As peças trazem a elegância atemporal e o caráter acolhedor que consagraram o design escandinavo em todo o mundo
Legítima representante da maestria escandinava, a BoConcept completa 70 anos em 2022 e apresenta uma coleção comemorativa, na qual ficam evidentes os traços simples, acolhedores e elegantes que consagraram o mobiliário produzido na região. Fundada em 1952 na pequena cidade de Herning, na Dinamarca, por Jens Aerthoj e Tage Molholm, dois exímios marceneiros com talento criativo e visão empresarial, a grife se expandiu pelo globo (está em 67 países) e chegou a São Paulo em 2019, onde se instalou num showroom na alameda Gabriel.
A nova coleção da BoConcept reverencia esse passado artesanal sem perder a perspectiva de futuro, que aponta para um mundo em constante transformação, no qual os consumidores precisam remodelar suas casas com frequência. Formas simples e atemporais, tons neutros e móveis com múltiplas funções compõem o lançamento. Conheça as peças:
Minimalismo aconchegante no living
Desenho livre de excessos, contornos arredondados e visual acolhedor caracterizam os móveis para a sala de estar apresentados pela empresa. O sofá e a poltrona Berne, assinados por Henrik Pedersen, ganham conforto graças ao encosto alto, ao assento profundo e à espuma firme.
Pés de metal delicados fazem com que os estofados pareçam flutuar, efeito que também aparece na poltrona lounge Princeton, criada por Morten Georgsen. Os traços seguem sinuosos nas mesas laterais Madrid, também projetadas por Georgsen, que exibem duas versões de base: três pés metálicos ou um cone de madeira laqueada.
Versatilidade na sala de jantar
A espessura delicada da madeira e o tampo com cantos arredondados garantem leveza ao desenho da mesa de jantar Hauge, projetada por Henrik Pedersen. Na cadeira Hauge, o designer adota o mesmo formato de pés de madeira já usado na mesa e completa a peça com uma concha estofada, que pode ter braços ou não.
Na mesa de jantar Madrid, Morten Georgsen deu preferência ao pé central e ao tampo redondo, o que a torna fácil de combinar com diversos tipos de cadeira. Por exemplo, o modelo Hamilton, também criado por Georgsen, igualmente versátil, que pode vir nas versões com quatro pés ou base giratória. Com portas de vidro, o armário Lund, outro móvel de Georgsen, é uma opção para manter as louças e os livros à vista no ambiente.
Linhas puras no home office
Ao desenhar as mesas Kingston e Asti, Morten Georgsen considerou que o local reservado ao trabalho nas casas costuma ser um ambiente pequeno ou o cantinho de uma área multiuso. Por isso, a leveza visual é a principal característica de ambas.
Na Asti, feita de madeira e metal, embora o tampo tenha dimensão suficiente para a execução das atividades com conforto, as proporções da estrutura são tão sutis que ela praticamente desaparece. A Kingston, por sua vez, traz uma gaveta metálica embutida sem que isso represente um acréscimo no volume do móvel. Discreta e expressiva ao mesmo tempo, a peça tem tampo de madeira de formato orgânico e pés levemente deslocados.
Tecidos que abraçam
Seguindo a tendência que pede materiais calorosos e cheios de textura para dar origem a uma decoração afetuosa, a BoConcept lança dois novos tecidos para revestimento de estofados. O Wellington é um feltro composto de de lã premium da Nova Zelândia com um toque macio e acetinado, encontrado em diversas cores. Para o Auckland Boucle, a cartela é mais enxuta: esse bouclê com trama de fibras em laço está disponível nas versões bege e branco.
Quer mais? Acesse boconcept.com e conheça a coleção completa. Quer receber notícias como esta em seu e-mail? Assine nossa newsletter.