Foram 14 dias de programação intensa, com 415 eventos realizados por 132 expositores em 8 Distritos de Design! Foi a maior edição da DW! Semana de Design de São Paulo em número de eventos, realizados de 10 a 23 de março. Tivemos lançamentos, exposições, feiras criativas, mostras, palestras, instalações, oficinas, cursos e uma série de outras experiências memoráveis. E mais: a diversidade de temas abordados chamou a atenção este ano, incluindo sustentabilidade, economia circular, questões ligadas às heranças culturais, meio ambiente e, claro, muitos bate-papos e ações conectadas ao universo Mãos e Máquinas, que inspirou nossa identidade visual na edição 2025.
Se você, assim como o time DW!, já está com saudades do festival, vem dar uma olhadinha no que rolou e nas novidades que se estendem pelo ano nesta retrospectiva especial! Confira.
Distrito Centro e Paulista
LENVIE
Qual o poder de um perfume? Criar memórias, ativar sensações, tecer emoções, trazer bem-estar. Para ambientes, perfumes criam referências instantâneas. Lumière, eleito perfume oficial da DW! em 2024, protagonizou a instalação que a LENVIE (@lenvie_parfums) criou na Galeria Metrópole na edição 2025 do festival.

O público que passou por ali viveu uma experiência olfativa e sensorial, no espaço projetado pelo escritório de arquitetura Forma\011, traçado por linhas curvas e superfícies que remetiam ao reflexo do sol sobre a água, das lembranças do perfumista neozelandês Isaac Sinclair, criador da fragrância.
Senac São Paulo
Conhecimento prático aliado ao debate sobre temas sensíveis ao design e suas adjacências foram a tônica da programação da Arena de Conteúdo Senac, instalada pelo segundo ano consecutivo, na Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, durante a DW! SP 2025.
O Senac São Paulo (@senacsaopaulo) promoveu oficinas de terrários e kokedamas com Letícia Borém, Hamilton Silva Fonseca e Talita Peron e trouxe as falas de Adriane de Luca, Aline Ribeiro, Ana Carolina Ferreira Mendes, Ana Paula Coelho de Carvalho, André Biselli Sauaia, Artur Katchborian, Carmela Rocha, Cinthya Colige, Lu Belinato, Marcella Ocke, Rodrigo Gutierrez, Ton Guedes e Walter José Ferreira Galvão para contextualizar e discutir assuntos como o habitar contemporâneo e o neurodesign, em uma série de palestras e bate-papos.

Para quem foi à Galeria durante a DW! SP, a intervenção artística O Corpo Desenha o Espaço apresentou o resultado da oficina de projeto realizada por estudantes do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac Santo Amaro – um aprendizado baseado na experimentação e no trabalho colaborativo.
Electrolux
A Electrolux (@electroluxbr) convidou a arquiteta Clara Nahas para criar uma curadoria de atrações pelos mais de 400 eventos da programação da DW! SP 2025. As sugestões foram organizadas em três circuitos, Alameda Gabriel, Barra Funda + Santa Cecília e Centro, e combinou exposições, instalações e lançamentos que traduziam os pilares Electrolux: design, sustentabilidade e pessoas em primeiro lugar. Os materiais foram publicados no perfil do Instagram da DW! e você pode curtir o conteúdo ainda, aqui.

A marca também aplicou sua expertise ao montar uma cozinha funcional – inteiramente na cor preta – no Edifício Misericórdia, que teve como atração a ativação Mãos e Demãos. Mostras de arte, design, feiras e espaço gastronômico, comandado pelo chef Rodrigo Freire, do restaurante Preto Cozinha (@preto.cozinha), se combinam no endereço que está em processo de retrofit pela Somauma (@somauma.br).
LinBrasil
Editora do mobiliário de Sergio Rodrigues desde 2001, a LinBrasil (@linbrasilsr) se dedica exclusivamente à obra do designer, com um portfólio de 56 móveis fundamentais, que representam seis décadas de produção.

