Foram 14 dias de programação intensa, com 415 eventos realizados por 132 expositores em 8 Distritos de Design! Foi a maior edição da DW! Semana de Design de São Paulo em número de eventos, realizados de 10 a 23 de março. Tivemos lançamentos, exposições, feiras criativas, mostras, palestras, instalações, oficinas, cursos e uma série de outras experiências memoráveis. E mais: a diversidade de temas abordados chamou a atenção este ano, incluindo sustentabilidade, economia circular, questões ligadas às heranças culturais, meio ambiente e, claro, muitos bate-papos e ações conectadas ao universo Mãos e Máquinas, que inspirou nossa identidade visual na edição 2025.
Se você, assim como o time DW!, já está com saudades do festival, vem dar uma olhadinha no que rolou e nas novidades que se estendem pelo ano nesta retrospectiva especial! Confira.
Docol
Visitas guiadas pelo showroom apresentam os lançamentos da Docol (@docoloficial) e os produtos assinados do Projeto Domos, nascido em 2018, e que reúne desde então novas criações de grandes nomes da arquitetura e do design Uma delas é a peça escultural desenvolvida pelo arquiteto Alan Chu, que remete às brincadeiras com mangueira no quintal.
A Casa Docol é uma atração em qualquer momento do ano, pelo conteúdo que abriga. Mas, durante a DW!, o espaço ganha um atrativo adicional com ações como a instalação artística inspirada na fluidez da água, assinada por Jean Smekatz, e os DW! Talks, que movimentaram o QG oficial da DW! com discussões e debates entre nomes de peso do arqdecor.

Esse ano, passaram pelo palco: Amanda Ferber, Zanini de Zanine, Lucila Turqueto, Patricia Pomerantzeff, Thais Lauton, Fernando Vidal, Guto Requena, Mariana Simas, Mica Rocha, Baba Vacaro, Bloco Arquitetos, Carlos Fortes, Maurício Brandão, Renata Tilli e Vera Oliveira. Os assuntos passearam por temas desde o futuro do morar até o protagonismo do design e da arquitetura brasileira no exterior.
Para quem passa pelo espaço conceito agora, fica a dica de curtir os lançamentos Docol, acerca da tendência All Black para cozinhas. Entre os destaques, o acabamento DocolChroma nas versões Ônix e Grafite.
Mekal
A Mekal (@mekalbrasil) trouxe na DW! SP 2025 a solução para otimizar o espaço sobre a bancada e facilitar a realização de tarefas na cozinha: a cuba Gourmet Match Duo-DG 840 conta com de dois níveis de altura para o uso de acessórios de apoio.

Produzida em aço inox com acabamento escovado exclusivo, traz pintura total no verso da peça e detalhes refinados, além três novos acabamentos que podem ser aplicados em superfícies planas, como portas e frentes de gavetas de mobiliários.
Peugeot
A Peugeot (@peugeotbrasil) apresentou na 14ª DW! SP as três versões mais modernas de seu portfólio: o hatch 208 e o SUV 2008, ambos em suas versões GT, além do elétrico E-2008. Além de test drives dos modelos, a Marca do Leão propôs uma intervenção inovadora e conectada ao tema da comunicação visual da DW!, Mãos e Máquinas.

O Drive to Create construiu obras de arte digitais generativas. Ao dirigir um Peugeot na alameda Gabriel, os dados do percurso eram capturados por IA, e um programa criado pelo artista e doutor em ciência da computação, Marcelo Prates (@marcelo.o.r.prates), os transformava em imagem. A peça visual também era recebida, sem segundos, pelo participante via Whatsapp. A compilação desses muitos trajetos também gerou um arte coletiva, também exposta no showroom do Mula Preta.
Outra proposta da Peugeot foi disponibilizar seus carros para favorecer a mobilidade dos visitantes da DW! na alameda Gabriel. Este ano, foi possível pegar uma carona e conhecer de perto a experiência de utilizar um dos veículos da marca, para vencer as distâncias entre as atrações deste Distrito de Design do festival.
Breton
A Breton (@bretonoficial) trouxe à DW! SP 2025 ações em três lojas estratégicas para a marca – D&D Shopping, na Alameda Gabriel e no Lar Center. Na primeira, foram lançados doze modelos de cadeiras assinados pelos arquitetos Marcos Duailibe e Ana Catarina Léda, do escritório MC + Design, e pelo designer Ilmar Dressel. O laço entre elas é a estrutura de madeira e formas atraentes e ergonômicas.

