BLOG / Vídeos

DW! PE: exposição Plural – Mãos e Almas celebra encontro de artesanato, arte, design e indústria

Edifício Pernambuco - Recife

É no Edifício Pernambuco, no Centro do Recife, a mostra que marca a presença da DW! Semana de Design neste preview em Pernambuco, lançando as bases para um festival completo em 2024. A trajetória da nossa história no estado teve início em 5 de julho, com a estreia do estande DW! na Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que segue recebendo os visitantes até este domingo (16).

Os dias 12 (para convidados), 13 e 14 de julho (para todo o público) celebram o primeiro ato de Plural: Mãos e Almas – O encontro do artesanato, da arte, do design e da indústria brasileira em Pernambuco. A exposição é uma das cerca de 50 atrações do Circuito Fenearte, que conecta diversas atrações no Recife e em Olinda durante o período da feira.

O Edifício Pernambuco é um prédio cinquentista que já é conhecido pela realização de eventos, mostras, shows e outros projetos culturais, trazendo mais movimento para a região central – algo que faz parte da essência da DW! São Paulo. O quinto andar, onde funciona a produtora audiovisual Carnaval Filmes, teve uma área generosamente cedida para abrigar Plural: Mãos e Almas.

A curadoria da exposição, de Túlio Augusto, privilegia um recorte diverso de técnicas, materiais e propostas de várias gerações de criativos, em uma convergência de design de moda, de produtos, de joias e mobiliário, além de peças de arte e artesanato em barro, madeira, cerâmica e outras tantas expressões brasileiras. Venha com a gente e conheça um pouco mais de quem faz essa história.

Mãos e almas criativas

Sergio J. Matos e cadeira Manta Negra (desenho) | Foto: Divulgação

Sergio J. Matos

Sergio J. Matos (@sergiojmatos) é o designer mato-grossense com um pezinho no sertão da Paraíba, onde estudou. De ambos os lugares traz regionalismos e conhecimentos ancestrais, que povoam e estruturam suas criações com técnicas, memórias e afetos. Na exposição organizada pela DW! no Edifício Pernambuco,  Sergio abre espaço para o diálogo com outros artesãos e artistas – o escultor, Mestre Luiz Benício (@luiz.benicio); a artesã e tecelã Mestra Marieta e a Associação Mimo da Terra, de Altinho (PE) – que trabalha com couro de bode – para a ressignificação da poltrona Manta Negra, inspirada em uma arraia gigante e desenvolvida em parceria com a DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia).

Studio Alfaia - Leandra Fernandez e Jaildo Lima | Foto: Divulgação

Studio Alfaia

O Studio Alfaia (@studioalfaia) é uma marca especializada em mobiliário que nasceu em 2018. Seu nome remete aos adornos e enfeites de roupas e objetos e, inclusive, ao tambor homônimo – decorado com cordas – do Maracatu. O duo é formado pelo pernambucano Jaildo Lima, designer de interiores com especialização pela Academia de Belas Artes em Cuneo, na Itália, e curso de Design de Moda pelo Senac; e pela arquiteta e urbanista argentina Leandra Fernandez. Juntos, criam peças que buscam o desenho contemporâneo, pautados em materiais brasileiros e elementos da cultura do Nordeste.

Caio Lobo - designer | Foto: Divulgação

Caio Lobo

O artista de móveis – como gosta de ser chamado – Caio Lobo (@caiolobo) alia elementos das artes plásticas à criação de mobiliário. Ao experimentar com diversos tipos de madeiras, materiais, acabamentos e processos de fabricação simples e artesanais, subverte padrões e normas projetuais e vai estruturando um portfólio com peças interessantes e únicas. São móveis que fogem ao comum, que podem brincar com espessuras ou ter encaixes precisos e usos múltiplos.

Dennys Deoliver - designer | Divulgação

Dennys Deoliver

O designer Dennys Deoliver (@dennysdeoliver) é alagoano de Pilar e começou cedo a desenvolver o gosto pela arte: aos sete já desenhava e aos 12 fazia quadros por encomenda. Adolescente, construía objetos em madeira e dava aulas de desenho pela cidade. Não deu outra: virou criativo e dedica sua expressividade artística ao desenvolvimento de mobiliário. Da sua prancheta saem peças inspiradas pelas brincadeiras infantis, outras calcadas nos instrumentos e seus sons ou mesmo num simples doce e em sua cidade natal.

Estúdio Galho - designers Klivisson Campelo e Edson Martone | Foto: Reprodução @estudiogalho

Estúdio Galho

O Estúdio Galho (@estudiogalho) faz design brasileiro em João Pessoa (PB). Klivisson Campelo e Edson Martone expressam através do ateliê histórias que partem da fusão de raízes regionais, que incluem Pernambuco e Paraíba. Minimalista e autêntico, o desenho do duo valoriza a dimensão semântica dos objetos e sua interação com quem usa. São peças simples, que despertam a beleza e as memórias de quem as aprecia ou faz uso delas. Madeira, metais, couro, corda náutica, fibras e palha indiana são apenas alguns materiais explorados nas criações que vão de poltronas a luminárias.

