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DW! em Milão 2024: marcas de moda entregam décor em lançamentos e instalações impactantes

Uma proximidade cada vez mais evidente e que se estreia cada vez mais foi vista na última MDW – Semana de Design de Milão, que contou com cobertura especial da DW! em 2024. Afinal, design de moda e de produtos para casa têm pontos inegáveis de confluência percebidos e alimentados pelas casas de alta costura, alta moda e high fashion há décadas. Prada, Dior, Gucci, Missoni, Ralph Lauren e Louis Vuitton são apenas algumas delas a desenvolver projetos de Home&Decor que vão do papel de parede e da louça ao mobiliário – entre diversos outros itens, muitos em collabs luxuosas com marcas que já são celebradas nos segmentos de decoração e utilidades.

Na MDW, a costura perfeita desses universos aparece com ênfase, e 2024 certamente marca a maior presença em investimento desse nicho de luxo, tanto em eventos no iSaloni quanto no FuoriSalone. Se as coleções de Hermès e Loewe já são esperadas sim-ou-sim, já há espaço pra mais: Prada confirma a vanguarda nos debates com seu Prada Frames ao mesmo tempo em que a jovem grife novaiorquina Thom Browne pode chamar a atenção pelo combo lançamento + performance + instalação.

Com uma profusão de novidades, belezas e propostas para o segmento de luxo ligado às maisons, a DW! escolheu seis destaques da MDW que expressam tendências, resgatam histórias e promovem discussão e arte sem medo de roubar a cena.

Bottega Veneta

Imagens de parte da instalação On The Rocks, com versões do LC14 Tabouret Cabanon, desenhados por Le Corbusier em 1952, em couro da Bottega Veneta | Fotos: Reprodução @cassinaofficial
Cartaz da exposição On The Rocks, durante a MDW 2024, promovida pela Bottega Veneta e pela Cassina em homenagem a Le Corbusier | Foto: Divulgação
Imagem do ambiente com diversos LC14 Tabouret Cabanon, desenhados por le Corbusier em 1952, e fabricados para o desfile da Bottega Veneta, em setembro (2023) | Foto: Divulgação

 

em parceria com a Cassina e a Fondation Le Corbusier, a Bottega Veneta criou a instalação On The Rocks no Palazzo San Fedele. A obra coloca em destaque a peça LC14 Tabouret Cabanon, desenhada em 1952 por Le Corbusier, para sua cabana minimalista na Côte d’Azur.

O banco foi inspirado em uma caixa de uísque e fazia parte da ideia em combinar móveis desenhados como caixotes aos demais, embutidos. O tabouret é espartano, fácil de movimentar e, ainda assim, requintado na marcenaria de castanheira maciça, com aberturas oblongas e encaixes do tipo rabo de andorinha, hoje executados pela Cassina.

Na instalação, há versões personalizadas em madeira, desenvolvidas para o desfile de inverno da Bottega Veneta a pedido do diretor criativo Matthieu Blazy, aliadas a outras em couro exclusivo da maison e trançado pela técnica Intreccio Foulard, nas cores amarelo, vermelho, azul e verde raintree.

Dolce&Gabbana

Eletros da coleção Blu Mediterraneo, da Smeg em parceria com a marca de alta costura Dolce&Gabbana | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano
Eletro da coleção Blu Mediterraneo, da Smeg em parceria com a marca de alta costura Dolce&Gabbana | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano
Eletro da coleção Blu Mediterraneo, da Smeg em parceria com a marca de alta costura Dolce&Gabbana | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano
Eletro da coleção Blu Mediterraneo, da Smeg em parceria com a marca de alta costura Dolce&Gabbana | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano

 

Em cartaz até 31 de julho de 2024, fica no Palazzo Reale Milano a exposição From the Heart to the Hands: Dolce&Gabbana com curadoria de Florence Müller.

“Uma viagem às mentes de dois dos estilistas mais famosos do mundo da moda, na exposição que acolhe as criações mais famosas da marca. Uma trajetória que conta o processo criativo das obras e ideias de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, do coração à sua criação, à mão”.

Além da mostra, a D&G apresentou a Blu Mediterraneo com a Smeg na Eurocucina, como uma nova etapa da parceria entre as empresas. A collab já conta quase uma década e traz eletrodomésticos e eletros – a exemplo de cafeteira, torradeira e chaleira – estampados em branco e azul e com inspiração na faiança renascentista majólica. A estampa também está em uma cafeteira Moka da italiana Bialetti.

Para arrematar, no Quadrilatero della Moda, a flagship da D&G apresentava as poltronas Dreaming in Black e Dreaming in White, além da mostra Gen D Volume 2, com peças de designers com até 40 anos e curadoria de Federica Sala.

Gucci

Coleção Design Ancora, da Gucci, revisita designs clássicos italianos em ‘rosso ancora’ | Foto: Divulgação

Sabato De Sarno estreou na direção criativa da Gucci e levou à passarela em setembro último o Ancora, a fim de marcar a estética clean e minimalista proposta por ele com um vermelho profundo. A cor extrapolou a passarela e tingiu a mostra Design Ancora durante a MDW, na flagship da marca na Via Montenapoleone.

