Quer conhecer as atrações da DW! de um jeito diferente (e saudável)? Que tal ir de bicicleta? O Bike Tour SP – em parceria com a Semana de Design de São Paulo – montou um roteiro diferente para o festival, que combina cultura e design. De 4 a 10 de outubro, sempre às 10h; 13h e 16h um grupo de até dez pessoas vai curtir o passeio Edição Especial DW! 10 Anos.
O circuito percorre a Vila Madalena e o bairro de Pinheiros e tem como ponto de partida e chegada a Lab88 Revestimentos. Na loja, que faz parte da DW!, há uma atração extra que se estende até o final do mês: Arte nas Alturas conta com uma plataforma elevada a mais de 10 m do chão, de onde é possível apreciar um dos grafites assinados pelo artista Alexandre Orion.
O passeio sobre duas rodas passa por pontos de interesse como o Beco do Batman; traz informações sobre a cena cultural da Vila, com seus bares e blocos de Carnaval e fala, também, das instituições de arte dos dois bairros. Além de contar curiosidades sobre os nomes das ruas por onde passa, tudo via áudio guia em duas línguas: português e inglês.
E o design?
Nove endereços de arquitetura e design que integram o festival fazem parte do percurso e os participantes da excursão receberão informações sobre essas marcas e suas ações na DW!. Em três deles – a Lab88; a Portobello Shop Pinheiros e a Feira na Rosenbaum – quem pedala está convidado, também, a uma breve visita.
Vou de bike?
Não. Você não precisa ter uma bicicleta para fazer o passeio, a bike usada para o roteiro é elétrica e cedida pelo Bike Tour SP. Além dela, coletes e capacetes estão inclusos. Estes últimos, aliás, foram personalizados por 17 artistas. Após o festival, eles serão vendidos e o valor arrecadado será revertido para instituições de apoio social.
Mas, então, é só chegar?
Para participar, é preciso agendar. O tour dura entre 2h30 e 3h; é gratuito, mas são pedidos 2 kg de alimentos não-perecíveis e um livro paradidático. Eles serão doados ao NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes); à Missão CENA (Clube de Esperança Nova Aurora) e à ONG Pé de Saber.
Pedalar por SP
O Bike Tour SP foi fundado pelo irmãos André e Daniel Moral, em 2013. Em quase uma década, o projeto já levou mais de 70 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da capital paulista. A ideia é aproximar a população do convívio com a cidade e tornar o ato de pedalar o mais inclusivo e seguro possível.
Para saber mais sobre o roteiro com o Bike Tour SP e tirar suas dúvidas sobre protocolos e questões de segurança, acesse biketoursp.com.br ou a página de agendamento .