Na DW! SP, a LinBrasil realizou uma exposição com ícones desenhados por um dos mais reverenciados designers do país, em um estande no BoomSPDesign (@boomspdesign). Gisèle Schwartsburd, CEO da LinBrasil e presidente da BRADA – Associação Brasileira de Design Autoral, conta em entrevista exclusiva à DW! que, em 1999, se deu conta de que as criações de Sergio simplesmente não estavam disponíveis no mercado e resolveu se dedicar totalmente à empreitada. Leia a entrevista na íntegra.
Distrito Shopping Lar Center e Norte
Lar Center
A interação entre a criatividade humana, o interesse pelo bioma da Serra da Cantareira e as possibilidades digitais guiaram a exposição Sementes do Amanhã, destaque da programação do Shopping Lar Center (@larcenter_) para o festival.

Criada pelo designer e diretor de arte Flávio Sadalla (@studiosadalla) e co-criada pelo artista VJ Scan (@vjscan), a instalação sensorial convidava o espectador a interagir com um painel LED que se modificava por meio de sensores que captavam os movimentos do corpo, com um auxílio de um tapete.
Na tela, elementos gráficos flutuantes se transformam, de modo fluido e orgânico, em imagens de espécies da Serra da Cantareira. A obra faz referência ao paisagismo do Bioma Cidade Center Norte, de autoria do botânico Ricardo Cardim (@cardim_paisagismo), a ser lançado em breve, como o primeiro empreendimento residencial do projeto Cidade Center Norte.
Distrito Santa Cecília, Barra Funda e Higienópolis
Studio+
A contribuição de designers que imigraram para o Brasil e aqui fizeram seu lar e criações foi o tema escolhido pelo Studio+ (@studiomaismoveis) para a exposição Olhar estrangeiro, alma brasileira, na DW! SP 2025. A mostra celebra os 25 anos da marca e reúne os trabalhos de Carlo Hauner, Martin Eisler e Pedro Useche, cujas trajetórias estão entrelaçadas à história do mobiliário nacional.

Uma das peças escolhidas é a poltrona Forma, resultado da colaboração entre Pedro Useche e Studio+, que celebra a trajetória de três décadas de Useche no país e faz referência ao legado da Forma. A marca fundada na década de 1950, em São Paulo, unia um escritório de projetos modernos a um sistema de produção seriada.
Se a Forma nasceu e operou nas instalações fabris do Studio de Arte Palma e da Fábrica de Móveis Pau-Brasil – do curador Pietro Maria Bardi e dos arquitetos Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, todos de origem italiana –, é nos braços dos também italianos Carlo e Ernesto Hauner, do alemão Ernesto Wolf e do austríaco Martin Eisler que ela se torna célebre.
O acervo da Studio+ reúne peças reeditadas de criadores fundamentais, como os citados. Na exposição do Studio, cabem ainda os talentos contemporâneos, como o arquiteto Marco Aurélio Benedetti – que também assinou a curadoria.
Distrito D&D Shopping
D&D Shopping
O D&D Shopping (@dedshopping) é parceiro de longa data da DW! e há vários anos recebe a festa de abertura oficial do festival, além de promover exposições que passeiam pelo design e áreas relacionadas, da arte ao paisagismo. Em 2025, ano que o D&D completa três décadas de sucesso, três mostras marcaram o início das comemorações durante a DW! SP. A mostra Olhares do Design, em parceria com a Arte na Íris (@artenairis), traz fotos de grandes dimensões da íris de 30 personalidades ligadas ao segmento de arquitetura e interiores, incluindo uma impactante instalação aérea.

