Da pequena fábrica fundada em 1945 por João da Mata Nogueira, em Carmo de Cajuru, Minas Gerais, a Lider (@liderinteriores) se transformou em oito décadas numa das principais empresas brasileiras de mobiliário de alto padrão, dona de uma trajetória em que inovação e tradição andam lado a lado. A marca alia tecnologia industrial de ponta e manufatura artesanal e se destaca pela linguagem que valoriza as raízes brasileiras e a produção autoral contemporânea.
Atualmente, a Lider dispõe de cinco unidades fabris, cerca de 1.500 colaboradores, 19 lojas próprias e uma rede de 130 revendedores autorizados em todo o Brasil. Móveis para áreas internas e externas, planejados feitos sob medida, tapetes, objetos e colchões compõem o mix da empresa – 90% dele fabricado internamente.
A autonomia produtiva reflete o espírito desbravador de João da Mata, que trabalhava como lustrador numa marcenaria até decidir montar sua própria fábrica. Pouco tempo depois, ele inaugura a primeira loja, em Mateus Leme, chamada Mobiliadora Lider. Em 1999, a marca começa a produzir espumas e colchões.





A mudança de nome para Lider Interiores acontece em 2006. Outro passo importante vem em 2014, quando se inicia a parceria com o estúdio Nada Se Leva, dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, responsável pela direção criativa, o que envolve a curadoria e o desenvolvimento de novas coleções. Daí em diante, a identidade da marca fica profundamente associada à brasilidade e ao design autoral.
Dentro da fábrica, o Estúdio Lider, coordenado pela designer Glauciene Duarte, reúne um grupo multidisplinar de profissionais para garantir que cada peça passe por uma avaliação rigorosa de aspectos como ergonomia e viabilidade técnica antes de entrar em produção. Glauciene acaba de completar 50 anos de empresa, numa prova de que a longevidade da Lider está fundamentada em talento e dedicação.
Para ver de perto as peças criadas pela Lider, vá à flagship da marca, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 813, aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Para receber conteúdos como este em primeiríssima mão, assine a newsletter da DW!.