BLOG / Vídeos

Galeria Idea!Zarvos abre exposição de objetos do acervo de Isay Weinfeld

galeria idea!zarvos

Mostra reúne ainda referências que fazem parte da memória afetiva do arquiteto e inspiraram sua trajetória

Inspirações reunidas ao longo da vida e obras de arte tridimensionais compõem a mostra Supercalifragilisticexpialidocious, do arquiteto paulistano Isay Weinfeld, que a Galeria Idea!Zarvos inaugura em 16 de novembro. Para dar nome ao conjunto de peças em exposição, Weinfeld escolheu essa palavra comprida (usada para expressar algo esplêndido, magnífico, sublime), que se tornou popular graças a uma das canções do filme Mary Poppins (1964), interpretada por Julie Andrews e Dick Van Dyke.

Entre referências que fazem parte da memória afetiva e do repertório criativo de Weinfeld, a mostra apresenta imagens do projeto de arquitetura da Villa Savoye (1928), de Le Corbusier, trechos da música Desde que o Samba é Samba (1993), cantada por João Gilberto, e do filme Melancolia (2011), de Lars Von Trier. As andanças do arquiteto por mercados de pulgas ao redor do mundo renderam a outra parte da exposição: assemblages, ou seja, montagens feitas por ele juntando objetos encontrados em feirinhas de rua.

Trata-se da segunda vez que esse acervo é visto pelo público: a mostra estreou na última Semana de Design de Milão, em junho, na programação de eventos do Fuorisalone abrigados na Università Degli Studi di Milano. A abertura na Galeria Idea!Zarvos acontece com um bate-papo sobre arte e arquitetura, às 19h, entre Weinfeld e o curador e crítico Agnaldo Farias. Depois, a exposição, com entrada gratuita, segue em cartaz durante três meses.

Isay Weinfeld também é o autor do projeto de arquitetura da Galeria Idea!Zarvos | Foto: Fran Parente

Além de idealizador da mostra e criador de algumas das obras em exibição, Weinfeld também é o autor do projeto de arquitetura da Galeria Idea!Zarvos, um espaço de mais 3 mil metros quadrados, no bairro dos Jardins, planejado para abrigar conversas e reflexões sobre arquitetura, cidades, arte e design. No local, áreas verdes ao ar livre conduzem ao anfiteatro circular, iluminado por uma claraboia, que serve de palco para talks, debates e palestras. O endereço concentra ainda os apartamentos decorados de seis edifícios lançados pela incorporadora Idea!Zarvos em 2022: Tuca, Iperó 111, Terra Céu, Melo Alves 121, Damata e Oscar Freire 2525.

A programação de novembro da Galeria Idea!Zarvos inclui mais um bate-papo sobre arte e arquitetura comandado por Agnaldo Farias, no dia 22, às 19h. Dessa vez, os convidados são a arquiteta Mariana Schmidt, do Studio MNMA, responsável pelo projeto do edifício Melo Alves 121, e o artista plástico Lucas Simões.

Supercalifragilisticexpialidocious
Abertura: 16 de novembro, às 19h
Visitação: de segunda a domingo, das 10h às 19h, inclusive feriados
Até fevereiro de 2023
Endereço: Rua Sampaio Vidal, 978

Saiba mais sobre a galeria em ideazarvos.com.br.Receba notícias e informações sobre eventos como este em seu e-mail, assine nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.