Já a exposição Lumina – Handmade Lamps reúne sete luminárias contemporâneas criadas por estudantes de arquitetura e design, sob a curadoria do professor Carlos Marcelo Teixeira. A exibição integra o projeto Brasil Design Talents, do jornalista Marcelo Lima. As peças vão do D&D – que patrocina o projeto juntamente com a Docol – diretamente para a Semana de Design de Milão, para o SaloneSatellite, que abre em 7 de abril.
Para arrematar, a exposição D&D Design Collection se distribuiu pelos corredores do shopping e reuniu uma seleção de lançamentos e móveis de design autoral do catálogo das lojas residentes.
Distrito Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul
Artefacto
A flagship da Artefacto (@artefactooficialbrasil), na rua Haddock Lobo, sedia a mostra anual da marca que tem sua abertura junto à DW! SP. Neste ano, não foi diferente: o tema Viver com Arte orienta a criação dos ambientes, sob a inspiração do manifesto proposto pelo italiano Ricciotto Canudo (1877-1923). Sabe a expressão “sétima arte”? Bom, é dele.

Os projetos, assinados pelos arquitetos e designers de interiores Camila Strang, Debora Aguiar, Erika Queiroz, Fabio Morozini, Gláucia Britto, N HOUSE Arquitetura e Design, Laura Rocha, Patricia Penna, Roberta Zimmermann e Roberto Migotto pontuam características artísticas e emocionais pelo uso do mobiliário Artefacto aliado à arte contemporânea.
Além da mostra, a Artefacto lançou Arcanum, oitava coleção assinada pela arquiteta e designer Patricia Anastassiadis. Uma das peças é a poltrona Solis, que tem base num tripé de madeira e estrutura de couro, robusta e sólida para ultrapassar o tempo, assim como faz Roma, lugar que inspira o lançamento.
Artefacto Beach & Country
A Artefacto Beach & Country (@bcartefacto) combinou em dois tempos artísticos sua programação para a DW! SP 2025. Na vitrine, memórias familiares de mulheres que trabalhavam o tecer permeiam a obra da artista visual Tida Ricco, intitulada Tessituras do Tempo, com curadoria de Sérgio Gonçalves.

Já a mostra Sintetizando Pedaços do Horizonte trouxe a leitura desse campo visual inatingível por artistas contemporâneos com diferentes poéticas, linguagens e pesquisas visuais. A curadoria de Theo Monteiro reuniu trabalhos de Ana Sant’anna, David Almeida, Natalie Ventura e Túlio Pinto. “Trata-se de um mundo natural impreciso, poroso, enigmático, mas também mágico e profundamente humano”, afirmou o curador.
Caran Concept
O que faz um clássico atravessar o tempo sem perder sua essência? A questão foi o fundamento para a mostra que comemorou os 40 anos da cortina Duette, da Hunter Douglas, na Caran Concept (@caranconcept). Quem foi ao showroom da Caran pôde conhecer mais sobre esse clássico, na instalação Poéticas Duette.

A Duette é baseada no design biomimético, com estrutura de alvéolos inspirada em favos-de-mel, e tem características funcionais que vão além do controle da luz. Seu desenho permite, ainda, a manutenção do conforto termoacústico dos ambientes. Um clássico à frente do seu tempo.
Roca São Paulo Gallery
O Roca São Paulo Gallery (@rocasaopaulogallery) sediou palestras e bate-papos durante a DW! SP 2025 com nomes como o comunicador Adriano Tadeu Barbosa e o arquiteto Bruno Moraes, além da exposição Água Brasil, com obras do fotodocumentarista Érico Hiller que retratam várias dimensões da questão hídrica no país. A mostra segue em cartaz até 05 de abril.

A galeria da Roca (@roca_brasil) também é uma atração por si só. Além de apresentar produtos globais e nacionais da Roca e as inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa, o local é um ponto de encontro para reflexões sobre o futuro da arquitetura e do design – e acaba de ser premiado pelo iF Design Award 2025. Com arquitetura assinada por Fernanda Marques e paisagismo de Alex Hanazaki, a gallery integra-se com a natureza e tem como característica a relação fluida com a cidade.
FK Grupo
O FK Grupo (@fkgrupo) se dedica ao desenvolvimento de mobiliário corporativo, mas com um olhar apurado para o design e o conforto A empresa chega à sua quarta década de atuação e comemora o marco histórico com celebrações que tiveram início durante a DW! SP 2025.
Durante o festival, Pablo Guterres, Karin Gimenes, Lucas Carareto e Denilson Machado foram os convidados que trouxeram temas como inovação, design e sustentabilidade, reforçando o compromisso do grupo com a excelência e o futuro do mobiliário corporativo.

