A segunda edição da DW! Semana de Design Rio de Janeiro, de 10 a 15 de junho de 2025, já está chegando! O festival concentra uma programação de dezenas de eventos inéditos que têm em comum a paixão pelo universo do design. Confira a programação aqui!
Entre lançamentos, oficinas, palestras, exposições e outras experiências incríveis, uma instalação de arte se destaca: Disjunção Espacial, da artista carioca Maria Lynch, que celebra a liberdade criativa em um dos espaços de maior destaque do CasaShopping, a Onda Carioca. Visualmente conectadas à instalação, três telas de grandes dimensões assinadas pela artista também estarão em exibição e reafirmam as cores, formas e técnicas vibrantes que pautam seu trabalho.
Maria Lynch e sua intensidade cromática
Nas obras da artista visual, com mais de 20 anos de carreira, as cores e as estruturas criadas têm um papel central: funcionam como forma de evocar o fantástico e abrir acesso para o inconsciente. O absurdo, as situações impossíveis e um mundo tátil e curvo têm lugar em suas criações, que atravessam tanto o corpo quanto o imaginário. Para Lynch, a arte tem a função de ser um lugar de transformação, de impactar e adentrar o outro de forma sutil e sensível.

Abrindo espaço para o lúdico
Na obra que será apresentada durante a DW! Rio, Maria Lynch, sob curadoria de Elisangela Valadares, a artista propõe ao público que não apenas observe, mas atue como parte integrante da obra, penetrando nas estruturas e criando atmosferas de mundos imaginários.
Ao adentrar a instalação, o público é convidado a explorar um ambiente dinâmico e multifacetado, onde cada movimento e interação podem gerar novas percepções e significados.
A instalação é composta de cinco membranas com aproximadamente 8 metros de extensão cada uma, ocupando o alto da estrutura sólida da Onda Carioca, um dos principais elementos arquitetônicos presentes no CasaShopping.

Uma pintura no espaço
Maria Lynch nasceu em 1981 no Rio de Janeiro e, atualmente, vive e trabalha entre Nova Iorque e a capital carioca. Em 2008, realizou pós-graduação no Chelsea College of Art and Design, em Londres. Além da capital britânica, já expôs em Lisboa, Nova Iorque, Los Angeles, São Paulo e em vários locais icônicos do Rio de Janeiro (CCBB, Museu Paço Imperial, Museu de Arte Moderna e Museu de Arte do Rio), entre outros.
Entre a fisicalidade e a interação, sua instalação Disjunção Espacial reflete sobre como os corpos se emaranham e se confrontam com o espaço ao redor, criando uma experiência sensorial que desafia as percepções convencionais poéticas.
Realidade e imaginação se entrelaçam nesta obra, descrita como uma pintura no espaço. Em suas formas e cores, a artista Maria Lynch busca quebrar paradigmas e desafia o inconsciente do espectador, abrindo espaço para o lúdico. Um domínio onde tudo é possível. Imperdível!
Disjunção Espacial | Entre a fisicalidade e a interação
Instalação da artista Maria Lynch
Curadoria de Elisangela Valadares
Período de exibição: 10 a 30 de junho de 2025
Local: Casa Shopping | Av. Ayrton Senna, 2150 ou Av. José Silva de Azevedo Neto (Av. Via Parque) – Barra da Tijuca
Curtiu? Acompanhe as notícias e a cobertura especial da DW! Rio de Janeiro no instagram da DW! e aqui no site. Para receber mais novidades como essa, assine nossa newsletter.