BLOG / Vídeos

Conheça os 11 projetos ganhadores do Prêmio Salão Design 2023

A 25ª edição do Prêmio Salão Design, um dos mais importantes do País, já tem seus vencedores. São 11 projetos escolhidos e desenvolvidos por profissionais e estudantes, entre quase 600 inscritos. Obras brasileiras e latino-americanas estão entre as eleitas.

Inovação, sustentabilidade, aspectos técnicos e estéticos são algumas das diretrizes levadas em conta pelo júri*. E, primeira vez, há um vencedor escolhido pelo público. De 28 a 31 de agosto, as peças ficam expostas na Movelsul, em Bento Gonçalves (RS), quando está marcada a cerimônia de premiação.

Categoria 1 – Desafio dos Espaços em Transformação
Modalidade Profissional: Genkan, Joaquín Ezequiel Ordóñez – ORDÖ

Você tem o hábito de deixar seus calçados na entrada de casa? O designer Joaquín Ezequiel Ordóñez, da ORDÖ Design, criou o rack Genkan em compensado curvado com produção em moldes. Compacto, o móvel é um sistema modular com dois tamanhos, o que permite composições horizontais e verticais, úteis para armazenar os objetos e apoiar o usuário ao calçar seus sapatos.

Categoria 1 – Desafio dos Espaços em Transformação
Modalidade Profissional – Menção Honrosa: Sofá Piazza, Carolina Starke e Andrea Zanocchi – Zanocchi & Starke para Bell’Arte

O sofá modular é uma espécie de curinga, e o modelo Piazza – criado pelos designers Carolina Starke e Andrea Zanocchi – pode ser usado em ambientes corporativos e residenciais. As estruturas avulsas de metal, que apoiam os encostos, oferecem a possibilidade de serem encaixadas na base em diferentes posições, permitindo a mobilidade e o intercalar dos assentos. Elementos delgados e cores suaves conferem ao móvel um aspecto mais leve.

Categoria 2 – Desafio da Identidade Brasileira 2023
Modalidade Profissional: Poltrona Varal, Porfírio Valladares de Andrade

O arquiteto e designer Porfírio Valladares de Andrade assina a poltrona Varal, que tece um diálogo inteligente entre os pares: frio e quente; industrial e artesanal; rígido e flexível. O móvel com estrutura tubular em metal recebe uma camada de tapetes/mantas fabricados em teares manuais, que são empilhados uns sobre os outros. Eles se mantêm pela ação do peso e do atrito.

Categoria 2 – Desafio da Identidade Brasileira 2023
Modalidade Profissional – Menção Honrosa: Cadeira Enxada (versão especial couro de Pirarucu), Pedro Monteiro Luna – MOLU Design + Empório Beraldin

Uma peça para decorar – e usar – que surge de uma ferramenta tão simples e cotidiana. A cadeira Enxada, do designer Pedro Monteiro Luna, é feita com base no utensílio que lhe dá nome. Seus pés são torneados em madeira roxinho (Peltogyne sp), como os cabos de enxada, e a concha é fabricada em aço carbono cortado a laser, dobrado e soldado de forma análoga à ferramenta. Nesta versão, o couro de pirarucu do Empório Beraldin reveste assento e encosto, curtido e tingido em métodos não-poluentes.

Categoria 2 – Desafio da Identidade Brasileira 2023
Modalidade Estudante: Cadeira Caravella, Gustavo Mateus de Oliveira

O estudante Gustavo Mateus de Oliveira, de Araucária (PR), assina a cadeira Caravella, cujo sistema construtivo proposto é tensionado por cordas e usa tecnologias simples e esteticamente agradáveis. O móvel com assento e encosto de tecido oferece conforto e é dobrável, o que facilita tanto o armazenamento quanto o transporte.

Categoria 3 – Desafio do Uso de Painel
Modalidade Profissional: Painel Yogo, Rosana Simões Pires e Fernando Diehl – O Criativo Estúdio de MKT

A chapa de MDF do painel Yogo, assinado por Rosana Simões Pires e Fernando Diehl, tem 25 mm de espessura e os suportes e acessórios são feitos de chapas de aço, além de rodízios. Os elementos derivam de sobras da indústria moveleira. Autoportante, é fácil de montar, desmontar, transportar e armazenar – e ainda conta com um visual que foge à seriedade comum aos espaços corporativos.

Categoria 4 – Desafio da Tecnologia Embutida
Modalidade Profissional: Poltrona Sinuosa, Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani – Erthal para Pangeia Lab

Um braço robótico imprime à poltrona Sinuosa em grande formato e pequena escala, empregando exclusivamente plástico reciclado como matéria-prima. Desenvolvido pelos designers Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani, o projeto reutiliza em média 70 mil copos descartáveis para a produção de cada peça.

Categoria 4 – Desafio da Tecnologia Embutida
Modalidade Profissional – Menção Honrosa: Mesas laterais Lusa, Henrique Schreiber – Re.Selva Estúdio para Schuster Móveis e Design

O emprego de uma solução engenhosa e manual permite a fixação do tampo cerâmico esmaltado à haste de aço inox, que dá corpo às três versões da mesa Lusa. Assinadas por Henrique Schreiber, as peças possuem um único parafuso para obter um conjunto estável.

Categoria 5 – Desafio das Experiências Positivas
Modalidade Profissional: Banco Taboa, Porfírio Valladares de Andrade

Assentos de taboa são um clássico do design popular brasileiro, e a planta (Typha sp) é o material explorado pelo designer e arquiteto Porfírio Valladares de Andrade no banco coletivo Taboa. O elemento é abundante, resistente e evoca a memória afetiva, valorizando a nossa herança cultural. A estrutura maciça é de eucalipto.

Categoria Prêmio Especial – Madeiras Alternativas
Modalidade Profissional: Cadeira Terra, Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite – Plataforma4 para Oficcina Origin

As designers do time Plataforma4 assinam a cadeira Terra, que usa ripas de jequitibá-rosa (Cariniana sp) maciço, coladas e prensadas em forma de painéis. O móvel se adapta a usos diversos e tem pega lateral, para facilitar a movimentação. O acabamento é feito em verniz PU e seladora, pós-lixagem manual.

Categoria Prêmio Especial – Voto Popular
Modalidade Profissional: Estante Kis, Ráisa Guerra e Silva – Mania de Decoração

A peça assinada pela designer Ráisa Guerra e Silva, tem seu nome derivado da expressão ‘Keep it Simple’ ou ‘Simplifique’. Feita a partir do aproveitamento de pedaços de meia chapa de MDF, recortes e encaixes efetivos, a estante Kis levou o primeiro prêmio concedido pelo público no Salão: obteve 12.874 dos 59.583 votos on-line.

Para saber mais sobre o processo de avaliação e detalhes desta e de edições passadas, acesse o site do Salão. O Prêmio vem contribuindo, nesses 35 anos de história, para a formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nestas três décadas e meia, foram mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países.

Curtiu? Receba mais notícias sobre o universo do design assinando a newsletter da DW!. Aproveite e siga nosso perfil no Instagram, @dwsemanadesesign e fique por dentro das novidades.

* Texto produzido com base nas avaliações do júri e em informações técnicas sobre as peças.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.