Mas não só: o FK Grupo apresentou novidades como a ampliação da coleção Cuscini, que traz assentos práticos e confortáveis com assinatura do estúdio Big-Game. O sofá modular Flint é outra novidade, assinado pelo designer de produto e especialista em mobiliário e experiência sensorial no design, Lucas Carareto. Os bancos Runout – minimalistas e adaptáveis a diversos usos – também estiveram em exibição, desenvolvidos em parceria com o estúdio Geckeler Michels, radicado em Berlim.
Koord Tapetes
Estreando no festival, a Koord Tapetes (@koord__), marca brasileira de tapetes artesanais, apostou em uma programação ampla e diversificada. Com workshops, instalações visuais, bate-papo e lançamentos – como o da nova paleta de cores –, além de uma obra têxtil produzida ao vivo, levou visitantes para sua nova loja.

As criações da Koord são produzidas por artesãos brasileiros, utilizam algodão 100% reciclado e teares manuais, que preservam saberes passados por gerações. Cada peça é única, carregando o tempo e a dedicação de quem a tece, unindo técnicas ancestrais, como o kilim e o tear de quadros, a uma estética contemporânea.
Studio Sette7
Fundado há exatos 10 anos pelas irmãs Vivian e Erika Coser, o Studio Sette7 (@studiosette7) alia o design atemporal à riqueza das matérias-primas brasileiras, para criar peças minimalistas. Na DW! SP, a Imersão Sette7: Design, Matéria e Tempo abordou os sete elementos essenciais para o design da marca, revelando peças inéditas.

Os ambientes foram concebidos para explorar a relação entre forma, função e emoção, conectando passado, presente e futuro por meio da matéria e do tempo. Texturas, cores e composições artísticas criaram um cenário imersivo, permitindo a vivência do design.
Entre as novidades no showroom da Sette7, o destaque vai para a mesa de jantar Camélia e o banco Bo, premiado no Urban Design & Architecture Design Awards e pelo International Interior Design Awards.
Portal de Tendências
O Portal de Tendências (@portal_detendencias) não possui este nome por acaso: há mais de três décadas seu foco de atuação são as novidades e tendências, sendo a última um elemento transversal que impacta meios de produção, tecnologias emergentes, negócios e a sociedade como um todo. Entre os serviços oferecidos estão a produção de projetos e relatórios técnicos, desenvolvimento de planejamento estratégico, consultoria e mediação para marcas, curadoria e mais.

A fim de dar suporte às empresas brasileiras e multinacionais na criação de produtos, seleção de padrões e cores e oferecer consultoria especializada, o Portal criou, também, o Creative Lab, seu braço educacional, que oferece formação profissional para designers, arquitetos e criativos que desejem atuar nessa área singular. E, pelo segundo ano consecutivo, o Portal fez parte da programação da DW! SP com masterclasses e workshops que estão em seu programa permanente, com temas como CMF – A Essência das Cores no Design de Produto e na Arquitetura e Lab Color: CFM – O Design Sensorial da Cor.
Os cursos têm à frente a professora doutora Marcia Holland, referência em CMF | Color, Material, Finishing (cor, material, acabamento) e autora do primeiro livro em língua portuguesa sobre o tema. Inclusive, o livro integra o conjunto de materiais entregues às pessoas inscritas, juntamente com uma pasta com referências e outros itens.
Amorim Cortinas
Estreando na DW! SP, a Amorim Cortinas (@amorimcortinas) lançou a Pérgola Amorim, uma cobertura retrátil sofisticada para áreas externas. Com vedação 100% à prova d’água e possibilidade de aplicação de toldos articulados, vidros e o Zip System, a novidade garante proteção térmica e luminosa e oferece privacidade, sem comprometer a vista e a ventilação natural.

