Obra têxtil inspirada nos portais africanos combina fios e pedras naturais num painel de 13 m de extensão
É um encontro inusitado, mas repleto de afinidades: na DW!, as tapeçarias de Alex Rocca e os revestimentos da Colormix compõem uma grande instalação, chamada Território. Convidado pela marca, Alex assina a concepção e a confecção manual da obra. A ideia surgiu da pesquisa do artista e designer têxtil sobre sua ancestralidade, que resultou em descobertas a respeito das características da arquitetura, da arte e do design africanos. Ao concentrar as referências para a criação do trabalho no campo da arquitetura, Alex adotou o conceito de portais, expresso por meio de formas geométricas que se repetem. As antigas vilas africanas cresciam com base nessa configuração e diversas comunidades conviviam próximas umas às outras. Até hoje, esse princípio influencia diversas manifestações culturais.
No trabalho, que irá compor um painel de 13 m x 2,30 m e cobrirá uma grande extensão do showroom da Colormix na al. Gabriel, Alex desconstrói os portais ancestrais e dialoga com o movimento afrofuturista, que utiliza narrativas de ficção para projetar um amanhã de protagonismo negro. Tecendo com fios naturais, o artista insere em meio à trama os mármores da Colormix, elementos que vêm da terra, e propõe uma experiência visual e tátil na qual os contrastem ganham relevo: o quente e o frio, o macio e o rígido, o delicado e o bruto, a luz e a sombra. A confecção é gradual e acontece no tempo das mãos e no espaço das telas, até que todas as partes se unam e se transformem numa história única.
Durante a DW!, a Colormix realiza dois coquetéis para convidados para apresentar a instalação, nos dias 5 e 8 de setembro, às 18h. A obra pode ser visitada pelo público de segunda a sábado, das 10h às 19h. Fecha no feriado de 7 de setembro. Clique aqui e saiba mais!