A exposição teve curadoria de Michela Pelizzari e reuniu uma série de objetos e móveis que marcaram uma era de outro do design italiano, traduzindo a italianidade e o estilo milanês. As cinco peças são: vaso Opachi, de Tobia Scarpa para Venini (1960, reeditado em 2021); Sofá e chaise lounge Le Mura, de Mario Bellini para Tacchini (1972, reeditados em 2022); Tapete Clessidra para o projeto em homenagem a Piero Portaluppi, de Nicolò Castellini Baldissera para a cc-tapys; e o armário Storet, de Nanda Vigo para Acerbis (1994, reeditado em 2020).

Hermès

A Hermès fez um convite a quem visitou sua exposição The Topography of Material, no Spazio Pelota, durante a Semana de Design de Milão: “sair do tempo, mantendo os pés no chão”. O ambiente escuro conduzia o olhar do visitante na direção do piso, composto por padronagens em tons de marrom, vermelho e cinza.

A ideia era criar um “diálogo entre raízes e movimento, entre materiais e o saber-fazer”. Os padrões, claro, não eram aleatórios e representavam exemplares de pavimentos de diversos lugares da Itália, retratando a importância da história e do conhecimento passado entre gerações.

Os produtos propriamente ditos só eram vistos depois do percurso pelo espaço e se mantinham atrás de um anteparo com uma fenda iluminada. Ali, novos cobertores em cores intensas que abraçam e patchworks, além de abajures, objetos de couro, poltrona, bancos e peças vintage de vestuário.

Prada

No museu Bagatti Valsecchi e pelo terceiro ano consecutivo – o segundo em parceria com o estúdio Formafantasma – a Prada promoveu o simpósio multidisciplinar Prada Frames na MDW. Sob o título Being Home, o programa investigou a complexa relação entre o ambiente natural e o design.

“O evento deste ano olha para o ambiente de vida como uma estrutura para enfrentar os desafios contemporâneos. O lar não é mais apenas uma fonte de conforto; funciona como abrigo e infraestrutura de serviços. Este espaço dinâmico e em constante evolução é onde as normas socioeconómicas que sustentam as comunidades tomaram historicamente forma”, afirma o programa o evento.

Entre os nomes nos debates, a crítica de design Alice Rawsthorn; a economista Kirstin Munro e a curadora sênior do MoMA, Paola Antonelli.

Thom Browne

Imagem produzida pela grife Thom Browne em parceria com a Frette, dá uma ideia do que aconteceria na performance das marcas na MDW 2024 | Foto: Divulgação - Courtesy Frette
Imagem produzida pela grife Thom Browne em parceria com a Frette, dá uma ideia do que aconteceria na performance das marcas na MDW 2024 | Foto: Divulgação - Courtesy Frette
Imagem produzida pela grife Thom Browne em parceria com a Frette, dá uma ideia do que aconteceria na performance das marcas na MDW 2024 | Foto: Divulgação - Courtesy Frette
Lençóis, almofada e manta de luxo assinadas pelo designer Thom Browne para a italiana Frette | Foto: Divulgação - Courtesy Frette
Lençóis, almofada e manta de luxo assinadas pelo designer Thom Browne para a italiana Frette | Foto: Divulgação - Courtesy Frette
Lençóis, almofada, manta e roupas de banho de luxo assinadas pelo designer Thom Browne para a italiana Frette | Foto: Divulgação - Courtesy Frette

 

O designer Thom Browne, cuja marca homônima faz parte do grupo Ermenegildo Zegna desde 2018, há alguns anos cria em collab com empresas extra-fashion. Três delas são a Haviland & Co., que produz porcelanas de Limoges, a francesa de tableware Christofle e a cristaleira Baccarat.

Para a Semana de Design de Milão, a parceria veio junto à italiana Frette, centenária fabricante de lençóis de luxo. A coleção em cinza e branco traz as quatro barras indicativas do designer em tecido de cetim de algodão para os lençóis, toalhas felpudíssimas e manta, cobertor e almofada feitos com mistura de lã e caxemira. Além destes itens, Browne trouxe a teatralidade de seus desfiles para a performance-instalação que promovia a coleção.

Junto ao Parco Sempione, a neoclássica Palazzina Appiani abriu seu hall central para seis leitos datados do meio do século passado, arrumados com os novos jogos de cama da collab. Um a um, modelos entravam e circulavam pela sala em penumbra e, ao som de músicas clássicas e de ninar, se vestiam com as roupas dispostas em mancebos. Alinhadíssimos, deitavam-se para dormir. O final você pode descobrir aqui.

Gostou do conteúdo? Este é o primeiro de uma série de retrospectivas sobre a Semana de Design de Milão, com iSaloni e FuoriSalone. Para não perder, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão. Também acompanhe todas as novidades do universo do design no nosso Instagram, em @dwsemanadedesign.

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