BLOG / Vídeos

Arthur Casas, FGMF e Cité Arquitetura assinam coleções cocriadas para a Eliane

De um lado, a expertise de grandes escritórios de arquitetura brasileiros. Do outro, todo o conhecimento adquirido pela Eliane (@elianerevestimentos) como uma das líderes do segmento cerâmico no Brasil. O resultado são as coleções cocriadas que a empresa apresenta durante a DW! SP 2024, assinadas por Arthur Casas, FGMF e Cité Arquitetura — um processo que envolveu visitas de imersão à fábrica, estudos minuciosos e muitas horas de conversa.

Arthur Casas desenvolveu a coleção Olaria com base num insight que teve ao visitar a Casa Zalszupin, em São Paulo, e observar as nuances do piso de cerâmica, típico dos anos 1960, instalado no local. A originalidade das peças criadas por Arthur vem da sutileza cromática.

“O principal dessa coleção não é só a cor da cerâmica crua, mas as diversas nuances que a queima provoca e que dão identidade para cada peça”, afirma Casas.

Eliane + Arthur Casas (foto): Olaria Duna Duo 44,8x44,8 cm, 14,8x14,8 cm 29,8x29,8 cm e 120x120 cm; Olaria Mos Fuligem Duo 29x57,4 cm; Olaria Hex Adobe Duo 87,7x88 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: Onze Trinta Studio Criativo
Eliane + Arthur Casas: Olaria Duna Duo 120x120 cm; 29,8x29,8 cm; 44,8x44,8 cm e 14,8x14,8 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: @tardelliwork
Eliane + Arthur Casas: Olaria Hex Adobe Duo 87,7x88 cm; Olaria Mos Fuligem Duo 29x57,4 cm; Olaria Duna Duo 120x120 cm e 14,8x14,8 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: Onze Trinta Studio Criativo
Eliane + Arthur Casas: Olaria Mos Fuligem Duo 29x57,4 cm e Olaria Duna Duo 120x120 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: Onze Trinta Studio Criativo

 

Na série Olaria, que leva o mesmo nome da coleção, as tonalidades naturais da argila ganham aspecto levemente oxidado, como se a queima tivesse acontecido em antigos fornos cerâmicos. A série também se destaca pela modularidade, pois oferece diversos formatos e opções inteligentes de paginação, o que permite personalizar os ambientes. Além dos retangulares e quadrados, Olaria chega nas versões: MOS (mosaico) e HEX (hexagonal), com cortes irregulares feitos por hidrojato, o que garante o visual rústico e artesanal.

O escritório de arquitetura FGMF, dos sócios Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, assina a coleção Relevo, composta de duas séries: Risca e Sílica. Ambas ressaltam o aspecto tátil e as múltiplas possibilidades de interação entre as peças e os espaços. A série Risca materializa o efeito natural e rústico das superfícies irregulares. Há diferentes formatos e a modularidade permite combiná-los de modo que as composições ganhem um apelo sensorial.

“A mistura de peças lisas com rugosas ou riscadas traz um efeito de movimento em que luz e sombra ganham novas tonalidades e formas”, explica Rodrigo.

Eliane + FGMF: Sílica Corda MA (120x120 cm). Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: Onze Trinta Studio Criativo
Eliane + FGMF: Sílica Gris MA 60x120 cm, 30x120 cm e 14,8x120 cm; Risca Gris Ext 60x120 cm, 30x120 cm e 14,8x 120 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: Onze Trinta Studio Criativo

 

Por sua vez, a série Sílica trabalha o conceito de arquitetura silenciosa, que se concentra no essencial, com peças foscas, de toque natural e macio. Os tons atemporais e a modularidade ampliam as opções de uso.

“Queremos que o consumidor utilize as peças de um jeito muito livre, com a mesma liberdade que gostamos de ter em nossos projetos”, diz Lourenço.

A Cité Arquitetura, comandada pelos arquitetos Celso Rayol e Fernando Costa, trouxe memórias afetivas e resgatou histórias do passado da Eliane na coleção Milo, apelido pelo qual era tratado carinhosamente o fundador da empresa, Maximiliano Gaidzinski. A coleção contempla três séries: Milo, Avesso e Itá. Na primeira, a proposta é fazer uma viagem no tempo, que entrelaça desenhos memoráveis dos azulejos decorados Eliane em peças criadas sob uma perspectiva contemporâneo e elegante.

Eliane + Cité Arquitetura: Avesso Passado Calcário AC 15x15 cm e Avesso Presente Calcário- AC 15x15 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: @tardelliwork
Eliane + Cité Arquitetura: Itá Ardósia Agave MA 29,4x59 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: @tardelliwork
Eliane + Cité Arquitetura: Argila Vermelha NA 30x60 cm e Itá Ardósia Calcário MA 90x90 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: @tardelliwork
Eliane + Cité Arquitetura: Milo Calcário NA 60x120 cm. Produção de ambiente, Debbie Apsan | Foto: @tardelliwork

 

A série Avesso olha para os relevos presentes no verso de peças de vários períodos da Eliane, símbolos por meio dos quais é possível recontar a trajetória da empresa. Em formato 15 x 15 cm, os revestimentos exibem em sua superfície uma geometria única, que transcende o tempo. Por fim, a série Itá, inspirada nas ardósias, materializa as texturas naturais e valoriza as nuances das pedras brasileiras.

Para conhecer todas as coleções cocriadas da Eliane, assim como os lançamentos de Decortiles, Elizabeth e Eliane Floor, visite o Espaço B, centro expositivo que abriga o preview 2024 das quatro marcas na Av. Brasil, 526, de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 13h. As visitas precisam ser agendadas via whatsapp: (48) 3447-7777.

Confira todos os detalhes das ações da Eliane no minisite da marca. Quer receber as notícias em primeira mão? Assine nossa newsletter. Aproveite e siga a gente para mais novidades no Instagram, em @dwsemanadedesign.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.