BLOG / Vídeos

Tramas de corda náutica trazem cor e textura para cadeiras e poltronas da coleção Caminhos, novidade da Franccino Giardini

O trabalho artesanal responde por boa parte do encanto nas cadeiras e poltronas da coleção Caminhos, recém-lançada pela Franccino Giardini (@franccinooficial). Desenvolvidas por designers talentosos e executadas pelo time de artesãos da fábrica – verdadeiros mestres nessa arte –, as tramas de corda e fita náutica acrescentam camadas de textura e cor às peças. Na estrutura dos móveis, madeira e alumínio compõem uma base elegante, característica que ajuda a evidenciar o nível de elaboração dos trançados.

Assinada pelo arquiteto Andrea Zanocchi e pela designer Carolina Starke, do estúdio Zanocchi & Starke, a cadeira Gama chama a atenção devido à estrutura leve, composta de três elementos tubulares que se unem, dando origem a base, encosto e assento. Na peça, a trama de corda náutica funciona como possibilidade de customização, pois o comprador tem a opção de selecionar sua tonalidade preferida para o material. A liberdade de escolher os tons também se aplica à poltrona Bepoti, criação do designer Sergio J. Matos. Batizado com a palavra “sol” em guarani, o móvel de linhas arredondadas exibe um trançado de fita náutica que pode entrelaçar duas ou mais cores. Uma curiosidade: a confecção da poltrona requer 52 horas de trabalho artesanal e 665 metros de fita.

Poltrona Bepoti, do designer Sergio J. Matos, com trançado de fita náutica que requer 52 horas de trabalho artesanal e 665 metros de fita. À dir. cadeira Gama, assinada pelo arquiteto Andrea Zanocchi e pela designer Carolina Starke, do estúdio Zanocchi & Starke | Fotos: Divulgação /Montagem

Inspirada pela conexão com a natureza que o mobiliário de área externa proporciona, a designer Daniela Ferro projetou as cadeiras Melina (que vem de mel) e Marina (de mar). Na primeira, disponível nas versões com e sem braços, os materiais dialogam em perfeito equilíbrio: a corda náutica arremata a estrutura de freijó maciço com a dose exata de textura. O desenho da cadeira Marina, por sua vez, tira partido de uma trama mais fechada e minuciosa para compor o encosto, elemento que concentra o apelo tátil da peça.

Duas cadeiras Melina e cadeira Marina, revelando a inspiração da designer Daniela Ferro na conexão com a natureza que o mobiliário de área externa proporciona | Foto: Divulgação

Na poltrona Trama, Zia Costa associa a estrutura de linhas minimalistas, feita de alumínio, a um trançado de pontos abertos, que traz colorido e, ao mesmo tempo, preserva a delicadeza do móvel. O designer também assina a cadeira Brisa, peça em que buscou as proporções refinadas para chegar a um resultado que aliasse conforto físico e apuro visual. Feita de alumínio e corda náutica, ela é encontrada nas versões com e sem braços.

Cadeira Brisa, em alumínio e corda náutica – encontrada nas versões com e sem braços. À dir., poltrona Trama em alumínio e com um trançado de pontos abertos, que preserva a delicadeza do móvel. As duas peças têm assinatura de Zia Costa | Fotos: Divulgação /Montagem

Composta de móveis de área externa que podem tranquilamente transitar para o interior da casa, a coleção Caminhos foi apresentada durante a DW! SP 2024 nos showrooms da Franccino Giardini da alameda Gabriel e dos shoppings Lar Center e D&D.

Curtiu? Veja outros destaques do universo do design em nosso Instagram, no perfil @dwsemanadedesign. Para receber mais notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.