Lúdico e irreverente, moderno e contemporâneo. As quatro palavras estão estampadas no site do Mula Preta (@mulapreta) e são precisas para caracterizar o design sofisticado assinado por André Gurgel e Felipe Bezerra, criativos potiguares por trás da marca.
Na DW! Semana de Design de São Paulo, o estúdio revela o pré-lançamento da coleção Celeiro, inspirada na arquitetura vernacular e na essência dos materiais. A primeira fase da linha inclui mesa de jantar, mesa de centro, mesa lateral, bar e cadeira, e será ampliada ao longo de 2025 com novos produtos, incluindo luminárias. Cada peça transmite a robustez e a funcionalidade dos celeiros em móveis que equilibram forma, função e sofisticação.
A geometria pura é o fio condutor das linhas retas e dos volumes sólidos, que remetem às construções rústicas, reinterpretadas com um olhar contemporâneo. A marcenaria artesanal se destaca no uso de madeira maciça, pedras naturais, metal e acrílico, reforçando a identidade do Mula Preta e sua busca pelo design essencial.
O grande destaque do pré-lançamento é a mesa Celeiro, que sintetiza o conceito da coleção. Com tampo de mármore branco e pés robustos de madeira maciça, a peça estabelece um diálogo entre a tradição construtiva e a inovação no design. Os detalhes geométricos nos encaixes da madeira evocam as conexões estruturais dos celeiros tradicionais, reinterpretadas de forma minimalista.







O anúncio da nova coleção coincide com um momento especial para o Mula Preta: a flagship da marca completa cinco anos. Desde a sua inauguração, o espaço se consolidou como um ponto de referência para o design autoral, reunindo peças icônicas e criações inovadoras, que trazem o olhar afiado de Gurgel e Bezerra para a fusão entre funcionalidade e expressão artística.
E uma curiosidade sobre o nome Mula Preta: ele vem de uma canção de Luiz Gonzaga (1912-1989). Enaltecendo suas raízes, conectando-as sempre ao desenho contemporâneo, o estúdio tem colecionado prêmios desde sua criação em 2012. Já conquistou, por exemplo, diversas edições do A’Design Award e o iF Design Award, este em 2023, com as mesas de centro Garoto e de xadrez, Gambito.
Para ver de perto as novidades do Mula Preta, visite a loja na alameda Gabriel Monteiro Da Silva, 289. O estúdio está aberto de segunda a sexta, das 10h às 19h e, aos sábados, das 10h às 14h.
Para receber mais novidades sobre o universo do design, diretamente no seu email, assine a newsletter da DW!.