BLOG / Vídeos

Jardim faz 10 anos inspira coleção de joias e objetos em reinterpretações de Jader Almeida

jader almeida

Jader Almeida é hors concours, assim como seu trabalho. Na complexa e extensa gama de criações se ligam o detalhismo da manualidade e a tecnologia para a produção moveleira em série, que geram peças emblemáticas como a mesa de apoio Jardim. Pioneira e delicada, foi feita para ser usada sozinha ou em conjunto – como em um campo de flores. Com menos de 30 cm de circunferência, é adaptável a várias situações e se relaciona diretamente com o modo de viver contemporâneo.

Em Jardim, vê-se um tanto do que faz Jader: as linhas finas e fluidas, as intersecções e arremates arredondados, um equilíbrio quase volátil no espaço, desafiando – por vezes – nossa mínima percepção da física. O designer afirma “criar peças não para protagonizar um espaço, mas para serem coadjuvantes”, mas elas acabam roubando a cena. Não fosse assim, Jardim não estaria completando uma década de sucesso.

Três novas versões da Mesa Jardim: mármore plano Fusion + haste Damasco; madeira Imbuia + haste com banho Ouro e mármore Fusion Sel Fosco + haste com banho Prata

Na DW! 2022, Jader festeja sua criação reestruturando Jardim em versões de alto luxo. Se originalmente eram quatro formatos de tampos – côncavos e planos – quatro alturas, duas bases e hastes que traziam texturas e cores diversas; agora, hastes de metal banhadas em ouro e prata e tampos de imbuia e mármore entram na composição das novas Jardim.

JARDIM INSPIRA A CRIAÇÃO DE JOIAS E OBJETOS

jader almeida
Das joias da casa, para as joias do corpo. Para a celebração dos 10 anos de Jardum, foram criados, colares, pulseiras, brincos e broches.

Durante o festival, a linha comemorativa “Jardim 10 Anos” ganhou ainda uma bandeja de mix de mármores e resina e outra de imbuia e metal adamascado; duas luminárias de mesa com versões à bateria e com tomada, nos acabamentos bronze fosco e latão; uma coleção de joias em ouro e prata com colares, correntes, escapulários, broches, pulseiras e brincos; vela e aromatizadores e um peso de papel em latão no formato da mesinha.

jader almeida
Luminária de mesa Jardim feita em latão e Bandeja Jardim feita com mix de mármores e resina preta

Todas as peças são limitadas, dignas de colecionadores. Durante a Semana de Design de São Paulo, as peças foram expostas no jaderalmeida LAB, agora, podem ser adquiridas no site jaderalmeida.com. Esta é a primeira vez que os produtos do designer são disponibilizados para compra online.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A carreira de Jader Almeida começou cedo, em Chapecó, Santa Catarina, trabalhando em uma fábrica de móveis onde passou por diversos setores – da montagem ao desenho técnico. Estudou Arquitetura e Urbanismo e, já na faculdade, projetava móveis. Desde 2008, acumula prêmios e é dono de traços cobiçados. Em 2015 passou a vender fora do país, em Londres, Paris e Miami. E, atualmente, é um dos nomes de destaque do design de móveis e objetos brasileiros contemporâneos. 2022 é comemorado o décimo ano de produção ininterrupta da mesa Jardim, da qual são comercializados anualmente mais de 1500 exemplares, número realmente considerável para o segmento high-end.

Quer receber notícias como esta em seu e-mail? Clique aqui e assine nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.