BLOG / Vídeos

Conheça lançamentos de nove estúdios criativos que integram o portfólio da Boobam

Nove estúdios de design e uma vontade: montar juntos uma exposição para a DW! SP 2024. Assim nasceu a mostra Fio da Meada, realizada pela Boobam (@_boobam_), que reuniu lançamentos e destaques do catálogo de Daniel Wilges Design, Dengô, Estero Design, FeW, Labmobili, Oslo Design, Studio Marta Manente, Studio Pedro Leal e Vinicius Siega. Embora esses criadores tenham produções singulares e distintas, a curadoria da marca tratou de ressaltar os pontos de ligação entre seus trabalhos, como o tratamento consciente da matéria prima, a estética orgânica aliada ao primor técnico e a fusão entre artesanato e design de vanguarda.

O arquiteto gaúcho Daniel Wilges (@danielwilgesdesign) trouxe para a mostra as mesas Trio: três peças de rocha com formas complementares, pensadas para o uso em conjunto. Elas foram inspiradas nas copas das árvores e podem ser encontradas em seis diferentes tipos de pedra e no acabamento levigado (fosco). Diretamente da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, os designers Aline Almeida e Carlos Batista, dupla à frente do ateliê Dengô (@o.dengo_), enviaram a cadeira Verso, de desenho leve e delicado, e a poltrona Odara, que atrai a atenção devido ao volume marcante. Ambas são produzidas artesanalmente.

Da rigidez dos tampos em quartzito verde à porosidade dos mármores travertinos, a natureza é a referência de Daniel Wilges na criação das mesas Trio. Ao lado, duas peças da Dengô: a cadeira Verso é singela, elegante e confortável, cheia de ritmo; já a poltrona Odara é uma collab com Gui Pires, criada para ser exuberante e elegante, conectando a maciez da tapeçaria com as curvas da marcenaria | Fotos: Divulgação/Montagem

As designers (e irmãs) gaúchas Luana Rauber Albé e Laura Rauber Albé, da Estero Design (@esterodesign), se inspiraram no livro O Continente, do conterrâneo Érico Veríssimo, para criar os blocos Continente, que funcionam como banco, mesa e revisteiro. A permanência, tema da obra, é interpretada num móvel de aspecto robusto, que evidencia a solidez da madeira maciça e se adapta ao uso contemporâneo. Construída sobre um pentágono perfeito, a poltrona Pentágono, desenhada pelo carioca Bernardo Senna, representou na exposição o estúdio FeW (@estudiofew), nome que agrupa os símbolos dos elementos químicos ferro e tungstênio, utilizados na estrutura do mobiliário da marca. A peça alia o conhecimento da indústria com o design contemporâneo numa linguagem retilínea e sucinta.

A peça de mobiliário Continente, da Estero Design, utiliza madeiras cultivadas pelas famílias Rauber e Albé e técnicas de carpintaria de manuseio sustentável. Ao lado, a poltrona Pentágono, da FeW, traz um emaranhado de ângulos que possibilita novas formas com qualquer mudança de ponto de vista | Fotos: Divulgação/Montagem

A paulistana Labmobili (@labmobili) compareceu com quatro peças, todas projetadas pelo designer Rafael Oliva: a banqueta Trini, a mesa lateral Singular e as luminárias Cogu e Gume. Além de privilegiar a madeira em seus produtos, a marca explora novos materiais e incorpora a manualidade por meio de parcerias com artesãos, comunidades e ONGs de todos os cantos do Brasil. Na poltrona Cuore, a designer gaúcha Marta Manente (@studiomartamanente) homenageia sua ancestralidade italiana e as tradições ligadas à arte e ao feito à mão. A peça é composta de tubos de aço-carbono e traz estofamento de tecido bouclê sheepskin com trama rústica.

A banqueta Trini da Labmobili é um manifesto minimalista, inspirada na estética japonesa. A peça ganha lugar no Fuori Salone de Milão, em 2024. A cadeira Cuore, do Studio Marta Manente, foi desenhada com traços orgânicos em tubos de aço carbono e vem estofada com tecido de boucle do tipo sheepskim (textura pele de ovelha) | Fotos: Divulgação/Montagem

A escolha da Oslo Design (@oslo_design) para participar da mostra foi a mesa de cabeceira Charlot, assinada por Karin Klassen e Cláudia Guimarães Costa, mãe e filha que comandam a marca. Inspirada no bairro parisiense do Marais e produzida com esmero escandinavo, a peça combina madeira maçica e lâmina de madeira natural e se apoia em três pés, o que garante leveza ao desenho. Já o Studio Pedro Leal (@studio.pedroleal), de Niterói, RJ, selecionou o banco baixo Baiana, inspirado nos trajes das vendedoras de acarajé. Produzida com madeira de demolição garimpada, uma peça nunca sai idêntica à outra, mas todas compartilham técnicas minuciosas de tornearia e encaixe para chegar ao resultado final.

Oslo Estúdio assina a mesa de cabeceira Charlot, com base composta por três pés, oferecendo uma sensação de leveza, com curvas que adicionam suavidade. Ao lado, do Studio Pedro Leal, o banco Baiana vem inspirado na silhueta do vestidos tradicionais das Baianas do Acarajé e resulta do garimpo de madeiras de demolições centenárias, trabalhadas com técnicas de tornearia e encaixes | Fotos: Divulgação/Montagem

Designer de produto formado em Caxias do Sul, Vinicius Siega (@viniciussiega) apresentou a poltrona giratória Vento e a mesa de apoio Véu. A primeira expressa sua força gráfica graças à distribuição equilibrada de volumes enquanto a segunda se distingue pela delicadeza e pela joia de latão aplicada em sua base. Depois de um período de aprendizado em indústrias de mobiliário na Serra Gaúcha, Vinicius fundou o próprio estúdio em 2015, no qual desenvolve sua linguagem autoral.

Vinicius Siega assina a mesa de apoio Véu, cuja base desvela sua jóia em latão, com uma sutileza intrigante e aura de mistério. A poltrona giratória Vento possui um corte central que parte sua solidez e desliza seus volumes, com acabamentos finais manuais | Fotos: Divulgação/Montagem

Após conhecer melhor o trabalho deste grupo de estúdios criativos, é possível perceber que a proposta da Boobam com a exposição Fio da Meada foi plenamente alcançada: estabelecer as linhas de conexão em meio a talentos tão diversos.

Confira várias novidades do universo do design em nosso Instagram: basta seguir o perfil @dwsemanadedesign. Para receber as notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.