Buscar na sua Origem o melhor para construir os próximos passos de uma caminhada. Já são 20 anos de estrada para a Franccino, empresa moveleira dos irmãos Francino que fica em Minas Gerais. Mas a história começou antes, com uma loja de mobília para áreas externas em São Paulo. E em 2001 a família fez um movimento que parecia o único possível para estruturar o sonho de “despertar bons sentimentos através de bons móveis”: montou sua primeira fábrica em Cláudio (MG).
Duas décadas depois, a Franccino consolida sua produção sobre pilares muito bem definidos: design autoral, materiais de qualidade e e união da tecnologia com o fazer artesanal.
Como parte das comemorações, a Franccino convidou talentos do design autoral brasileiro para desenvolver sua nova coleção CASA que será apresentada durante a DW! 2021. Conheça algumas novidades!
Com um estilo vintage, as formas da penteadeira Lenyr lembram um piano. O móvel assinado por Zanocchi e Starke é feito em em madeira Tauari e dispõe de compartimentos para atender as diferentes necessidades de organização e armazenamento de pincéis, celular, além de espelho e puxadores. O nicho interno é removível e sua “cabeceira” possui estofamento em couro.
Materiais naturais
Para Paulo Alves a autenticidade do trabalho autoral a “um olhar para si mesmo”. O designer levou para a o buffet Finess características que vão além da funcionalidade. O móvel possui estrutura em MDF revestido com lâmina natural de madeira, portas leves trançadas com palhinha natural indiana, mesclando a delicadeza da trama com a madeira natural. A memória afetiva é inevitável com a junção desses dois elementos.
Autenticamente brasileiros
No projeto da designer Daniela Ferro, radicada em Curitiba (PR), os materiais foram empregados para criar uma sensação de aconchego extremo, sem que fosse comprometida a eficiência da manutenção do sofá Dara. “O trabalho começou antes da pandemia e o processo foi bastante complexo por força do contexto, mas ficou claro que era ainda mais necessário trazer limpeza visual e formal aliada a um conforto máximo”, explica.
O sofá é uma grande plataforma estruturada em alumínio e madeira com detalhes em couro. Almofadões em módulos que têm lavagem e troca fácil convidam quem usa a deitar e ser envolvido pela maciez. Apesar de ampla, a peça parece flutuar no ambiente.
Assim como para o sofá, as cadeiras Dara tiveram como referência elementos naturais e que reforçam a autenticidade de ser brasileiro. “Não é só o produto e a forma do design que importa, saber de onde vem e quem produz é essencial”, resume Daniela. A versão indoor da peça (foto) leva madeira, palhinha e courto na composição do corpo com braços abertos e assento amplo, que faz jus a longas horas de prosa.
Cultura popular e o tempo
O interior do país está presente, também, no cerne do trabalho desenvolvido pelo designer Bruno Rangel, que tem suas raízes fincadas em Campo dos Goytacazes (RJ). Para criar o bar Juno, as festas juninas e as bandeirinhas dos trabalhos de Alfredo Volpi (1896-1988) foram o ponto de partida.
“Minhas peças têm sempre uma referência da natureza e/ou da cultura popular. Quero agregar valor e estimulam um outro olhar. O intuito vai além da função, do produto em si, quero discutir e fazer pensar. Ter o olhar voltado para as coisas que são essenciais, assim como o bom design”, explica.
Juno é um móvel robusto feito de madeira e, à primeira vista, parece um armário simples. Mas são os detalhes que criam o interesse e a singularidade de cada peça fabricada. A parte com vazados tem as ripas chanfradas a 45o em diferentes sentidos, a fim de criar movimento pela incidência de luz.
Esse detalhe determinou que o processo tivesse a mão do artesão diretamente aplicada para conseguir o efeito projetivo de claro e escuro. Para estruturar o bar, madeira certificada. “A madeira é um material vivo e em constante mudança e amadurecimento. É incrível vê-la tomando outras tonalidades e perceber a sensação da passagem do tempo”, afirma Bruno.
Veja também os lançamentos para área externa. Veja todos os lançamentos em franccino.com.br.