossa newsletter.

Serviço
Local: San Vittore e 40 Martiri, Viale Lucania, 18, Milão
Data: de 18 a 23 de april de 2023

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.