Quando Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello procuraram o arquiteto, designer e amigo de longa data Léo Shehtman (na foto com Claudia), eles estavam isolados há meses em uma chácara no interior de São Paulo, devido à pandemia. “O tempo em contato com a natureza fez com que quisessem ter uma horta, onde pudessem plantar o que comiam de forma orgânica e sustentável. Para isso, precisariam de uma casinha neste jardim. Foi assim que começou – e não imaginávamos que o projeto tomaria a proporção e majestade que tomou”, completa Léo.
Foi assim que surgiu a casa com cerca de 1700 m² localizada na área rural de Bragança Paulista, a 85km da cidade de São Paulo. O projeto foi desenvolvido com a intenção de utilizar o máximo possível de acabamentos e materiais sustentáveis, contando com diversas soluções inteligentes de mobiliário fixo e complementos de alta qualidade da Dell Anno. Além dessa premissa, a visão do projeto se baseia na valorização do design autoral brasileiro na ambientação.
As paredes da casa foram desenhadas com tijolos refratários, que têm a função de captar o calor no inverno e mantê-lo dentro da casa. No verão acontece o contrário, os brises impedem que o sol penetre tão incisivamente no interior da casa e as paredes preservam a temperatura. “Dessa forma, o gasto de energia para manter os espaços climatizados é muito menor. Além disso, os painéis solares cumprem a função de aquecer a água que alimenta toda a casa”, detalha o arquiteto.
A natureza ao redor é uma importante protagonista na casa de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. “Procuramos manter a vista nos interiores e criar ambientes que sejam, de fato, integrados”, destaca Léo. Diante da inclinação do terreno, a solução foi criar três pavimentos com a entrada pelo meio, com um amplo corredor que dá acesso a um cinema para 24 pessoas, um escritório e um quarto de hóspedes.
Construído em mezanino, o pavimento convida a descer a dramática escada helicoidal, em estrutura metálica, que leva ao andar inferior com living, jantar e espaço gourmet integrados, além de piscina, academia e um estúdio de dança com camarim.
O terceiro andar, por sua vez, abriga toda a ala íntima, com suítes voltadas para a mata ou para a represa. Os acabamentos madeirados, têxteis e em lâminas naturais da marcenaria Dell Anno são um diferencial em painéis, cozinha, cristaleiras, bufês, armários, closets e outros elementos essenciais. Este conjunto cria uma base contemporânea ideal para receber e enaltecer o acervo pessoal de mobiliário do casal e as peças adquiridas para a novíssima residência da família.
No total, o processo de criação e construção da obra levou 2 anos, a partir daquele sonho original de ter uma casinha para aproveitar aos finais de semana. “Durante a pandemia, junto com a Claudia e o Jarbas, pude me aprofundar no design brasileiro e desenvolver tudo com muita calma, amor e carinho”, afirma o arquiteto Léo Shehtman.
Curtiu essa matéria? Para saber de todas as novidades do universo do design, siga a gente no Instagram em @designweekendsp e assine nossa newsletter para receber outras notícias por email.