O cenário descontraído e brasileiríssimo dos bares e botequins é a grande inspiração para a coleção Botequim da Novo Ambiente (@novoambiente), lançada durante a 14ª DW! Semana de Design de São Paulo. Sob a direção criativa de Marcelo Salum e Frederico Cruz, do Estúdio Fresa, a coleção revela um olhar apurado para verdadeiros ícones do mobiliário popular brasileiro.
Botequim reúne móveis e objetos que transmitem a atmosfera boêmia, alegre e descomplicada, revisitando cores, formas e materiais em uma perspectiva sofisticada e contemporânea. Uma visão igualmente atenta à importância desses espaços de convivência e descontração, tão ricos de histórias e essenciais para a cultura, o design e a arquitetura.



O carisma é inegável, além do charme inconfundível. Madeira, metal e tecidos nobres dialogam com cores vibrantes e elementos formais que habitam os botecos nacionais, como nas cadeiras de dobrar, nos cantos invertidos nas mesas, nos tons de amarelo e vermelho onipresentes e até mesmo em uma poltrona inspirada no gesto de tocar violão – que não pode faltar em um autêntico bar. Itens como a poltrona Vinicius, que fazem parte da coleção, possuem formas convidativas e super confortáveis, celebrando o prazer do encontro, da conversa e do tempo bem aproveitado com boas companhias.
Fauna, flora e tradições dos povos originários
Outro lançamento em destaque na Novo Ambiente é a coleção Brasiliana, assinada por Maurício Marquez. “Meu trabalho é um mergulho nas minhas raízes brasileiras, inspirado pela Bossa Nova e pela riqueza da nossa natureza”, afirma o designer. O trabalho é fruto de uma imersão longeva nas riquezas naturais e culturais do país.
O resultado são peças como as poltronas Karajá, Ouriço, Terra e Tucum, que celebram a fauna e a flora brasileiras. Com estruturas de madeira robustas e acabamentos arredondados e suaves, as peças contam com assentos e encostos convidativos.



Tucum, por exemplo, carrega a referência nas tradições indígenas, evocando a palmeira que lhe dá nome. A madeira sustenta o couro por meio de uma rede sutilmente tramada, criando não apenas uma nova experiência de conforto, mas também um tributo à maestria artesanal dos povos originários. Karajá, por sua vez, traz os contornos arredondados das bonecas artesanais do povo indígena homônimo, que habita as margens do rio Araguaia. A peça representa a fusão entre tradição, sustentabilidade e design de excelência. Uma expressão autêntica de como a cultura e os materiais naturais podem ser integrados de maneira harmoniosa e criativa. Já Ouriço reverencia o pequeno mamífero coberto de pelos e reflete as características deste animal, resultando em uma poltrona aconchegante, sofisticada e que abraça.
Para conhecer de perto as criações que compõem as coleções Botequim e Brasiliana, entre outros lançamentos, visite o showroom da Novo Ambiente, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 683. Para receber conteúdos sobre o universo do design em primeira mão, assine a newsletter da DW! e acompanhe o perfil do festival no Instagram.