BLOG / Vídeos

D&D: Mostra Garden Design traz tendências do paisagismo e novas formas de levar o verde para a casa

É primavera, tempo de cores, flores e novos ares: o D&D Shopping (@dedshopping) aproveita essa aura de leveza que a estação traz e, pela quarta vez, promove a Mostra Garden Design. São 18 paisagistas, floristas e decoradores assinando espaços que reúnem tendências e novas maneiras de incluir o verde na vida e na casa.

A Mostra Garden Design abriu as ações da 11ª Semana de Design de São Paulo, em setembro, e se mantém em cartaz até dia 16 de outubro. Os ambientes estão distribuídos pelos andares do shopping, a visitação é aberta ao público e tem entrada gratuita. Pra deixar você com (ainda mais) vontade de dar um pulinho no D&D, a DW! fez um compilado de alguns espaços da exposição. Vem ver!

Conexão, por Benisia Vieira

Ambiente de Benisia Vieira | Foto: Rafael Renzo

O espaço foi pensado para incentivar a conexão entre as pessoas em uma atmosfera de bem-estar físico e mental. Verde natural, folhagens secas, flores e a água são combinados ao mobiliário e aos acessórios em madeira e com cores contrastantes. Entre os matizes, o terracota predomina nas cerâmicas e nos detalhes em tecido.

Pátio da Bisa, por CasaK Paisagismo e Stéfany Todaka Arquitetura

D&D
Foto: Rafael Renzo

Quem não gosta de uma casa de vó? Esta é uma releitura moderna dos pátios das casas e vilas das nossas avós e bisavós, bem ali, no D&D. Mas nesse ambiente, a cadeira de balanço dá lugar à Poltrona Rio, do arquiteto Bernardo Figueiredo, estruturada em madeira maciça e palha natural e a escolha das plantas e eclética. As espécies homenagearam três raízes étnicas: a europeia, através de uma oliveira; a japonesa pelo uso de um pequeno bonsai; e a africana pela combinação da zamioculcas com o Ficus lyrata. Por fim, a brasileiríssima jabuticabeira arremata o mix de heranças culturais nesse jardim transgeracional.

Ateliê da Ceramista, por Cornelia Von Ammon Bauer

Cornelia Von Ammon Bauer | Foto: Rafael Renzo

Um arco de samambaias e vasos de folhagens e flores delicadas são combinados a objetos de cerâmica, uma poltrona convidativa e móveis que elegem a madeira como protagonista – seja em seu aspecto mais bruto ou na classuda cômoda com ares de outrora – nesse espaço. Além deles, destaque para os pendentes de fibra natural, que filtram a luz com leveza.

Um Mil Girassóis – Paisagens Solares, pela Galeria Botânica

D&D Shopping Mostra Garden Design
Galeria Botânica | Foto: Rafael Renzo

A instalação visual botânica propõe o fruir da sensação solar e vibrante dos campos de girassóis. É um convite para a (re)construção de uma paisagem sensorial que leva cores, texturas e sonoridades à rigidez paulistana. Um simulacro para uma experiência sensível e para o encontro entre corpo, espaço e natureza espalhado pelos corredores do D&D.

Art Pop Garden, por Mauro Contesini

D&D Shopping Mostra Garden Design
Mauro Contesini | Foto: Rafael Renzo

Diferente dos demais espaços, Art Pop Garden é lúdico e inusitado e dá protagonismo ao muralismo, que toma conta de (quase) todo o ambiente. Ali, o movimento e as cores interagem com os objetos e flores escolhidos em uma paisagem conceitual.

Spa Particular, por Renata Guastelli Paisagismo

D&D Shopping Mostra Garden Design
Renata Guastelli | Foto: Rafael Renzo

Um balanço generoso, folhagens dispostas em grandes vasos e uma parede verde dão os traços essenciais desse jardim, feito para promover a conexão pessoal. A estrutura do ‘spa’ foi pensada para estimular nossos sentidos, através dos elementos naturais e fomentar o descanso e a introspecção.

Rock Garden, por Ricardo Pessuto | Pessuto Paisagismo

D&D Shopping Mostra Garden Design
Ricardo Pessuto | Foto: Rafael Renzo

As rochas permitem criar volumes, profundidade e diversas dimensões em um ambiente externo. Um jardim de pedra pode variar de um projeto complexo em grande escala, até algo tão simples quanto um pequeno canto adornado com cascalho, mas será que é possível fazer algo do tipo sem luz direta? O ambiente proposto por Pessuto responde positivamente à questão e é um exemplo de como é factível construir um espaço com ajardinamento rústico em áreas com pouca luminosidade.

AquaJardim SP, por Roger Evangelista | JardimSP Terrários

D&D Shopping Mostra Garden Design
Roger Evangelista | Foto: Rafael Renzo

A água é o elemento fundamental para a sobrevivência e o cultivo de plantas nesse meio deixa à mostra a beleza e a exuberância das raízes, além de ser fácil e prático. Nos terrários – que ali também estão – é palpável outro emprego singular da água, em seu ciclo completo, num microecossistema onde é possível vivenciar a chuva em pequena escala.

Varanda Office Biofílica, por Vivi Mendonça

Vivi Mendonça | Foto: Rafael Renzo

Inspirado no Design Biofílico – que envolve nossa conexão ancestral com a natureza – o espaço emprega o natural para além das plantas: em madeiras nos móveis; na palha e na cerâmica dos objetos artesanais; na textura dos tecidos orgânicos; na beleza e no aroma das flores. É um convite a estar e ligar-se ao todo.

Gostou? Para todos os detalhes sobre a visitação da Mostra D&D Garden Design, acesse o site do D&D. E para receber as notícias mais quentes do mundo do design, assine a nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.