Já nos showrooms da Alameda Gabriel e do Lar Center, o destaque é a mostra Breton Signature, em cartaz até 31 de março, que pode ser acessada em displays pelas lojas. Na Gabriel, os ambientes virtuais que aplicam o mobiliário autoral de alto padrão da marca têm como criadores o Studio Roca e os arquitetos Gabriel Rosa, Larissa Perna, Mayara Cla e Natasha Haddad – da MN Arquitetura + Interiores, Renan Altera, Rogério e Eleonora Perez, e Suzana Schermann.
Já no Lar Center, os projetos ficam a cargo das designers de interiores Daniela Brito e Isabel Leite, dos arquitetos Elaine Orosco, Giancarlo Filgueiras e Larissa Suzuki, e da arquiteta e lighting designer Patrícia Duccini. Para quem não está em São Paulo e quer curtir um pouco dessas criações, os espaços podem ser acessados em Breton Signature.
Florense
O que se espera de uma collab entre a Florense (@florenseofficial) e o estúdio italiano Pininfarina? O bar Arco, apresentado em 2024, ganhou novas cores exclusivas, lançadas nesta edição do festival: Aria, Bosco, Mare e Terra.

Arco, a gente aposta, é um desejo iminente para uma casa em festa: seu sistema de elevação exclusivo pode revelar, em um simples toque, garrafas, copos e taças, colocando a morada no modo celebração num piscar de olhos. Arco foi premiado com um Good Design Award, um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais de design.
Lumini
A Lumini (@_lumini) levou à DW! SP lançamentos de luminárias com curadoria de Clarissa Schneider. Assinada pelo designer Fernando Prado, a linha Ora Bolas apresenta três versões que se baseiam em esferas leitosas e luminosas encaixadas em estruturas de madeira.

Já a arandela Tempo, criada por Claudia Moreira Salles, conta com camadas metálicas circulares e sobrepostas, formando um halo de luz difusa, enquanto um ponteiro central permite o ajuste da intensidade de luz e da temperatura de cor, remetendo a um relógio. A Lumini também reeditou a luminária de chão Cavaled (2023), assinada por Claudia.
Etel
A Etel (@etel.design) e o escritório italiano de arquitetura Marco Casamonti / Archea Associati se uniram para trazer ao Brasil a exposição Tributo: A Arquitetura como Forma de Diálogo, durante a DW! SP 2025. Exibida inicialmente na Galerie d’Architecture, em Paris, a mostra eleva a contribuição dos clientes para a realização de projetos e propõe uma reflexão sobre os impactos da arquitetura no ambiente urbano e na sociedade.

As obras que transpõem e materializam esse conceito são do Archea: a Vinícola Antinori, o Viola Park, a Fábrica da Ferragamo – todos na Itália; a vietnamita Kiss Bridge; o Estádio Nacional, na Albânia, e Instituto de Design de Energia Elétrica da China Oriental. Tanto Etel como Archea possuem uma trajetória de mais de 30 anos, sendo referência no mercado internacional pela entrega de produtos e projetos originais, inspirados pela natureza e pelos grandes mestres da arte e da arquitetura mundiais.
Mula Preta
O estúdio de design Mula Preta (@mulapreta) equilibra em seu traço a criatividade, a irreverência, a originalidade e referências à arquitetura vernacular. O resultado é um design premiado mundialmente, como é o caso das mesas de centro Garoto e de xadrez Gambito, que conquistaram o iF Design Awards.

Na DW! SP 2025, o destaque vai para a prévia da coleção Celeiro, cujas peças trazem em comum a inspiração em construções populares e suas estratégias inteligentes de encaixes. Vale conferir na loja o bar suspenso, as mesas de centro e apoio, que combinam materiais como madeira e mármore em sua fabricação. Novas peças, incluindo objetos e luminárias, prometem completar a coleção ao longo do ano.
Cosentino
Durante a DW! SP 2025, a Cosentino (@cosentinocitysaopaulo) realizou Untold, instalação sob curadoria do arquiteto e artista visual José Ricardo Basiches e do designer industrial carioca Brunno Jahara. A intervenção ressignificou o uso de materiais e apresentou o potencial ilimitado das superfícies ultracompactas da marca. Dekton® e Silestone® assumiram formas inesperadas, que provocaram reflexão e inspiraram a percepção de texturas, volumes e composições vanguardistas.

