Ah, o Natal! Todo ano, o pinheirinho com bolinhas vermelhas, luzes pisca-pisca… Não, pera! A DW! fez uma seleção de seis decorações de Natal com designs diferentes. São criações dos últimos anos que enchem os olhos e provam que o Natal pode ter muitas facetas. Mas antes, a gente quer saber: você tem ideia de onde surgiu a tradição de enfeitar uma árvore com luzes e objetos coloridos e brilhantes no final do ano?
Segundo uma reportagem publicada pela National Geographic, desde a antiguidade os pinheiros eram utilizados como decoração nos festivais de inverno e significavam “a vitória da vida e da luz sobre a morte e as trevas”, como esclarece a professora de estudos religiosos da Universidade de Sydney, Carole Cusack. Porém, não se sabe ao certo quando essa tradição pagã foi incorporada aos festejos natalinos.
Uma das possibilidades é que o símbolo tenha sido usado pela primeira vez dentro da tradição cristã na região da Alsácia (hoje França, mas à época, território alemão) nas primeiras décadas do século 16. Todavia, a decoração com velas só teria nascido com Martinho Lutero, mais de 300 anos depois.
Hoje, as árvores não se bastam em pinheiros, tuias e outros tipos de coníferas. Há liberdade criativa para desenvolver e construir projetos diferentes, ousados e, até, desconstruídos. Veja algumas das mais interessantes árvores de Natal, com um toque de design, dos últimos anos!
Pra ter em casa
Que tal uma árvore moderna e minimalista? A marca norte-americana Modern Christmas Tree (@modernchristmastrees) pode realizar esse sonho. As peças com ares futuristas foram projetada pelo engenheiro Lawrence Stoecker, nos anos 1960, mas só saíram do papel comercialmente em 2011, quando o neto de Stoecker, Matt Bliss, lançou a marca.
Entrar, sentar e admirar
O shopping Millenial Walk (@milleniawalk), em Cingapura, tem uma vertente voltada para o lifestyle e olha para a comunidade. Nos finais de ano, tem uma “tradição” em inovar no design de suas árvores de Natal. Em 2022, a construção natalina com 800 blocos de madeira feitos localmente é interativa: as unidades podem ser escaladas e servem de assento para o apreciar das luzes decorativas.
Viva a Bauhaus
O arquiteto e lighting designer Sergio Sebastian (@sergio_sebastian) desenvolveu uma árvore de Natal que há três anos ilumina a Plaza del Cardenal Cisneros, em Madri. Com 25 metros de altura, a obra foi construída para celebrar o centenário da Bauhaus (1919-2019), se baseia em desenhos de Lyonel Feininger e textos de Walter Gropius e é estruturada em geometrias metálicas. O nome do monumento BAUMhaus, brinca com o título da Escola e com a palavra alemã “Baum”, que significa “árvore”.
Nada ortodoxas
Em Yorkshire, a Harewood House (@harewoodhouse) é um palácio construído no século 18 que, atualmente, sedia mostras de arte e mantém jardins exuberantes. A instituição convidou 11 artistas para criar árvores de Natal não-convencionais. Uma delas é a Ribbon Tree, desenvolvida em papel pelo artista Andy Singleton (@andysingleface).
Cor e irreverência
O designer Yinka Ilori (@yinka_ilori) emprestou suas assinatura colorida e gráfica para a árvore do hotel Sanderson (@sandersonsocial), em 2019, em Londres. A peça com 2,5 metros de altura é composta por elementos geométricos, foi feita com materiais reciclados e ficou instalada no lobby projetado por Phillipe Starck.
Dança do papel
Em 2022, árvore de Natal do hotel Tivoli Mofarrej (@tivolimofarrej) é assinada pelos designers Fabíola e Christian Pentagna, do estúdio Papelaria (@papelariainstagram). A obra faz alusão aos sonhos e pensamentos que circundam a mente através de um conjunto de nuvens, por isso, foi montada em uma estrutura de metal revestida com papel dourado e “dançará” no lobby conforme o vento e a movimentação de cada visitante. “Essas nuvens de pensamentos que nos circundam diariamente agora tomam formas e nos fazem refletir sobre a matéria-prima em questão. Nos convidam, também, a transpassar as definições que limitam e a enxergar a beleza e a potência do trabalho de arte em si,” explicam os designers.
Bônus!
Tem lugar para o design de vanguarda na mais tradicional árvore de Natal dos EUA? Sim! A estrela que fica no topo da árvore do Rockfeller Center (@rockfellercenter) em Nova York, desde 2018, foi desenhada por ninguém menos que o arquiteto Daniel Libeskind (@daniellibeskind). A peça leva 3 milhões de cristais Swarovski, tem 70 pontas luminosas e pesa mais de 40 quilos. Ela fica instalada no topo da árvore decorada, que já tem uma tradição de quase 100 anos.
E então, gostou? Conta pra gente qual a sua preferida! Pra ficar por dentro de todas as novidades sobre o universo do design, assine a nossa newsletter. A DW! deseja um Feliz Natal pra você!