A edição 2023 da Maison&Objet tem data marcada, de 7 a 11 de setembro, em Paris. Entre as várias novidades, estão os talentos franceses em ascensão e um espaço dedicado ao bem-estar e beleza. O tema escolhido é Enjoy, uma busca pelos prazeres através de cores, extravagâncias, audácia e humor. É uma “exaltação redescoberta, ao reencantamento das nossas vidas, livres da austeridade a que a sociedade e as marcas se curvaram em resposta a um mundo em crise”. O evento acontece junto com a Paris Design Week, no período de 7 a 23 de setembro de 2023, também na capital francesa. Vale a pena se programar.
E neste ano, a DW! Semana de Design faz uma participação especial: Lauro Andrade, CEO e idealizador do festival, estará na M&O como embaixador brasileiro convidado, participando de conversas e eventos estratégicos.
Outro grande destaque é a premiação, durante a Maison&Objet, dos Designer(s) do Ano de 2023. O reconhecimento é concedido para o casal belga Muller Van Severen, uma assinatura significativa atual no design e mobiliário internacional. Fien Muller e Hannes Van Severen vão apresentar uma exposição em formato de cápsula, inédita, com um panorama íntimo e alegre de mais de uma década de criação.
Designers do Ano
Muller Van Severen iniciam sua collab a partir de formações em fotografia e escultura, em 2011. Nutrido pelas artes visuais e plásticas, o duo belga abandonou seus campos de interesse originais para investir no território do design, com a ideia bem elaborada de abalar os códigos e usos do mobiliário de interiores.
Sua linguagem estilística única, baseada na justaposição de materiais e cores, tem uma pureza formal surpreendente. Isso, rapidamente, os colocou entre as figuras mais importantes do design contemporâneo. Suas peças vanguardistas – que antecipam as tendências e mudanças sociais – enriquecem as marcas com as quais colaboram.
Para a Maison&Objet, em vez de uma simples sequência cronológica que repassa quase doze anos de criação, Muller Van Severen curam uma exposição real cheia de cor para criar um diálogo entre as diferentes épocas de sua já impressionante carreira. Cada projeto é lugar de uma experiência sensorial única, uma exploração contínua e singular.
A mostra vai refletir seu território criativo, combinando peças de suas séries icônicas Future Primitive, Wire ou Alltubes. Também é uma oportunidade para apresentar novas produções e encomendas, incluindo a série de vasos para a Bitossi, o tapete luxuoso imaginado para a líder têxtil de decoração Kvadrat ou a luminária de chão desenvolvida para a Valerie Objects. Exclusivamente para a Maison&Objet, Muller Van Severen apresentam novas produções desenvolvidas para a Hay, enriquecendo uma colaboração já aclamada.
“Nós vemos o design como um território com limites definidos. O campo das artes pode parecer assustador, pois é vasto e rico em possibilidades. É dentro dos limites impostos pelo objeto e sua necessidade de responder a uma função que nossa criatividade se expressa melhor”, diz Hannes. E Fien continua: “As paredes erguidas em torno da exposição simbolizarão essa fronteira: dentro, nossos objetos podem coexistir como parte do mesmo mundo, no mesmo espaço, suspenso no tempo”.
Sobre a Maison&Objet
Desde 1995, a Maison&Objet une e anima a comunidade internacional de decoração, design e arte de viver. Sua marca registrada? A capacidade de provocar encontros internacionais relevantes, acelerar a visibilidade das marcas que participam de seus eventos ou de sua plataforma digital, mas também um instinto singular de promover as tendências que farão o coração do planeta da decoração bater. A missão da Maison&Objet é revelar talentos, oferecer oportunidades de trocas e inspiração online e offline, além de facilitar o desenvolvimento de empresas.
Para receber mais notícias sobre o tema e outras novidades sobre o universo do design, assine a newsletter da DW!. Aproveite e siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das novidades.