No showroom, uma das peças em destaque foi a cadeira DÃO, assinada por Basiches, feita com Silestone Arcilla Red. A Cosentino indica como tendência, também, o chamado estilo wabi-sabi, que contempla e valoriza a beleza do que é considerado imperfeito. A estética dialoga com essa nova forma de ver as superfícies.
Marel
A Marel (@marelgabrielmonteiro) é uma referência em móveis planejados e personalizados que apresenta suas soluções em três andares repletos de inspirações, com projeto arquitetônico e de interiores do escritório Tufi Mousse Arquitetura. Entre os destaques estão a cozinha vitrine, o hall banho e o primeiro pavimento, que exibe um mix de materiais versáteis e sofisticados.

Os ambientes destacam alguns dos acabamentos disponíveis como Tellus, Millano, Grafit, Pegasus, Noce, Moka, Suede, Tramonti, Seda, Legno Naturale Nogueira, Laccato Camoscio e Laccato Acquala. Além de portas de correr reflecta, da Cinex. Cada ângulo do showroom reflete o cuidado da Marel Design Mobili e dá a ideia do que pode ser feito em espaços de morar, conviver e trabalhar.
Grecco
A Grecco (@greccoad) é reconhecida pela fusão entre design inovador e funcionalidade para criar ambientes que contam histórias individuais, marcadas por qualidade, inovação e cuidado. Na DW! SP, a marca lançou sua nova linha de acessórios e ferragens, desenvolvida para tornar ainda mais exclusivos o mobiliário e os ambientes criados.

A linha de acessórios conta com suporte para cabide, placa com logo, torre de tomadas, tulhas, bandejas e puxadores Obispa. Cada um desses elementos faz toda a diferença para a personalização do mobiliário, oferecendo o máximo de beleza e conforto. A Grecco também lançou durante o festival a linha Sign, de iluminação.
JRJ Tecidos
Há três décadas, a JRJ Tecidos (@jrjtecidos) tece memórias e transforma ideias em arte e registra marcos, como o uso do jeans para a decoração e o desenvolvimento das lonas sustentáveis. Os 30 anos da JRJ começaram a ser comemorados durante a DW! SP, com o lançamento da coleção Gerações – A Herança do Tempo e da Terra.

A proposta para os tecidos traz como ponto de partida a fusão de duas culturas milenares — a italiana e a libanesa – e homenageia o legado que passa de pai para filha, celebrando a continuidade, o pertencimento e a identidade. As novidades podem ser vistas no showroom, bem como o acabamento exclusivo Washed, desenvolvido para preservar a a alta qualidade e a integridade de cores e texturas, mesmo após processos de lavagem e secagem.
Mais Finishings
Responsável pela curadoria exclusiva de revestimentos nacionais e internacionais, louças e metais a Mais Finishings (@maisfinishings) apresentou ao público da DW! SP novidades do segmento focadas em inovação, design e qualidade.

A marca promoveu duas mostras que tiveram lugar no showroom da Alameda Gabriel. Mais Arte | Mais Design, organizada pela dupla Victor Niskier e Mariana Monnerat, recebeu os designers Aline Bergson e Gustavo Bittencourt para um preview de tendências para o FuoriSalone, em Milão.
Já a exibição Mais do que Arte, assinada pelo designer Leonardo Bueno, convidava o público a mergulhar em uma experiência sensorial baseada em materiais que parecem rígidos ou pesados, mas que revelaram leveza e movimento nos espaços das lojas da marca na alameda Gabriel e no Pacaembu.
Novo Ambiente
A Novo Ambiente (@novoambiente) recebeu a DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia) para uma ação conjunta durante a DW! SP 2025. Ambas as marcas trouxeram lançamentos de peso para ambientes internos e externos.

