Jader Almeida é hors concours, assim como seu trabalho. Na complexa e extensa gama de criações se ligam o detalhismo da manualidade e a tecnologia para a produção moveleira em série, que geram peças emblemáticas como a mesa de apoio Jardim. Pioneira e delicada, foi feita para ser usada sozinha ou em conjunto – como em um campo de flores. Com menos de 30 cm de circunferência, é adaptável a várias situações e se relaciona diretamente com o modo de viver contemporâneo.
Em Jardim, vê-se um tanto do que faz Jader: as linhas finas e fluidas, as intersecções e arremates arredondados, um equilíbrio quase volátil no espaço, desafiando – por vezes – nossa mínima percepção da física. O designer afirma “criar peças não para protagonizar um espaço, mas para serem coadjuvantes”, mas elas acabam roubando a cena. Não fosse assim, Jardim não estaria completando uma década de sucesso.
Na DW! 2022, Jader festeja sua criação reestruturando Jardim em versões de alto luxo. Se originalmente eram quatro formatos de tampos – côncavos e planos – quatro alturas, duas bases e hastes que traziam texturas e cores diversas; agora, hastes de metal banhadas em ouro e prata e tampos de imbuia e mármore entram na composição das novas Jardim.
JARDIM INSPIRA A CRIAÇÃO DE JOIAS E OBJETOS
Durante o festival, a linha comemorativa “Jardim 10 Anos” ganhou ainda uma bandeja de mix de mármores e resina e outra de imbuia e metal adamascado; duas luminárias de mesa com versões à bateria e com tomada, nos acabamentos bronze fosco e latão; uma coleção de joias em ouro e prata com colares, correntes, escapulários, broches, pulseiras e brincos; vela e aromatizadores e um peso de papel em latão no formato da mesinha.
Todas as peças são limitadas, dignas de colecionadores. Durante a Semana de Design de São Paulo, as peças foram expostas no jaderalmeida LAB, agora, podem ser adquiridas no site jaderalmeida.com. Esta é a primeira vez que os produtos do designer são disponibilizados para compra online.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A carreira de Jader Almeida começou cedo, em Chapecó, Santa Catarina, trabalhando em uma fábrica de móveis onde passou por diversos setores – da montagem ao desenho técnico. Estudou Arquitetura e Urbanismo e, já na faculdade, projetava móveis. Desde 2008, acumula prêmios e é dono de traços cobiçados. Em 2015 passou a vender fora do país, em Londres, Paris e Miami. E, atualmente, é um dos nomes de destaque do design de móveis e objetos brasileiros contemporâneos. 2022 é comemorado o décimo ano de produção ininterrupta da mesa Jardim, da qual são comercializados anualmente mais de 1500 exemplares, número realmente considerável para o segmento high-end.
Quer receber notícias como esta em seu e-mail? Clique aqui e assine nossa newsletter.