Artista plástica Iris Marcolino | Foto: Gleyson Ramos

Iris Marcolino

Iris Marcolino é artista plástica e tem nas cerâmicas seu carro-chefe expressivo. Radicada em Caruaru (PE), é mestre, doutora, professora e curadora e investiga, entre outros temas, a potencialidade e a ancestralidade criativa das mulheres. Suas obras carregam a força e o poder femininos, expressando no barro a poética humana em elementos corporificados, como o coração. Sua expressão pode ser conhecida através do projeto Corações de Iris (@coracoesdeiris), em enfeites, amuletos e acessórios.

Kleber Alves - designer | Foto: Divulgação

Kleber Alves

O designer e arquiteto Kleber Alves (@kleberalves_designak) está à frente do escritório Design AK com projetos de arquitetura, interiores e mobiliário, bem como da marcenaria homônima, dedicada a móveis planejados e sob medida. Sua linha Mandacaru participou de vários concursos, e o sofá da coleção ganhou Menção Honrosa na categoria Brasilidade Aplicada ao Design, no Salão de Gramado. Madeira, concreto, couro, metal, fibras e cordas estão entre os materiais usados nas criações.

Algo Atelier - designer Elohá Lima | Foto: Divulgação

Algo Atelier

Elohá Lima desenvolve estampas autorais aplicadas no algodão natural com processos totalmente artesanais em sua oficina, Algo Atelier (@algoatelier). Da costura à pintura com formas geométricas e orgânicas em tons de uma mesma cor ou variações de uma família cromática, tudo é imaginado e feito por Elohá no ateliê. Com uma proposta leve e natural, almofadas, cachepôs, bandeiras e outras peças transmitem energia positiva e aconchego aos ambientes.

Fabio Melo - designer | Foto: Divulgação

Fabio Melo

O design de Fabio Melo (@fabiomelodesign) se inspira na raiz sertaneja e no conhecimento ancestral e os traz à contemporaneidade com uma leitura minimalista, seja da terra nordestina ou do Centro-Oeste, no cerrado goiano. Suas próprias memórias de infância, em Caruaru (PE), estão presentes na mobília e nos objetos que fazem uso de detalhes, técnicas e conhecimentos vernaculares, ressignificando parte deles.

Toko Design Utiliátio - designer Marcelo Monteiro | Foto: Divulgação

Marcelo Monteiro

A madeira reaproveitada e as árvores caídas são a matéria-prima que dá corpo às peças únicas, feitas pelo designer e marceneiro Marcelo Monteiro, da Toko Design Utilitário (@tokodesignutilitario). A base do trabalho é a busca pela sustentabilidade, ao reutilizar sobras de madeira que vêm de obras, podas, de um toco encontrado por seus caminhos. Cada criação carrega elementos inerentes dos pedaços do lenho e, assim, tábuas, gamelas, fruteiras, adornos, colheres e tantos outros objetos ganham vida, beleza e uso.

Eleonora Hsiung - designer | Foto: Divulgação

Eleonora Hsiung

A designer de joias Eleonora Hsiung (@eleonorahsiungatelie) trabalha com formas inconformistas em seu ateliê de joalheria e acessórios. A advogada com alma de designer começou a desenhar em 2009, e sua busca era pelo forte e inusitado. As peças partem do mundo das ideias e ganham forma pelas mãos de um grupo de ourives que transformam a imaginação em obras de arte vestíveis. A nova coleção da marca, Ascensão, homenageia a beleza do folclore pernambucano em braceletes, brincos, colares e outras peças. Algumas delas trazem detalhes em couro de bode, lantejoulas e outros materiais, revelando um olhar de moda.

Biam Dhifá - designer | Foto: Reprodução @biamdhifa

Biam Dhifá

Biam Dhifá (@biamdhifa) é artista plástico e designer de moda em construção, que faz uso de materiais descartados das cadeias de produção das confecções, nas quais (muitas vezes) atua como diretor criativo ou consultor de moda. Das sobras nascem objetos, acessórios – como pulseiras, colares e pingentes – e obras de arte. Em mais de 30 anos de trajetória, já expôs em várias cidades do Brasil, além de Estados Unidos e Portugal.

Ser'tão - designer Julia Maria Nogueira | Foto: Divulgação

Ser’tão

A alagoana Julia Maria Nogueira é designer gráfica e a criativa à frente da Ser’tão (@s.e.r.tao), uma marca que resulta de um trabalho tecido pela alma, inspirado no universo do cangaço e enraizado no sertão alagoano. Entre os produtos, encontram-se botas, telas, paneaux, camisas, sandálias e um móvel, este criado em parceria com o Mestre Jasson. Em comum entre suas criações, muita cor, figuras do imaginário e do cotidiano, misturadas aos conhecimentos e técnicas artesanais.

Vá à mostra

Primeiro ato da exposição Plural: Mãos e Almas – O encontro do artesanato, da arte, do design e da indústria brasileira em Pernambuco
Onde: Edifício Pernambuco | Av. Dantas Barreto, 324, 5o andar, Santo Antônio, Recife – PE
Quando: dias 13 e 14 de julho de 2023 (último horário de entrada às 17h30)
Horário: das 13h às 18h
Ingressos gratuitos via Sympla
Para chegar, a melhor opção é com carros de aplicativo.

Gostou desse conteúdo? Para receber mais notícias sobre o tema e outras novidades sobre o universo do design, assine a newsletter da DW!. Aproveite e siga nosso perfil no Instagram, @dwsemanadesesign e fique por dentro das novidades.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.