Como transpor algo tão volúvel quanto a imagem da lua para um objeto? Passar a ideia de movimento e das diversas feições que o satélite assume a cada mudança de fase não é tarefa das mais simples, mas o designer e ceramista Maurício D’Avila conseguiu.
Nos pendentes Lua e Lua Small – lançados pela Geo Luz & Cerâmica durante a DW! 2022 – as curvas assimétricas da cúpula, o centro vazado e o posicionamento da fonte de luz fazem com que as peças ganhem um aspecto diferente conforme o ângulo de observação. Basta andar alguns passos para que o visual transite do crescente ao minguante.
Desde que fundou a Geo Luz & Cerâmica, há 22 anos, D’Avila é responsável pela criação das peças da marca, uma atividade que extrapola o ato de desenhar. Ele desenvolveu uma forma de trabalhar a cerâmica que resulta em cúpulas de espessura fina, superfície lisa e tons diversos. Também encontrou a receita certa para que o material mantivesse a resistência necessária em pendentes de grande formato.
Essa série de características, aliadas ao traço contemporâneo do autor, dá origem a luminárias de visual leve, delicado, porém sem perder o toque caloroso da argila e da confecção artesanal. Além da linha Lua, o designer apresentou na DW! o pendente Ball; a luminária de piso Any; novas versões do modelo Garden Bio (um misto de luminária e terrário); e a linha Itália, com seis pendentes (imagem em destaque) – Arezzo, Bari, Rimini, Trento, Trieste, Verona – e uma luminária de piso chamada Veneza.
Parceria
A partir da DW! deste ano, porém, D’Avila não é mais o único designer a assinar as luminárias da Geo Luz & Cerâmica: seu xará, o arquiteto Mauricio Arruda, foi convidado a lançar uma linha pela marca e criou a coleção Litoral, inspirada nos modelos de abajur com base de cerâmica e cúpula de tecido que foram moda nas casas de praia dos anos 1980.
Com cara vintage e potencial para acrescentar memória afetiva à decoração, as peças receberam o nome de cinco praias badaladas daquela década — Paraty, Guarujá, Santos, Guaratuba e Búzios— e estão disponíveis em três tamanhos e quatro padrões: café, terracota, cru e cappuccino. “Elas geram um efeito de luz aconchegante e nostálgico”, diz o arquiteto.
Na DW!
Com sede em Campinas, a Geo Luz & Cerâmica ocupou por uma semana, em setembro, o espaço de uma galeria no bairro paulistano dos Jardins para mostrar seus lançamentos, em cenografia também pensada por Mauricio Arruda. A empresa, responsável por dar uma cara contemporânea a luminárias de cerâmica de modo que as peças adentrassem os projetos de interiores, está se habituando à conquista de novas fronteiras.
Recentemente, a marca abriu a Geo Contemporary, um ponto de distribuição de seus produtos em Miami que visa atender arquitetos e designers de interiores brasileiros em solo norte-americano e ampliar o alcance do nosso design no mercado internacional.
Para saber mais sobre a Geo Luz & Cerâmica, acesse o site da marca. E para não perder as novidades sobre o mundo do design, assine a nossa newsletter.
Uma resposta
Todas luminárias possuem características estéticas com originalidade e beleza.