BLOG / Vídeos

‘Design In Sampa: Origem & Destino’ mostra obras de paulistanos natos e por adoção

A metrópole de São Paulo é origem e destino de muita gente, diariamente e ao longo de sua história a cidade recebeu pessoas de todo o mundo que daqui fizeram seu lar. Isso porque é um centro de excelência com ensino de ponta, milhares de empresas e poder de atração por suas vocações, sua capacidade produtiva e poder de gerar negócios, ideias e empreendimentos.

Levando em conta essas características e história, nasceu a exposição Design In Sampa”: Origem & Destino com curadoria de Joice Joppert Leal, fundadora e diretora executiva da Associação Objeto Brasil e do Instituto Brasil Criativo. O objetivo da mostra, com cerca de 30 participantes, tem como objetivo apresentar e valorizar os trabalhos dos designers paulistanos natos ou por escolha, assim como produtos desenvolvidos por artesãos, criativos ou empreendedores. Dando exemplos da atuação do design como alavanca para o empreendedorismo.

“Quando se iniciaram as primeiras atividades de pesquisa para desenhar a exposição definindo seu conceito, projeto de curadoria entre outros, a questão da Origem & Destino chamou muito a atenção. Isso se dava inicialmente ao observar quantos dos profissionais talentosos da nossa cidade são oriundos das diferentes fases da imigração, mas também no contato direto com arquitetos, designers, publicitários e demais profissionais que desenvolvem produtos e marcas. Muitos deles tão associados ao cenário do design paulistano na verdade tinham vindo para cá, adotando a cidade como destino para seus projetos e ambições, para estarem próximos de clientes existentes e potenciais, para firmar parcerias, para viver a diversidade cultural da nossa cidade expressa em seus cinemas, casas de show, teatros, restaurantes entre tantas outras atividades aqui existentes”, comenta Joice.

Nessa exposição, a curadora quer evidenciar produtos, projetos, objetos, serviços e marcas assinados por designers, como Brunno Jahara – sascido no Rio de Janeiro, Fabiola Bergamo, Hans Donner – nascido na Alemanhã e Arthur Guimarães, mas também os desenvolvidos por artesãos e outros criativos e empreendedores.

Joice, com sua expertise, que inclui a coordenação do Prêmio IDEA/Brasil, selecionou produtos de segmentos como acessórios de décor, iluminação, tapetes, artesanato e até aplicáveis na construção civil.

Homenagem

‘Design In Sampa’ tem um homenageado, o paulistano ilustre Ruy Ohtake, falecido em 2021. Duas peças artesanais do arquiteto estão na exposição: um cachepô e um centro de mesa feitos em latão com banho de prata que fazem parte da Coleção Serpentina. Tratadas como obras de arte, as peças são numerados e têm tiragem limitada de 25 unidades cada uma.

A mostra acontece na Tapetah, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1264. A visitação se estende de 04 a 11 de setembro. Haverá happy hour das 17h30 às 19h nos dias úteis. Saiba mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.