A Evviva fez de seu slogan Ontem, hoje e amanhã a materialização de sua nova linha de produtos O Espírito do Lugar lançada na DW! 2022: são peças que miram o futuro, pelo processo fabril tecnológico, mas olham e bebem da história e do chamado Genius loci, a essência da terra e da sua gente.
Apesar da prioridade em desenvolver móveis planejados de alto padrão e personalizáveis, a Evviva – empresa do grupo Bertolini – escolheu dar ênfase à coleção-cápsula, em série limitada, que reúne gaveteiros, aparadores e gabinetes rosados, beges e pretos. A paleta escolhida se alinha às bases delgadas de metal e ganha o complemento de aplicações sutis de palha tramada de maneira precisa e sofisticada. As peças foram desenvolvidas pelo duo TOMAZICABRAL – Nicole Tomazi e Sergio Cabral -, que também assinou a instalação na loja Evviva da Gabriel, durante a DW!.
Dressas
Está aí a chave singular que alinhava presente e pretérito em O Espírito do Lugar: as dressas, um trançado de palha de trigo usado na feitura de acessórios empregados pelos imigrantes, sobretudo italianos, na lavoura e no cotidiano da casa – como sacolas, abanadores, tampas e cestos.
A artesania incorporada aos móveis simboliza a origem gauchesca da Evviva e a relação da marca com a terra do estado sulista e com quem a habita. A palha dourada também tem, em si, muito do processo pelo qual passou a região de Bento Gonçalves.
Derivada do trigo – cultivo que demanda e se adapta ao frio serrano – a palha foi matéria-prima fundamental para o desenvolvimento da manufatura da Serra Gaúcha e marca de forma indelével o eixo artesão-indústria ali nascido.
Para explorar mais detalhes sobre o mobiliário desenvolvido pela Evviva, acesse o site da marca. E não deixe de assinar a newsletter da DW! para ter sempre as melhores informações sobre o mundo do design.