BLOG / Vídeos

Coleção Vér, de Patricia Anastassiadis para a Artefacto, trata o mobiliário como obra de arte

A Artefacto (@artefactooficialbrasil) acaba de lançar a Edition 2024 – Vér, sétima coleção de mobiliário autoral criada pela arquiteta Patricia Anastassiadis para a marca. Composta de peças que dialogam com o esplendor da natureza, Vér faz referência à primavera e nasce de um conjunto de inspirações que incluem curvaturas delicadas, traçados soltos, fluidez, metamorfoses naturais e transparências.

Linhas livres também aparecem no aparador Zucchi esculpido em madeira ou em mármore – em versão limitada | Foto: Divulgação
Traços sinuosos lembram raízes e outras formações vegetais, como na base da mesa de jantar Radix | Foto: Divulgação
A linha Papillon é composta de móveis de linhas orgânicas, com sofá living, sofá lounge, chaise longue e poltrona | Foto: Divulgação

Segundo Patricia, a coleção revela o desejo de reduzir a distância entre móvel e obra de arte. Por isso, se destaca o uso da madeira torneada, num trabalho minucioso que une a produção industrial ao fazer artesanal.

“Ao mesmo tempo em que têm um caráter escultórico, as peças também são extremamente funcionais e confortáveis. Pensamos na morphosis: o modo como um organismo é formado, ou seja, a busca por uma beleza e ergonomia naturais”, afirma.

O resultado são criações em que predomina o desenho orgânico, como nos móveis da linha Papillon, que compreende sofá living, sofá lounge, chaise longue e poltrona: em todas as variações, as curvas suaves da estrutura de madeira torneada abraçam a concha estofada em total equilíbrio de proporções. Traços sinuosos, que lembram raízes e outras formações vegetais, compõem a base da mesa de jantar Radix e do aparador Zucchi.

Na coleção prevalecem desenhos únicos e que inspiram leveza, a exemplo das cadeiras Vimen | Foto: Divulgação
A mesa lateral Shah surpreende com tampo em mármore ou madeira quadriculados, em dois tons | Fotos: Divulgação

Na poltrona e na cadeira Vimen, Patricia faz alusão à simetria presente na natureza por meio de uma estrutura de madeira esculpida e espelhada, que alia o conforto visual à ergonomia. Imagine-as na companhia da mesa lateral Shah, dona de uma sinuosa delicadeza combinada à geometria do tampo de mármore quadriculado.

A coleção ainda guarda outras descobertas, que renovaram o showroom da Artefacto Haddock Lobo e ajudaram a compor os 12 ambientes da Mostra Artefacto 2024, aberta ao público até fevereiro do próximo ano.

Artefacto
Rua Haddock Lobo, 1405
artefacto.com.br
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 10h às 18h

Confira várias novidades do universo do design em nosso Instagram: basta seguir o perfil @dwsemanadedesign. Para receber as notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.