Outra novidade é a Linha Brasilidades, que agrega oito coleções – Itacaré, Maragogi, Leblon, Caraíva, Ipanema, Trancoso, Camburi e Noronha. No total, são mais de 40 novos tecidos exclusivos para modelos diversos do portfólio da Amorim.
Zeea
Mais do que uma marca de mobiliário, a Zeea (@zeea.mobiliario) se posiciona como um laboratório criativo, onde cada peça conta uma história e cada lançamento é resultado de pesquisa e inovação. Com apenas três anos de atuação, a marca já acumula reconhecimentos nacionais e internacionais, incluindo peças em exibição no Salão do Móvel, em Milão.

Entre os nomes que colaboram com a Zeea estão os designers Tiago Curioni e Natan Gil. Gil, inclurive, acaba de lançar uma coleção, que pode ser vista na loja, composta de peças que refletem o encontro entre estética minimalista e sofisticação. Algumas deles já fizeram parte do ambiente Casa do Silêncio, na última edição da CASACOR São Paulo.
Maria Pia Casa
A Maria Pia Casa (@mariapiacasa) é um endereço paulistano tradicional quando o assunto é decoração. A loja na avenida Brasil é uma casa totalmente ambientada, que recebe a exposição da seleção especial de mobiliário, acessórios, utilitários, peças de iluminação, itens vintage, presentes e mais.

Sua nova coleção vem repleta de peças sofisticadas e exclusivas, explorando uma diversidade inspiradora de estilos e materiais. Imperdível para quem valoriza designs atemporais, requinte e produtos de alta qualidade. Entre as marcas do portfólio estão: Riva Brasil, Le Creuset, Trussardi, St. James e Wolff.
Distrito Pinheiros, Vila Madalena e Oeste
Boobam
Os lançamentos de 17 estúdios de design independentes foram o ponto de partida da exposição Da Cabeça às Mãos, que a Boobam (@_boobam_) organizou em seu showroom, em Pinheiros, durante a DW! SP 2025. A mostra focou na relação íntima entre corpo humano e mobiliário.

As criações de a.terra estúdio (@aterraestudio), a Assimply Studio (@assimply_ ) + IRO Studio (@irostudio___), Conko (@_conko), Estúdio Felipe Madeira (@estudiofelipemadeira), Estúdio Igor Lima (@estudioigorlima), Ettérea (@etterea.com.br), Felipe Zorzeto (@felipezorzetodesign), Leva Oficina (@leva_oficina), Mezas (@mezasmob), Monterraro (@monterraro_), Pirilampa (@pirilam.pa), Spectro (@spectrodesign.co), Studio Marta Manente Design (@studiomartamanente), Studio SALP (@studio_salp), Tiie Design (@tiiedesign), Urtiga Studio (@urtiga.studio) e Vinicius Siega (@viniciussiega) trazem móveis, luminárias, objetos, cerâmicas, tapeçarias e obras de arte que traduzem o gesto do criativo como fundamental a cada peça com identidade própria.
Studio Objeto
As criações do Studio Objeto (@studioobjeto) foram apresentadas ao público do festival na loja conceito da marca, na Vila Madalena. O destaque ficou para o traço preciso da arquiteta Ligia Casas, que conecta funcionalidade e sofisticação. No espaço é possível observar o apuro técnico aplicado a cada etapa do design, da produção ao licenciamento.

