A Peugeot (@oficialpeugeot) é uma marca em sintonia com o tempo. Nascida em 1810, começa sua aventura industrial com a parceria de Jean-Frédéric e Jean-Pierre II Peugeot no moinho da família num lugarejo chamado Sous-Cratet, na França. Naquela época, a aciaria que, anos mais tarde produziria o primeiro veículo pensado pela Peugeot, ainda produzia coisas diversas e muito distantes das quatro rodas como molas, moinhos de café e armações para espartilho.
Só quase nove décadas depois, durante a Exposição Universal de Paris (1889), Armand Peugeot apresentaria o primeiro veículo automotivo que levou o nome Peugeot: um triciclo à vapor. O próximo marco viria em 1948, com o primeiro carro monobloco com motor de cabeçote hemisférico e válvulas em ‘V’: o 203 também foi o primeiro veículo a ser produzido no pós-guerra e alcançou a marca histórica de mais de meio milhão de exemplares.
Recordar para evoluir
Mas por que estamos olhando tanto para trás? É fácil: a Peugeot é uma marca inovadora desde seu surgimento e tal característica implica da ousadia de fazer diferente ao cuidado expressivo com o design até os dias de hoje.
Com carros resistentes, esteticamente agradáveis, que se adaptam às demandas das diferentes fases da economia e da sociedade, a Peugeot vem batendo recordes, conquistando famílias, ralis Paris-Dakar (!), reunindo grandes nomes do design – como o escritório Pininfarina – em suas criações e trocando de combustíveis conforme pede o correr da história. Se em 1979, o 604 detinha um motor turbo a diesel – o primeiro do tipo comercializado na Europa -, agora a vez é da sustentabilidade com o e-208.
Na DW! e além
Não por acaso, o carro oficial da DW! 2022 foi a Peugeot. A Marca do Leão disponibilizou quatro de seus mais novos modelos para ações durante o festival, em uma ponte que reforça a ligação do mundo automotivo e do design. Hoje, a DW! traz um pouco mais do e-208; do 208; do 2008 e do 2008 pra você.
e-208 GT
O Peugeot e-208 GT abre caminho para a ofensiva de eletrificação da marca no Brasil. A versão elétrica do 208 alia o abastecimento mais sustentável às linhas esportivas e à diversão em dirigir. Bonito por fora, tem motor com 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100Kw), o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.
Com três modos de direção “eco”, “drive” e “sport”, o e-208 GT oferece, respectivamente, otimização da autonomia, conforto e potência máxima. O câmbio estilo joystick tem, por sua vez, modo de ação exclusivo que regenera a bateria. Ah, não se sente confortável em relação à recarga? Não se preocupe! O carregamento é rápido, simples, seguro e dura até 340 km. A condução é limpa, sem emissão de CO2 e não há ruído, vibração ou odores.
208
A versão 208 Style é compacta, mas não deixa de ser um carrão! A família 208 tem motores 1.0 ou 1.6 Firefly – eficientes e econômicos – e os hatches podem ser personalizados. Entre os itens de série, porém, estão os faróis com formato de garra de leão Full Led & DRL. Para incrementar: teto panorâmico, rodas 16 polegadas com acabamento exclusivo Dark Side e multimídia Peugeot Connect 10,3”, além da grade frontal em Dark Chrome.
2008 Style
Um SUV com câmbio automático de seis marchas, motor 1.6 Turbo Flex THP de 173 cv e detalhes que combinam elegância e robustez: esta é a combinação da versão Style do 2008. O design leva faróis exclusivos com máscaras negras; grade com detalhes cromados e barras de teto, entre outros. Por dentro, a cor Dark Titanium, os bancos de couro, o teto panorâmico e o ar-condicionado Bi-zone dão sofisticação e conforto aos ocupantes. Sem falar na segurança: são seis airbags, freios ABS, câmera de ré, sensor de estacionamento, piloto automático e regulador de velocidade. Quer conectividade? Na central multimídia Peugeot Connect 7”, o Apple Carplay e o Android Auto podem ser usados.
3008
O prazer de dirigir é elevado ao máximo com o SUV 3008. O carro leva o i-Cockpit 2.0 com ergonomia perfeita e navegação 3D via o Cluster digital de 12,3”. Para embelezar, grade Frameless com borda infinita e faróis dianteiros redesenhados com a assinatura “Dentes-de-Sabre” e tecnologia Full LED. O motor conta com 165 cv e tem baixo consumo, enquanto o câmbio Quikshift conta com seis velocidades e três modos de condução – assim como o e-208: Sport; Eco e Drive. Para arrematar, o sistema multimídia tem navegação 3D e os bancos oferecem a possibilidade de, até, massagear os passageiros.
Para saber mais sobre a história da Peugeot, veja esta linha do tempo. Novidades e detalhes sobre os carros podem ser acessados via site. E para receber as novidades do mundo do design, assine a newsletter da DW!: é fácil e rápido: basta clicar aqui.