Um dos espaços mais interessantes da Barra Funda, na região oeste de São Paulo, é o Galpão Central. Não apenas por se localizar em um galpão restaurado e ressignificado, com 2.400 m², mas também pela iniciativa de participar da revitalização da região e pela presença de marcas brasileiras e autorais de decoração e design. E este coletivo multidisciplinar está com uma seleção ainda maior e mais variada de criativos e marcas residentes, apresentando peças e mobiliários que conectam design, artesanato, utilitários e outras expressões.
Impulsionando negócios e ciclos
O Galpão Central existe desde outubro de 2022 e seu showroom permanente é voltado apenas a lojistas, com uma curadoria responsável e autêntica que une pluralidade, originalidade e contemporaneidade. O propósito é impulsionar o negócio de quem trabalha com arte, artesanato e design autorais produzidos no Brasil.
E mais: além da pesquisa envolvida, cada etapa do trabalho do Galpão Central preserva as tradições culturais do Brasil e incentiva a economia sustentável, apoiando pequenos produtores e criando conexões duradouras, com impacto positivo na decoração e no design brasileiros.
O começo e o sentido de tudo
A iniciativa nasce de um processo interdisciplinar e colaborativo na transformação de um dos galpões industriais que caracterizam a história e a arquitetura da Barra Funda. O bairro atualmente conecta um conjunto vibrante de galerias, escritórios de arquitetura, designers independentes, espaços de gastronomia e outros lugares de referência – entre eles o Galpão Central, que incentiva as trocas e o fomento do design e do artesanato brasileiros.
O espaço passou recentemente por uma reestruturação cuidadosa, com destaque para o novo piso superior, favorecendo ainda mais a (re)descoberta da harmonia entre tradição e inovação. São peças que não apenas adornam espaços, mas contam histórias de habilidade, tradição e inovação. Cada item presente representa uma jornada artesanal e um tributo à tradição e à fusão e técnicas, tornando cada item um tesouro atemporal.
Projeto Alma Brasileira
Após a ampliação, o Galpão Central passou a abrigar uma curadoria especial de Cris Rosenbaum, agrupada no projeto Alma Brasileira, composto de marcas e criativos de diversos segmentos da economia criativa. O trabalho autoral ganha ainda mais visibilidade e vale conhecer de perto peças de nomes como Corporação de Ofícios, Saboaria Brasil, Greghi Design, Ryasi, Monterraro, Rosalva.art, Mirna Linhares (Tapeçaria Contemporânea), Paula Sousa, Atelier Buriti, Atelier Mantáh, Estúdio Cruzeta e Oca Objeto, entre outros.
Confira algumas outras marcas residentes do Galpão Central:
@annesso_collab
@ariberaldinjr
@casabonitadecorsp
@conceito_plural
@decortrico
@gdcristais
@holaria_
@hipolitomobilia
@a.lemotif
@macrosulmoveis
@ngabatjours
@oficinadaroca
@oio.oficial
@reginamisk
@studiolopomo
@stjamesoficial
@straussoficial
Galpão Central
Rua Conselheiro Nébias, 1763 | Barra Funda – São Paulo/SP
Segunda a Sexta, das 9h às 18h
Atendimento exclusivo a lojistas, com agendamento no link da bio @galpaocentral
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário para criarmos mais materiais como este. Para receber notícias sobre o universo do design em primeira mão, assine a newsletter da DW!