As visitas são realizadas mediante agendamento, para conhecer de perto móveis, objetos, joias, têxteis e luminárias. Um portfólio que reúne mais de 200 produtos e tem desenvolvimento e curadoria de Ligia, além do arquiteto e designer Arthur Casas e do designer Ricardo van Steen. “O nosso básico soma, é indispensável”, afirma o manifesto da marca.
Areka’a
O design de mobiliário da Areka’a (@arekaabrasil) tem como ponto de partida as madeiras de árvores caídas em uma fazenda própria na região Amazônica. A marca resgata Itaúbas, Sucupiras Pretas e Cumarus, entre outros exemplares, e entrega o material para designers e artesãos. Com apuro e manualidade, os profissionais dão forma às peças que preservam formas naturais e aplicam técnicas exclusivas de acabamento, que conferem uma textura aveludada.

Na DW! SP, a Areka’a apresentou entre suas novidades peças únicas que valorizam a natureza, respeitam as formas originais da madeira e incorporam, ao mesmo tempo, uma série de ousadias no design. Uma programação especial de bate-papos e palestras também movimentou a agenda da marca, incluindo uma curadoria especial de eventos para aproveitar nas próximas semanas durante o Salão de Milão.
Galeria Alma da Rua
A Galeria Alma da Rua (@galeriaalmadarua) fica no Beco do Batman, na Vila Madalena, um local de interesse artístico, cultural e turístico na cidade de São Paulo. O espaço se propõe a chamar a atenção do público para a arte contemporânea e acessar recortes identitários dentro dela. Durante a DW! SP, a exposição Caminhos Pretos abordou o trabalho da arquiteta, designer e artista afrolatina Michele Wharton (@michelewharton), que resgata suas raízes indígenas panamenhas por meio da arte têxtil.

A exibição trazia uma seleção exclusiva de almofadas bordadas, kimonos e seis bandeiras inéditas com 4m de altura e estampadas manualmente em xilogravura. Todas são inspiradas nas Molas, tradição têxtil transmitida por gerações de mulheres da comunidade indígena Guna Dule, localizada entre a Colômbia e o Panamá. A mostra também reuniu obras de artistas como Negrito, Negast, Mogle, Negana, Consp, Criola, Fluidez e Fabah.
Agora, quem passar por lá poderá curtir a exposição Yoko: Entre a Cidade e a Natureza, do artista Subtu (@subtu), inspirado pela imersão de um mês na Amazônia e na relação entre o urbano e o natural.
JADERALMEIDA
A Showhouse do designer Jader Almeida (@jaderalmeida) foi inaugurada durante a DW! SP e pode ser visitada até 03 de abril. São 37 ambientes que exploram diferentes narrativas e exaltam a harmonia entre formas, materiais e proporções nas obras do designer, em um passeio por seus diversos portfólios. A exposição com mais de 4.000 m2 vai além dos lançamentos e se consolida como uma experiência sensorial e atemporal, onde design, arquitetura e arte se encontram.

Na mostra, cada produto é cuidadosamente posicionado e todos os detalhes da arquitetura são intencionais. Sons e aromas são parte integrante e essencial na expografia pensada pelo designer Jader Almeida. A iluminação, quente e baixa, oferece conforto e completa a sensação de bem-estar em cada ambiente.
Galeria Botânica
Um espaço para conhecer e se inspirar: a Galeria Botânica (@_galeriabotanica) escolheu a DW! SP para criar uma série de experiências. Um Flower Bar disponibilizava arranjos personalizados, enquanto a programação contemplava lançamentos, oficinas e conversas sobre economia circular e design. Em parceria com o IBEC (@ibec.circular), a galeria busca fortalecer o movimento Slow Flower, destacando a importância do trabalho responsável e artesanal, especialmente junto a CooperFlora (@cooperflora).

Outra novidade da Galeria Botânica é a Galeria Circular, que vem para posicionar o design como um dos elementos-chave da transição para a economia circular.
Gostou de reviver alguns dos melhores momentos da DW! SP e saber o quanto você ainda pode curtir e descobrir mesmo depois do festival? Pra não perder outros conteúdos com novidades, siga nosso perfil no Instagram e assine a newsletter da DW!.