O Shopping Lar Center (@larcenter_) assume em breve sua vocação como polo gastronômico paulistano e, na 12ª DW! Semana de Design de São Paulo, marca esse ponto de virada com a exposição “Design para Ver e Comer”. Em cartaz de 11 a 19 de março, com entrada gratuita, a mostra faz parte da programação do Distrito Norte e tem curadoria de Allex Colontonio e André Rodrigues, os Decornautas.
A mostra cria uma relação entre forma e função da comida, cruza tal reflexão com as artes plásticas e o design e, por fim, explora o conceito “design food, but not fast”. Assim, a proposta é oferecer um banquete de sentidos em um espaço com mais de 1.200 m².
“Banquete” em quatro tempos
A mostra está dividida em alguns tempos ou atos: o primeiro apresenta uma introdução ao tema, explicando a relação entre o design, a arte e os alimentos. Ali, o protótipo da poltrona Carambola, assinada pelo designer Sérgio J. Matos, se destaca no espaço onde as pessoas podem, ainda, interagir com hashtags. Vale observar, ainda, o protótipo raro da icônica poltrona Bowl, inspirada em uma tigela, de Lina Bo Bardi.
Na sequência, o atrium instagramável será composto por dois mil talheres suspensos que remetem visualmente à chuva. Então, seguem-se três linhas expográficas. A primeira abrange um conjunto impactante de fotografias feitas por Paulo Vitale – que têm como personagens chefs renomados, a exemplo de Alex Atala. O segundo momento é a exposição audiovisual de NFTs (tokens não-fungíveis, na tradução da sigla para o português, que são representações digitais de obras de arte), em parceria com a Samsung. Há ainda uma instalação para se “comer com os olhos” e outros objetos ressignificados nesse diálogo visual e sensorial entre arte e comida.
Outro ato em destaque é a instalação “Yes, we have bananas”, na qual os curadores fazem alusão à polêmica obra do artista italiano Maurizio Catellan, com um paredão de mais de 100 bananas (artificiais) adesivadas. Já no momento “Se a vida te der um limão, faça design”, a estrutura sensorial tem como peça-chave o espremedor assinado pelo designer Philippe Starck. Tudo isso envolvido em uma caixa metálica com um efeito suspenso – vários elementos, aliás, parecem flutuar e convocam os sentidos para interagirem e se surpreenderem com a experiência.
Lar Center em nova fase
Em breve, o Lar Center irá assumir sua vocação como centro gastronômico – alguns dos restaurantes mais prestigiados do país vão fazer parte do complexo. Primeiro shopping voltado ao segmento de decoração, design e arquitetura na cidade de São Paulo, inaugurado em 1987, reúne desde materiais básicos para reforma e construção até sofisticadas linhas de mobiliário, iluminação e decoração.
Em uma área com 51 mil m² estão distribuídas cerca de 80 lojas, além de cafés, cinema, restaurantes e academia. Para saber mais sobre o Lar Center veja o site. Também acompanhe a página do expositor para ter acesso às ações do shopping na DW! 2023. E, para receber notícias em primeiríssima mão, não deixe de assinar nossa newsletter.