Para a Novo Horizonte, o designer Mauricio Marquez assina a Coleção Brasiliana, com poltronas em homenagem à fauna e à flora brasileiras. Já o Estúdio Fresa, de Marcelo Salum e Frederico Cruz, captaram o estilo e a informalidade dos botequins, em uma coleção neles inspirada que leva três materiais basilares: madeira, metal e tecidos nobres.
Para DonaFlor, Andrea Nocchi apresenta Vela, uma espreguiçadeira que também pode ser usada como quebra-vento ou biombo; e o Estúdio Ninho, dos designers Gabriela Kuniyoshi e Vinícius Lopes, assina a coleção Vinco com módulos de assento com e sem braços, pufes, poltronas, chaises, mesas e até luminárias. Todos desenhados para serem combinados de forma fluida e em configurações diversas.
DonaFlor
A DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia) apresentou novas coleções, que ganharam exposição na Novo Ambiente, com cenografia especial e experiência pensada pelo Studio Lab.o.
A coleção de elementos modulares Vinco – com assentos com e sem braços, pufes, poltronas, chaises, mesas e luminárias –, desenvolvida em parceria com o Estúdio Ninho, combina elementos leves que podem compor diferentes espaços e momentos. Seu design é pensado para conectar, acolher e transformar. Os destaques são o sofá modular com luminária embutida e as mesas ripadas em madeira e em concreto.

Outra novidade, grande aposta da marca nesta temporada, é Vela, assinada pelo designer Andrea Zanocchi. A espreguiçadeira é resultado de uma série de inovações no desenho e no projeto, para produzir soluções multifuncionais para ambientes ao ar livre. Seu projeto 4 em 1 se desdobra e, além da função espreguiçadeira, a peça pode ser usada como biombo, guarda-sol e corta-vento.
Sérgio Gonçalves Galeria
A Sérgio Gonçalves Galeria (@sergiogoncalvesgaleria) estreou no festival com a exposição coletiva Ars, Artis. Techne, Digitalis. A mostra explorou o impacto das mídias digitais na arte contemporânea, em diálogo próximo com o tema do festival, Mãos e Máquinas. Os artistas Abraham Palatnik, Bruce McLean, Cruz-Diez, Iván Navarro, Julian Opie, Martha Boto e Yutaka Toyota emprestaram sua leitura à investigação e à interseção entre a arte, a tecnologia e a criatividade proposta pela curadoria.

Todas as obras reunidas utilizam a tecnologia como ferramenta de expressão, da realidade virtual à inteligência artificial, passando pela programação e o design digital. A mostra fez os visitantes repensarem fronteiras, bem como considerar as implicações éticas e estéticas da criação digital.
Celdom
A Celdom (@celdom_oficial) fez uma mudança e tanto no seu showroom: reestruturou sua fachada que agora se abre em uma vitrine, para apresentar de forma conceitual as novidades em soluções premium para cozinhas e espaços gourmet. Uma tradição da curadoria, que desde 1980 equipa a cozinha dos sonhos dos clientes com inovação e estilo.

Para festejar a mudança, a Celdom recebeu em três jantares exclusivos 30 arquitetos, que foram jurados de uma disputa culinária especial entre os chefs Ygor Lopes e Walkiria Fagundes. A dupla preparou menus utilizando uma seleção de equipamentos Celdom, evidenciando como a precisão e a sofisticação dos produtos elevam a arte de cozinhar.
“Acreditamos que cozinhar é uma experiência que envolve todos os sentidos e queremos que os arquitetos sintam isso na prática, explorando o máximo potencial dos nossos produtos”, afirma Jander dos Anjos, diretor da Celdom.
Fahrer
Quem passou pelo showroom da Fahrer (@fahrerdesign) durante a DW! SP, encontrou o percurso criativo dos designers Heloisa Samaia e Sergio e Jack Fahrer na exposição O Caminho do Design, em três andares da loja. Com base em um design que valoriza o bem-feito à mão, as relações humanas, a produção brasileira e o respeito ao tempo das matérias-primas, a Fahrer coleciona prêmios.

Exemplos são o banco DC3, reconhecido pelo A’Design Award e a coleção Conexões, que aposta no uso de tubos e conexões para criar mobiliários inovadores e funcionais, premiada pelo IDA – International Design Awards. O visitante também viu de perto a linha Vougan, produzida em parceria com a Docol, que recebeu o iF Design Award.
Cinex
A flagship da Cinex (@cinexinovacao) elevou a pausa para o cafezinho a outro patamar durante a DW! SP. Em ação exclusiva para convidados, a bebida era preparada em uma das incríveis máquinas de café Storm, da empresa Astoria. O design, premiado pelo German Design Award, em 2019, é de autoria dos irmãos Adriano, diretores criativos da Cinex.

