Visitar o Casarão Doimo é sempre um programa recheado de design e história, uma vez que, depois de restaurado, o imóvel dos anos 1930 passou a abrigar as coleções de mobiliário da Doimo (@doimobrasil). Durante a DW!, o passeio ganha novos ingredientes, graças a um pacote de atrações que inclui lançamentos, bate-papos e ações solidárias.
No primeiro fim de semana da DW!, nos dias 11 e 12, das 10h às 19h, o endereço recebe a terceira edição do Bazar Decor Social. A ONG que reforma abrigos onde vivem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social promove uma venda especial com 30 marcas de moda, beleza, decoração e gastronomia.
Ao fim do evento, os expositores destina uma parte do faturamento para as ações do projeto. Além disso, há um brechó com roupas de grife doadas por celebridades, cuja renda é 100% revertida para o Decor Social. “Nos últimos quatro anos, passamos por mais de 12 abrigos e procuramos cumprir o objetivo de promover um ambiente de moradia saudável, alegre e acolhedor”, diz a presidente da ONG, Kátia Perrone.
Terminado o bazar, o Casarão Doimo passa a fervilhar com os lançamentos da Doimo, que incluem mesas laterais e de centro, bancos, banquetas, cadeiras e poltronas — tudo exposto em meio aos ambientes do palacete histórico, de forma a realçar o contraponto entre a arquitetura preservada e o mobiliário contemporâneo e minimalista. Entre os destaques estão o banco Bauhaus, assinado pela arquiteta e designer Roberta Banqueri, e as mesas laterais Danz, desenvolvidas pelo Estúdio Doimo.
Parcerias e conversas
A agenda do endereço no festival abre ainda espaço para eventos das marcas parceiras residentes. No dia 13, segunda-feira, a Decoralle Tapetes (@decoralle) assume a programação em dois momentos. A partir das 11h, acontece um talk com o artista visual Rapha Preto sobre “Diversidade na linha produtiva do design”, do qual participa a instituição La Casa de Carlota, estúdio composto de profissionais e estudantes neuroatípicos de arte e design.
A partir das 15h, a empresa convida o artista urbano Zezão, que executa uma obra de grafite ao vivo e de forma surpreendente. Além disso, os visitantes encontram pelos ambientes do imóvel os tapetes da coleção Saudade, assinada por dez importantes designers brasileiros e recém-lançada pela Decoralle.
No dia 14, terça-feira, entre 9h e 12h, a Luxion Iluminação (@luxion_) ocupa a casa anexa do Casarão Doimo com uma instalação que lança os pendentes da linha Satélite, desenhada pelo escritório Superlimão. Nas demais salas do espaço, a marca apresenta seus sistemas Cicluz (de luz dinâmica) e Fito (para cultivo de plantas indoor).
No dia 17, sexta-feira, o Decor Social retorna ao local para promover uma rodada de conversas. Às 16h, a arquiteta Francesca Alzati, diretora de criação da By Kamy, e a arquiteta Mona Singal fazem o talk “Design que ressignifica e abraça, um direito de todos”, com mediação da jornalista Winnie Bastian.
Às 17h, a gerente de comunicação Juliana Zaponi e a arquiteta Beatriz Quinelato conversam sobre “O papel social da cor na vida de uma criança”, com mediação da jornalista Graça Salles. Às 18h, Katia Perrone e Elias Tergilene, presidente e fundador da Fundação Doimo, realizam o bate-papo “Vamos falar sobre design social?”.
O Casarão Doimo segue aberto para os visitantes da DW! até dia 19, domingo. Para receber mais notícias sobre o festival e o mundo do design, sempre frescas e em primeiríssima mão, não deixe de assinar nossa newsletter.