A Portobello acaba de apresentar ao mercado seu grande lançamento para 2023: a coleção Authentic, na qual se destacam as linhas cocriadas com nomes importantes das áreas de arquitetura, design, artes e gastronomia. Por meio dessas parcerias, a empresa busca estimular a inovação e traduzir em seus produtos a visão de mundo e a sensibilidade de autores com olhares múltiplos.
Conhecido por uma trajetória de sucesso na moda e ações pioneiras de responsabilidade socioambiental, o artista, designer e ativista Oskar Metsavaht assina a linha matéria_prima, composta de placas 100% porcelanato. Pensadas para aplicação em fachadas, as peças também podem ser usadas em paredes e pisos internos. Estão disponíveis em dois formatos — 20 x 120 cm e no inovador 30 x 120 cm — e em sete cores: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, verde, azul e marrom. O tema da autenticidade, que orientou o desenvolvimento da nova coleção da Portobello, transparece na raiz da inspiração de Metsavaht: sua conexão com o solo e os tons que a natureza espontaneamente adiciona na terra.
Na linha Solar, criada por Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, surgem referências à linguagem da arquitetura brutalista e à obra de Lina Bo Bardi. O revestimento transmite robustez, além de exibir cores vibrantes e pontos de brilho, vindos do ingrediente principal da composição das placas: a concha de sururu.
Esse é o segundo produto nascido da parceria entre a Portobello, o Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (IABS) e o projeto A Gente Transforma, liderado por Rosenbaum, e da atuação junto à comunidade da Lagoa de Mundaú, em Alagoas, que recolhe e processa as cascas do molusco. O primeiro foi o Cobogó Mundaú, também assinado por Rosenbaum e Ambrosio, defensores do design atrelado à economia circular e ao compromisso socioambiental. Com o lançamento da linha Solar, a Portobello amplia a remoção dos resíduos de sururu do meio ambiente e proporciona mais um caminho para absorver e valorizar o trabalho da comunidade de Mundaú.
Os revestimentos assinados da coleção Authentic chegam à rede de 150 lojas Portobello Shop ao longo do ano. As linhas cocriadas incluem ainda bancadas de cozinha projetadas pelo chef Alex Atala e pela arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura.
Para receber mais notícias como essa no seu email, assine nossa newsletter. E não deixe de acompanhar a DW! no Instagram (@designweekendsp).