Mais que a beleza criativa e o apreciar de um bom café, a marca também lançou as novas coleções em suas especialidades: vidro e alumínio. Metalli reúne acabamentos em vidro com estampas que simulam a ação do tempo sobre o metal, criando efeitos únicos. A linha Sole, por sua vez, encanta com a união do vidro e a trama metálica, proporcionando um espetáculo de luz. Quem passar pela loja a qualquer tempo, pode ainda conhecer de perto algumas peças fundamentais da Cinex, como Ordine e Coifa Pura.
Placci by Piramide
Durante a DW! SP 2025, a Placci (@placci_official) – há mais de 30 anos projetando espaços planejados para residências ou espaços corporativos – promoveu ações que tinham como foco a gastronomia e o bem-estar à mesa. A mostra Porcelana Paulistana também fez parte da programação e contou com peças assinadas por artistas e designers, que expressam os diversos jeitos de morar.

Outro evento que movimentou o espaço foi o Food & Design, em parceria com a plataforma de conteúdo e relacionamento Cidad3 (@cidad3). Palestras, bate-papos, degustações e cooking shows surpreenderam com os temas e tendências mais relevantes no mundo do design, do food design, da gastronomia e da decoração.
Itens Collections
A itens (@itens_), marca de iluminação especializada na promoção do design autoral brasileiro, produzido em pequenas fábricas e comunidades de artesãos, deu início à comemoração de seus 10 anos durante a DW! SP. A marca apresentou suas novas coleções de luminárias assinadas por designers mulheres, que fortalecem o traço e o espaço feminino no mercado criativo brasileiro.
Natalia Scarpati, Mariana Prestes e Fernanda Peçanha são as autoras das novidades. Casquinha, criada por Natalia, nasceu da observação do cotidiano e tem nas casquinhas de sorvete o ponto de partida criativo com cúpulas sobrepostas.

Vida, com desenho de Mariana, estava em estudo desde 2021 e se inspira no Cardeal-Amarelo, ave em extinção na região Sul do País. As hastes representam o racional, enquanto a natureza é simbolizada pelo ponto de luz, como nas alvoradas e entardeceres. Os traços mais orgânicos fazem lembrar as coxilhas, colinas típicas dos pampas.
Por fim, Hibisco – projetada por Fernanda – surgiu de um simples copinho de café, cuja forma remetia à delicadeza das pétalas de um hibisco. A flor deu corpo às luminárias tecnológicas, com formas geradas por impressão 3D. O revestimento em couro foi cuidadosamente manuseado por um mestre artesão.
789 Design
A 789 Design (@7oito9_design) completou seu primeiro ano em janeiro e estreou na DW! SP 2025. O espaço teve como atração Entrelace, instalação luminosa que conectava o mobiliário nacional, a cultura e a identidade brasileira pela luz.

A marca é pautada pelo olhar de curadoria e pela seleção de mobiliário e objetos brasileiros contemporâneos. E uma curiosidade sobre o nome da 789 Design: ele vem do início do código de barras presente em todos os produtos fabricados no Brasil. Com estes mesmos dígitos, a loja reafirma o compromisso de valorizar a grande trama cultural do país.
Concept 756
A Concept 756 (@concept_756) inaugura, durante a DW! SP, um endereço com soluções completas para a casa. O novo espaço reúne nove marcas e vem totalmente ambientado pelas diversas soluções que cada uma oferece, simulando uma casa funcional com projeto da arquiteta Joia Bergamo.

Climatização, automação, motorização para esquadrias, brises e outros elementos arquitetônicos, portas blindadas, itens de decoração, molduras, mármores, marcenaria e iluminação se conectam em um mesmo espaço, no coração da alameda Gabriel.
Gostou de reviver alguns dos melhores momentos da DW! SP e saber o quanto você ainda pode curtir e descobrir mesmo depois do festival? Pra não perder outros conteúdos com novidades, siga nosso perfil no Instagram e assine a newsletter da DW!.