Se você olhou para os padrões da coleção Pentagramma, criada pelo italiano Francesco Maccapani Missoni para a Tidelli (@tidellibrasil), e se lembrou da distribuição das notas musicais numa partitura, isso não é só coincidência. De fato, o artista buscou uma tradução visual para a musicalidade, um jeito de expressar ritmo e harmonia por meio de tons intercalados e composições cadenciadas pela geometria.
Em visitas à fábrica da Tidelli na Bahia, Francesco trabalhou com mais de 20 cores de corda náutica para trançar 12 padronagens. As criações seguem a mesma lógica de sua produção artística habitual, em que se dedica a fazer quadros com fitas coloridas de papel ou cetim. Produzidas a mão, com precisão matemática, as obras equilibram razão e intuição.




Afinado com o processo criativo da coleção, o artista resolveu batizar as tramas com nomes de instrumentos musicais em italiano: Armonica, Arpa, Basso, Bongo, Mandollino, Nacchere, Oboe, Ocarina, Pianola, Sax, Tamburello e Violoncello. Lançada inicialmente na Design Miami, em dezembro, Pentagramma desembarcou nos showrooms da Tidelli em São Paulo (@tidellisp) para a DW! SP 2025 e foi aplicada a quatro peças do catálogo da marca, todas de autoria de Luciano Mandelli: cadeira e poltrona Quéchua, banco Oslo e cubo Club. Assim, a arte multicolorida de Francesco ganhou tridimensionalidade e novas formas de expressão.
A coleção Pentagramma também marca a estreia da Tidelli na SP-Arte, com a presença de Francesco para um bate-papo no sábado, 5 de abril, às 16h, no Palco SP-Arte.
Para conhecer a coleção vá à Tidelli na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.480, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos ábados, das 10h às 14h. Para receber mais novidades como essa, assine nossa newsletter.